Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > GPU: O que é?

GPU: O que é?

Categoria: Informática
Visitas: 4
GPU: O que é?

As placas de vídeo dos computadores possuem muitos componentes eletrônicos e circuitos em sua composição. Mas, o principal responsável pelas fantásticas imagens proporcionadas pelo hardware é um processador dedicado que faz a renderização dos gráficos e imagens em tempo real. Essa pequena peça eletrônica é chamada de Graphics Processing Unit, ou GPU.

Geralmente, a GPU de uma placa de vídeo fica “escondida” no centro dela, cercada pelos outros componentes da placa. Pelo tipo de função exercida por esses periféricos, o hardware costuma aquecer bastante. Devido a isso, os fabricantes costuma colocar junto com a placa de vídeo uma ventoinha e um dissipador de calor para reduzir a temperatura da peça.

Em alguns casos, computadores mais simples possuem uma GPU embutira na placa-mãe. Isso permite que o monitor seja plugado diretamente á máquina, evitando a necessidade de uma placa de vídeo à parte. Esse tipo de configuração costuma receber o nome de “GPU onboar”, pois o processador de vídeo faz parte da placa-mãe.

Mas, em casos que o computador precisa de uma potência maior em questões de processamento de vídeo, como é o caso de PCs para jogos, o mais comum é ver placas de vídeo a parte, “GPU offboard”.

Maiores fabricantes do mercado

Atualmente no mercado de placas de vídeo, os três maiores fabricantes de GPUs são a NVIDIA, ATI e a Intel. Porém, a Intel tem foco maior em placas mais simples destinadas a processamentos leves, pois são embutidas nas placas-mãe. Já a ATI e a NVIDIA visão o mercado de usuários interessados em gráficos potentes e GPUs poderosas.

Em muitos casos, não são as mesmas empresas que produzem as placas de vídeo e as GPUs, sendo o papel de terceiras fazer a montagem dos componentes e uni-los em um hardware só. Entre as maiores companhias desse ramo estão a Asus, XFX, EVGA, Zotac, MSI e Sapphire.

Além dos desktops, notebooks e netbooks, aparelhos portáteis como smatphones e até vídeo games possuem essa tecnologia presente em suas estruturas. A empresa NVIDIA é uma das pioneiras nesse setor, se sobressaindo perante as outras. Os consoles mais modernos como PlayStation 3, Xbox 360 e Nitendo Wii tem boa parte de seu sucesso graças as GPUs de qualidade que conquistam seus usuários.


Lucas Souza

Título: GPU: O que é?

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 4

634 

Comentários - GPU: O que é?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios