Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Câncer de Pulmão

Câncer de Pulmão

Categoria: Saúde
Visitas: 10
Comentários: 6
Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão afeta com gravidade o principal órgão responsável pela respiração. Dificuldade de respirar falta de ar, tosse constante, ou ronco ou chiado no peito, ou dor no tórax, ou sangramento pela via respiratória, ou pneumonia e etc. Esses são alguns dos sintomas do câncer de pulmão, do tipo de um tumor maligno que mais mata no Brasil embora não possa ser considerada uma doença respiratória, afeta diretamente a capacidade de inspiração e expiração do ar. Seu fator de risco não tem jeito o tabagismo é, de longe, a principal causa de câncer de pulmão 90%. Em seguida a agentes químicos presentes no ar “em maior concentração em algum ambiente de trabalho” como o arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, níquel, cádmio e cloreto de vinila também podem desencadear doença. E por fim, abaixa ingestão de frutas e verduras e os fatores genéticos e histórico familiar de câncer podem elevar o risco.

A prevenção e o consumo regular de frutas e vegetais podem reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão, afirma os nutricionistas da área de alimentação e nutrição. Entre os principais alimentos que auxiliam na prevenção estão à laranja, o tomate, a cenoura, a abobora e outros vegetais de cor amarelados e alaranjados. No entanto embora a alimentação exerça papel importante na prevenção a maneira mais eficaz de evitar o câncer de pulmão é para de fumar. Os fatores ambientais, principalmente no local de trabalho, exigem equipamentos bem adequados contra a insalubridade.

Os tratamentos existem são três as possibilidades de tratar o câncer de pulmão, que podem ser aplicadas isoladamente ou em conjunto: como cirurgia, como radioterapia e quimioterapia. Se o tumor tiver afetado apenas o pulmão, pode ser operado e removido com métodos cirúrgicos. A chance de cura neste caso, são de 75% de 3 em cada 4 casos. Caso o câncer tenha para alem do pulmão, é necessário associar radio e quimioterapia. O percentual de cura neste estagio da doença é de 30%. E por fim se o tumor estiver em processo muito avançado é preciso fazer uma cirurgia para remoção do tumor e seções de quimioterapia complementar o problema é que nesta etapa avançada as chances de redução da doença são muito pequenas e a risco de o câncer voltar novamente. Então Por isso, exames periódicos receitados pelo médico e atenção aos sintomas são fundamentais na prevenção do câncer de pulmão.

Waldiney Melo

Título: Câncer de Pulmão

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 10

769 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • marlene

    16-02-2016 às 22:58:14

    meu pai ta com um tumor de 12cm ,quais a chances de sobrevivencia dele ,ele esta com 80 anos e o cancer dele é no pulmão.

    ¬ Responder
  • Luene ZarcoLuene

    18-07-2014 às 21:08:51

    Uma das causas que mais matam hoje as pessoas: câncer do pulmão. Espero que as coisas melhorem e as pessoas tenham mais consciência em cuidar de si.

    ¬ Responder
  • MAURO R SILVA

    06-12-2012 às 11:28:53

    Meu pai esta com sintomas muito característicos de câncer no pulmão...falta de ar,dor no peito e lesão nas vértebras,tosse seca e continua, ronquidão,perda de peso considerável,e a visão tb ficou comprometida (Estrabismo)em um dos seus olhos!Descobrimos ontem q o cérebro tb foi atingido Gostaria de saber se realmente se a alguma chance de tratamento, já foi feito uma primeira biopsia e foi constatado Benigno o tecido retirado de seu pulmão,porém a outras regiões do seu corpo com sintomas bem característicos como gânglios na nuca e na virilha,gostaria de alguma ajuda se possível pq tenho informações vagas apenas! *muito obrigado*

    ¬ Responder
  • miguel angelomiguel angelo

    14-03-2011 às 23:09:31

    tenho sentido uns sintomais ruins no corpo como fadiga dores no estomago que nao passam e sao sentidas no lado esquerdo do corpo como se me tivessem a fazer uma enorme pressao pior que isso e que tenho um sinal de nascença que se alterou como se nascesse um cravo em cima dele e o meu humor por vezes se altera derrepente e tenho perdido muita visao assim como cegueira alguem me sabe responder o que poderei fazer

    ¬ Responder
  • matilde dos reismatilde dos reis

    29-09-2010 às 14:09:54

    @Robson Costa
    robson.... já resolveu seu problema?viu eu tive uma amiga que sentiu as mesmas coisas que vc relata ela procurou um médico ali foi constado a doeça de chagas , só que essa doença só dá em quem vive nas casas de barros lá do sertão né? então... mas o pai dela tinha a doença no sangue dele e ela contraiu quando ele a concebeu e levou anos pra ela descobrir procura um médico e faça os exames não tenha filhos nesse período tmbm ok?? não quero te assustar mas se já resolveu vou ficar feliz ***um abraço fica com DEUS

    ¬ Responder
  • Chris TylerRobson Costa

    13-08-2010 às 04:18:16

    Eu des de janeiro que eu venho sentindo uns síntomas esquisitos no meu corpo, como tremedeiras , coração batendo acelerado, as veses na ponta do pé ficava quente, meu braço parecendo que os músculo iam torcer ,garganta amanhecendo meio ruim ,tipo doia um pouco ,em vez enquando dores no peito em ambos os lados ,ouvia também como se fosse barulho de água abaixo um pouco do peito oque poderá ser , pois estou com medo de ser um cancêr ,pois eu nunca fumei ,nunca bebir tenho 23 anos ,fiz todos os exame de coração não deu nada. o que será?

    ¬ Responder

Comentários - Câncer de Pulmão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios