Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a rubéola

O que é a rubéola

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 16
O que é a rubéola

A rubéola também é conhecida como sarampo alemão, é causado por um vírus RNA (família toga vírus). É uma doença benigna e de elevada prevalência, onde cerca de 70-80% dos adultos já são imunes sendo que 25% dos casos são assintomáticos. Quando sintomática, a rubéola causa tipicamente febre, linfadenopatia e “rash” maculopapular. As epidemias de rubéola ocorremm ciclos de 6 a 10 anos. No inverno e na primavera, envolvendo crianças em idade escolar até 9 anos, crianças mais velhas e adolescentes após vacinação.

Estudos sorológicos recentes indicam que de 10 a 20% dos jovens são suscetíveis a rubéola. O contágio ocorre com grade facilidade por via respiratória, por inalação de gotículas contaminadas pela orofaringe. O período de incubação varia de 2 a 3 semanas, com uma media de 18 dias e a faze de contágio situasse entre uma semana antes e uma semana após o rash cutâneo ( exantema).

A rubéola pode se apresentar sobre duas modalidades, a forma congênita ou pré-natal e a forma adquirida ou após natal. Aspeto clinico em crianças a uma linfadenopatia generalizada com predominância nas regiões serviçal posterior, suboccipital e a auricular posterior. Surge o rash, de intensidade variável começado pela testa e face, espalhando-se de cima para baixo, para o tronco e extremidades, desaparecendo em 3 dias. Em indivíduos mais velhos pode haver febre, mal estar e dores de cabeça.

As lesões fetais mais freqüentes provocadas pelos vírus da rubéola são: doenças cardíacas congênita, catarata, coriorretinite, microcefalia, retardo mental, surdez, hepato-esplenomegalia, púrpura e trombocitopênica, retardo no crescimento intrauterino, pneumonia intersticial e miocardite. Não existindo um sintoma patognomônico da rubéola, o diagnostico diferencial como outras infeções similares somente é realizado, com segurança, através de exames laboratoriais.

A rubéola congênita é a transmissão ao feto se dar principalmente por ocasiões de infeções maternas. A passagem transplacentária do vírus ocorre durante a viremia materna e estudos epidemiológicos mostram que esta transmissão é altamente provável quando a infeção se dá no primeiro trimestre de gestação, sendo de suma gravidade a ação teratogênica neste período. A incidência de má formação varia de acordo com o momento da infeção materna: 40 e 60% de risco nos primeiros 2 meses de gestação (aborto espontâneo ou defeitos congênitos múltiplos), 30 a 35% no terceiro mês (surdez ou doença coronária congênita), caindo para 10% no quarto mês. A partir do quinto mês de gravidez, o risco de leão fetal e praticamente nulo. O recém-nascido infetado vai se transformar em reservatório do vírus, propagando a doença aos seus contatos, já que sua eliminação pode se dar até 18 ou 24 meses de idade.

O quadro clinico da rubéola congênita é visto como uma doença crônica e progressiva, freqüentemente silenciosa na sua evolução sendo que os casos assintomáticos são inúmeros muito maior do que os sintomáticos, mas nem por isso causa menos prejuízo a criança.


Waldiney Melo

Título: O que é a rubéola

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 0

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 16 )    recentes

  • Erika

    31-03-2014 às 18:59:31

    por que a rubéola ocorre mais no inverno e primavera

    ¬ Responder
  • gisele soares

    24-08-2012 às 14:59:27

    eu tou gravida de 6 meses e so agora descopriram q talves eu teja com rubeola meu nenen corre risco? eu dessesperada me ajuda

    ¬ Responder
  • luanny

    21-08-2012 às 23:28:28

    gostei de saber tudo sobre a rubela eu estava precisando saber porque eu vou faser um trabalho sobre a rubela

    ¬ Responder
  • Ana Paula Santosalisson

    16-06-2012 às 16:43:19

    ai como eu to bandida amei o teu texto..
    ]eu sou gay vamos fazer ....

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorafaela

    24-10-2011 às 18:11:32

    @kelly
    q deus t ajude

    ¬ Responder
  • thiffanythiffany

    06-09-2011 às 19:34:44

    muito bom esse texto

    ¬ Responder
  • carlacarla

    14-04-2011 às 13:32:46

    o texto não mostra grande dificuldade,é de grande importancia para as gestantes. E sem duvida que tira algumas duvidas.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãolayana

    14-04-2011 às 12:16:46

    super enteressante fiquei sabendo de coisas, que nunca ouvi falar
    parabéns
    waldiney melo.

    ¬ Responder
  • marilene rodriguesmarilene rodrigues

    02-04-2011 às 15:08:45

    parabéns adorei seu texto esta otimo,muito bem explicado.
    vc me ajudou bastante.bjs

    ¬ Responder
  • marlimarli

    10-03-2012 às 16:50:35

    meeu filho saiu com algumas manchas na pele hj de maanha , e esses dias ele tava com febre , quando eu levei no medico ele disse que poderia ser os dentes , essas manchas pode ser rubeola ?

    ¬ Responder
  • biabia

    27-03-2011 às 02:13:30

    realmente seu texto esta parecendo um tcc, vc teria que usar um vocabulario mais facil. não que esteje ruim mas esta muito dificil

    ¬ Responder
  • annaanna

    15-02-2011 às 16:54:01

    que resposta grande deveriam fazer um resumo bem resumido

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopriscila

    06-01-2011 às 22:06:22

    muito bom seu testo.estou me formando em enfermagem.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDerp Do PORTUGUES

    30-03-2012 às 23:47:28

    Desculpe,mas texto se escreve com x.

    ¬ Responder
  • kellykelly

    03-12-2010 às 19:43:34

    meu filho esta a mais de uma semana com o pele
    enpolada ja levei em varios medicos e nada
    por favor alguem q souberem o q é me ajudem se for rubeola é perigoso

    ¬ Responder
  • paolinhapaolinha

    18-05-2010 às 21:18:15

    eu não entende nada dessa resposta bota uma coisa mais expecifica

    ¬ Responder

Comentários - O que é a rubéola

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios