Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

O casal que deseje ter um filho deve, antes de mais, preparar-se fisicamente para a conceção. Deverão adotar hábitos de vida saudáveis, tanto ao nível da alimentação, como do exercício físico e, claro está, dos vícios. É hoje sabido que a manutenção de uma vida saudável permite e facilita muito mais a obtenção de uma gravidez normal (fator aliado à idade, que condiciona particularmente a fertilidade feminina). Ora, quem tem vícios ou hábitos menos saudáveis deve prescindir deles cerca de um ano antes de tentar uma gravidez, de forma que todas as toxinas consigam ser alienadas do organismo e a tempo de evitar interferências com o normal desenvolvimento do feto.

O tabaco é um dos vícios mais preocupantes, do ponto de vista da conceção e da fertilidade, afetando tanto mulheres como homens. Do ponto de vista masculino, está comprovado cientificamente que o tabaco age perniciosamente sobre a qualidade dos embriões e reduz a taxa de fecundação. De facto, e após análises ao ADN dos espermatozoides, chegou-se à conclusão de que alguns apresentavam fragmentação do ADN, o que impedia por completo ou, pelo menos, dificultava bastante, a nidificação do embrião. Os compostos tóxicos do tabaco que induzem a este estado de coisas são a nicotina, os fenóis, os hidrocarbonetos aromáticos e os pesticidas. O fumante terá igualmente dificuldades em encetar um tratamento de fertilização, por motivos claros.

No que concerne à mulher, esta sofre as consequências nocivas do tabaco ao nível da qualidade e quantidade dos óvulos disponíveis para a fecundação e, ainda, na chegada precoce da menopausa; a mulher vê, assim, o seu período fértil reduzido e, ainda mais, se, por algum motivo (profissional, emocional), decidiu adiar a sua gravidez.

Ainda assim, há mulheres que conseguem engravidar mantendo o terrível hábito. Nestes casos, muitos deles redundam em aborto espontâneo, em morte súbita do bebé ou em recém-nascidos mal-nutridos e com baixo peso à nascença. Os bebés que sobrevivem a nove meses de fumo extremamente nocivo à sua saúde podem apresentar maior propensão para problemas respiratórios, brônquios inflamados e pneumonia. Saliente-se ainda que, de cada vez que a mãe fumadora empunha o cigarro, o coração do seu bebé em gestação sofre um aumento da frequência cardíaca exponencial (o ritmo aumenta de 5 para 40 batidas por minuto e só regressa ao normal 20 minutos depois). A mulher que fuma deverá, pois, tentar abandonar o vício cerca de um ano antes de ocorrer a gravidez, o tempo considerado minimamente necessário para expulsar por completo as toxinas do organismo e, logo, aumentar as hipóteses de engravidar e de o conseguir de forma saudável.

Isabel Rodrigues

Título: Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Imagem por: Kelly Sue

Comentários - Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Kelly Sue

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios