Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

O casal que deseje ter um filho deve, antes de mais, preparar-se fisicamente para a conceção. Deverão adotar hábitos de vida saudáveis, tanto ao nível da alimentação, como do exercício físico e, claro está, dos vícios. É hoje sabido que a manutenção de uma vida saudável permite e facilita muito mais a obtenção de uma gravidez normal (fator aliado à idade, que condiciona particularmente a fertilidade feminina). Ora, quem tem vícios ou hábitos menos saudáveis deve prescindir deles cerca de um ano antes de tentar uma gravidez, de forma que todas as toxinas consigam ser alienadas do organismo e a tempo de evitar interferências com o normal desenvolvimento do feto.

O tabaco é um dos vícios mais preocupantes, do ponto de vista da conceção e da fertilidade, afetando tanto mulheres como homens. Do ponto de vista masculino, está comprovado cientificamente que o tabaco age perniciosamente sobre a qualidade dos embriões e reduz a taxa de fecundação. De facto, e após análises ao ADN dos espermatozoides, chegou-se à conclusão de que alguns apresentavam fragmentação do ADN, o que impedia por completo ou, pelo menos, dificultava bastante, a nidificação do embrião. Os compostos tóxicos do tabaco que induzem a este estado de coisas são a nicotina, os fenóis, os hidrocarbonetos aromáticos e os pesticidas. O fumante terá igualmente dificuldades em encetar um tratamento de fertilização, por motivos claros.

No que concerne à mulher, esta sofre as consequências nocivas do tabaco ao nível da qualidade e quantidade dos óvulos disponíveis para a fecundação e, ainda, na chegada precoce da menopausa; a mulher vê, assim, o seu período fértil reduzido e, ainda mais, se, por algum motivo (profissional, emocional), decidiu adiar a sua gravidez.

Ainda assim, há mulheres que conseguem engravidar mantendo o terrível hábito. Nestes casos, muitos deles redundam em aborto espontâneo, em morte súbita do bebé ou em recém-nascidos mal-nutridos e com baixo peso à nascença. Os bebés que sobrevivem a nove meses de fumo extremamente nocivo à sua saúde podem apresentar maior propensão para problemas respiratórios, brônquios inflamados e pneumonia. Saliente-se ainda que, de cada vez que a mãe fumadora empunha o cigarro, o coração do seu bebé em gestação sofre um aumento da frequência cardíaca exponencial (o ritmo aumenta de 5 para 40 batidas por minuto e só regressa ao normal 20 minutos depois). A mulher que fuma deverá, pois, tentar abandonar o vício cerca de um ano antes de ocorrer a gravidez, o tempo considerado minimamente necessário para expulsar por completo as toxinas do organismo e, logo, aumentar as hipóteses de engravidar e de o conseguir de forma saudável.

Isabel Rodrigues

Título: Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Imagem por: Kelly Sue

Comentários - Deixe de fumar! E aumente a hipótese de engravidar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mundo

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Internet
O Mundo\"Rua
O tão aclamado pelos seus mistérios e que continua a nos surpreender o mundo que não é tão somente cheio de pessoas há apenas sonhar em si próprio, mas sim também no seu próximo que poderia ser qualquer pessoa de seu convívio, mas que o laço que enlaça que enlaçai-nos próximo pode ser o mesmo que pela discórdia se deslaça, nunca mais enlaçando [...]

Não mais unidos de uma maneira sagrada assim como é o nosso convívio com as crianças que enlaça em Cristo, que com a idade vai se deslaçando, como uma semente que após um tempo cresce e dá frutos que pode ser não muito boas, apodrecendo, mas que se cuidarmos com certeza dará bons novos frutos.

Não pense que assim são somente as plantas, mas como também, é todo ser humano, pois o consentimento do que é o tal mundo esmero depende de cada gás carbônico expirado não só pelo, mas sim pela alma, cônjuge do Espírito que pode ser Santo ou não, pois já como temos o livre-arbítrio nós que decidimos se deixemos que Ele nos habite ou não para trilhar o Bem ou não mesmo que, embora Ele esteja sempre conosco, embora não vejamos e não aceitamos por apenas sentir e não o reconhecer através de nossos atos.

Costumo definir o mundo de acordo com o que vivo e não vivo, por não haver ainda a oportunidade de viver sem me arrepender já que querer não poder. Não sei como definir o mundo mesmo que o mundo seja o que eu e você estejamos vivendo mesmo sem querer viver o que vive, pois sei bem o que é isso porque vivo há caminhar de olhos vendados fazendo o que querem pra mim sem levar em consideração o que penso ou deixo de pensar por algo tão, às coxas de tão impensado seja o meu impulso como é essa agora de querer escrever porcarias mesmo que o foco sempre seja o mesmo que nada mais é do que desvendar o mundo que não conheço embora eu viva ele inconstantemente para descobrir dele mais, e mais, sem parar [...]. Sem que haja intervalos como em um jogo de futebol.

Pesquisar mais textos:

Kaique Barros

Título:O Mundo

Autor:Kaique Barros(todos os textos)

Imagem por: Kelly Sue

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios