Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Previna-se contra eventuais problemas dentários

Previna-se contra eventuais problemas dentários

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Previna-se contra eventuais problemas dentários

Exibir um belo sorriso, pleno de saúde e brilho, é uma meta alcançada apenas por algumas pessoas que, por algum motivo, conseguem manter os dentes fortes e limpos e as gengivas rosadas e firmes. Mas este objetivo pode também ser alcançado por qualquer um de nós e da maneira mais prática, económica e indolor possível: a prevenção.

Assim, saiba quais as medidas simples que terá de seguir para evitar dispendiosas idas repetidas ao dentista para extrair, limpar ou chumbar dentes e, claro, para evitar momentos que de agradáveis nada têm, recheados de desconforto, apesar dos últimos avanços da medicina dentária. Em primeiro lugar, preocupe-se em lavar os dentes com grande regularidade. Sabe-se hoje que as bactérias que se desenvolvem na boca fazem-no a uma velocidade incrível, instalando-se em menos de 4 horas após a última escovagem. Nunca se esqueça, pois, de o fazer várias vezes ao dia, principalmente ao deitar – impeça as indesejáveis bactérias de destruírem os seus dentes a seu bel-prazer durante a noite. Depois, deve evitar dietas ricas em açúcar (bolos, doces, etc.), refrigerantes (o seu ácido danifica as gengivas e o esmalte dentário) e snacks repetidos ao longo do dia – a não ser que escove os dentes sempre que comer. Outra medida eficaz para prevenir cáries é beber água com flúor, se bem que algumas zonas forneçam flúor através da água da rede de abastecimento pública. Nunca sopre a comida dos seus filhos, nem use a escova deles, pois estaria a transmitir-lhes as bactérias presentes na sua boca. Não fume ou, se o fizer, preocupe-se em manter uma higiene bucal mais regular, pois o fumo do tabaco contém toxinas altamente irritantes e abrasivas dos dentes e gengivas. As visitas ao médico dentista devem ter lugar duas vezes por ano, como forma de prevenir e detetar eventuais problemas que estejam ainda numa fase incipiente e, portanto, indetetáveis por si e num estádio em que ainda não tenham provocado problemas de maior. Use e abuse do fio dental, bem como da escova elétrica, que garantirão uma limpeza mais profunda, em comparação com a escova tradicional.

Todavia, nem só os alimentos são passíveis de provocar problemas dentários, algumas doenças também são responsáveis pelo problema, tais como a bulimia (os vómitos frequentes, devido à presença de ácidos estomacais, provocam a erosão precoce do esmalte dentário e originam situações de grande sensibilidade dentária) e o bruxismo (ranger ou apertar os dentes na sequência de desequilíbrios emocionais – isto provoca desgaste e perda dentária). Ambas as doenças têm origem psicológica e, como tal, deverão ser tratadas por um médico especialista.

Previna-se, mantendo uma higiene regular. Os seus dentes e gengivas agradecem!

Isabel Rodrigues

Título: Previna-se contra eventuais problemas dentários

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

630 

Comentários - Previna-se contra eventuais problemas dentários

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios