Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Previna-se contra eventuais problemas dentários

Previna-se contra eventuais problemas dentários

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Previna-se contra eventuais problemas dentários

Exibir um belo sorriso, pleno de saúde e brilho, é uma meta alcançada apenas por algumas pessoas que, por algum motivo, conseguem manter os dentes fortes e limpos e as gengivas rosadas e firmes. Mas este objetivo pode também ser alcançado por qualquer um de nós e da maneira mais prática, económica e indolor possível: a prevenção.

Assim, saiba quais as medidas simples que terá de seguir para evitar dispendiosas idas repetidas ao dentista para extrair, limpar ou chumbar dentes e, claro, para evitar momentos que de agradáveis nada têm, recheados de desconforto, apesar dos últimos avanços da medicina dentária. Em primeiro lugar, preocupe-se em lavar os dentes com grande regularidade. Sabe-se hoje que as bactérias que se desenvolvem na boca fazem-no a uma velocidade incrível, instalando-se em menos de 4 horas após a última escovagem. Nunca se esqueça, pois, de o fazer várias vezes ao dia, principalmente ao deitar – impeça as indesejáveis bactérias de destruírem os seus dentes a seu bel-prazer durante a noite. Depois, deve evitar dietas ricas em açúcar (bolos, doces, etc.), refrigerantes (o seu ácido danifica as gengivas e o esmalte dentário) e snacks repetidos ao longo do dia – a não ser que escove os dentes sempre que comer. Outra medida eficaz para prevenir cáries é beber água com flúor, se bem que algumas zonas forneçam flúor através da água da rede de abastecimento pública. Nunca sopre a comida dos seus filhos, nem use a escova deles, pois estaria a transmitir-lhes as bactérias presentes na sua boca. Não fume ou, se o fizer, preocupe-se em manter uma higiene bucal mais regular, pois o fumo do tabaco contém toxinas altamente irritantes e abrasivas dos dentes e gengivas. As visitas ao médico dentista devem ter lugar duas vezes por ano, como forma de prevenir e detetar eventuais problemas que estejam ainda numa fase incipiente e, portanto, indetetáveis por si e num estádio em que ainda não tenham provocado problemas de maior. Use e abuse do fio dental, bem como da escova elétrica, que garantirão uma limpeza mais profunda, em comparação com a escova tradicional.

Todavia, nem só os alimentos são passíveis de provocar problemas dentários, algumas doenças também são responsáveis pelo problema, tais como a bulimia (os vómitos frequentes, devido à presença de ácidos estomacais, provocam a erosão precoce do esmalte dentário e originam situações de grande sensibilidade dentária) e o bruxismo (ranger ou apertar os dentes na sequência de desequilíbrios emocionais – isto provoca desgaste e perda dentária). Ambas as doenças têm origem psicológica e, como tal, deverão ser tratadas por um médico especialista.

Previna-se, mantendo uma higiene regular. Os seus dentes e gengivas agradecem!

Isabel Rodrigues

Título: Previna-se contra eventuais problemas dentários

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

630 

Comentários - Previna-se contra eventuais problemas dentários

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios