Vasectomia – A Desvendar os Mitos
A vasectomia é uma cirurgia de esterilização masculina, praticada de forma médica e voluntária. Esta é a correta designação da vasectomia, mas em volta disto existem milhares de questões difíceis de fazer e muitas vezes, piora na hora de responder.
Mas afinal no que consiste a vasectomia? A vasectomia é um processo simples, em ambulatório, praticado em com recurso a anestesia local. Aqui está em causa a passagem de espermatozoides, pelo que na cirurgia, vai ser impossibilitada a passagem pelos pequenos “tubos” (de nome canais deferente ou ducto deferente) que passam dos testículos até ao pénis.
A cirurgia é feita através de uma pequena incisão cirúrgica em cada um dos lados do escroto e chega até ao ducto deferente, corta-os e sutura-os cada um nas suas pontas. Desta forma, existe uma interrupção nos canais, originando a impossibilidade dos espermatozoides chegarem á vesícula seminal. O esperma é ejaculado mas livre de qualquer espermatozoide.
A cirurgia é dolorosa? E o pós-operatório?
A cirurgia é fácil e rápida (20 a 30 minutos) e o paciente pode sair do hospital no mesmo dia sem necessidade de internamento.
Pode existir uma pequena dor que facilmente passa com analgésicos e que não dura mais que 2 dias. Durante 24h a 48h depois da cirurgia, aconselha-se descanso e repouso e o banho só passados 2 dias. Exercício físico, só passada 1 semana. De qualquer forma, a melhor indicação é dada pelo médico que assiste o paciente.
Passada 1 semana pode iniciar-se a vida sexual, mas a possibilidade de uma gravidez ainda existe. Há quem defenda que são necessárias 20 ejaculações, mas o mais correto é fazerem-se analises passados 3 meses da cirurgia para que se tenham certezas de que o paciente está de fato estéril.
Quais as complicações?
É possível sentir uma sensação de peso causado pelo acumular de espermatozoides no epidídimo. Passadas poucas semana o organismo habitua-se e absorve os espermatozoides que ainda existem, resultando num atenuar da sensação de peso.
Quer quebrar alguns mitos?
A vasectomia não causa impotência sexual, não causa perda de libido, nem é causadora de nenhum tipo de cancro.
A vasectomia é reversível.