Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > As Alterações Hormonais na Nossa Vida

As Alterações Hormonais na Nossa Vida

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
As Alterações Hormonais na Nossa Vida

Sabia que as hormonas são as suas companheiras de vida? Pois é verdade! As hormonas acompanham-na durante a infância, adolescência, fase adulta até à vida madura.
A produção de hormonas oscilam durante toda a nossa vida e se existem alturas na nossa vida que são as nossas melhores amigas, verdade seja dita que em outras alturas roubam-nos a satisfação da vida e são a nossa pior inimiga.

As principais fases de oscilações mais manifestadas na vida de uma mulher são apenas 3, mas que alteram o nosso organismo de forma substancial. A puberdade, gestação e climatério ou menopausa.


Na puberdade, a produção de hormônios alteram o nosso organismo e comportamento com o crescimento dos seios, dos pelos púbicos e com as primeiras menstruações. A produção de hormônios nesta fase desperta para curiosidades como o sexo (não querendo dizer com isto que se inicie fisicamente) e o desenvolvimento do corpo.

Se até aqui as descobertas tendiam a ser quanto ao funcionamento e desenvolvimento do organismo, na fase adulta ou de gestação, as descobertas do corpo são outras. A mulher já conhece o seu corpo e muitos dos mitos criados na adolescência já foram esclarecidos há muito. É na fase adulta que os hormônios criam a sensualidade e a sexualidade está desperta por esta altura. A gravidez acontece e a mulher vive uma fase única da sua vida.

Na entrada da idade da menopausa, a produção de hormônios funciona de forma diferente. Por esta fase a sua produção desacelera e existe uma grande tendência para sintomas de ansiedade ou depressões.

Em qualquer uma das fases, a produção de hormônios pode alterar a nossa vida e a forma como a encaramos. Disfunções hormonais podem levar a problemas sociais pois o comportamento do doente pode torná-lo antipático, pouco sociável, mal-humorado e depressivo.

Produzidos por glândulas, as nossas hormonas são criadas pelo sistema endócrino, como por exemplo a tiroide, as suprarenais ou o sistema hipófise. Cada organismo funciona de forma diferente, pelo que a produção de hormônios diferencia-se de mulher para mulher.

Certo é que nos acompanham durante uma vida e se na puberdade nos podem causar confusão e na menopausa uma certa irritabilidade e a perda do libido, a verdade é que são as nossas hormonas que nos fazem irradiar felicidade e sensualidade, apostando numa sexualidade saudável e ativa.

Há que viver com elas e saber fazê-lo, pois elas estão por lá, quer queiramos, quer não.


Carla Horta

Título: As Alterações Hormonais na Nossa Vida

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - As Alterações Hormonais na Nossa Vida

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios