Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Dislexia – Mitos e Soluções

Dislexia – Mitos e Soluções

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 1
Dislexia – Mitos e Soluções

Muitos são os mitos que se encontram quando o assunto é dislexia. Falta de inteligência, transtornos, preguiça e um sem número de apontares incorretos e que podem até aumentar o problema.

Antes de mais há que perceber o que é a dislexia. A dislexia é um distúrbio hereditário com alterações genéticas que afeta uma área do Sistema Nervoso Central. Este distúrbio prejudica a aprendizagem em determinadas áreas como a leitura e a escrita e pode verificar-se em diversos modos e graus. Identifica-se com falta de atenção, dificuldade em aprender rimas e canções ou puzzles infantis. Uma criança desatenta e desorganizada que confunde a esquerda com a direita ou até que não decora os dias da semana ou os meses do ano.

Este transtorno observa-se de melhor forma na sala de aula onde a aprendizagem é contínua e de forma muito mais intelectual. As crianças disléxicas têm um desenvolvimento perfeitamente normal e a sua posição na sociedade não está posta em causa, mas dentro do núcleo de aprendizagem começam a surgir alguns problemas.

O baixo aproveitamento escolar começa a notar-se e é aí que o “problema” da dislexia começa a saltar à vista.

Se bem acompanhada, a criança atingir consegue uma aprendizagem e um aproveitamento escolar positivo com alguma facilidade e rapidez, mas na eventualidade do diagnóstico não ser feito atempadamente e de forma correta, os problemas podem surgir e avançar de forma mais grave.
A frustração e a depressão podem impor-se na criança e são difíceis de tratar.

A dislexia não tem cura mas pode tornar-se quase invisível na eventualidade de ser tratada a temo e de forma profissional. A assistência de um psicopedagogo, psicólogo ou de um nerologista pode ser fundamental, mas o maior trabalho deverá passar pelos pais e pelo professor.

É na escola que se aprende muita matéria intelectual, pelo que o papel de um professor presente e interessado é importante. É necessário que o professor perceba que a criança desenvolve a leitura e a escrita a um compasso diferente da restante turma.

Em casa o trabalho é o mais importante de todos. Cabe aos pais a “alimentação” da autoestima e do encorajamento. Tente compreender as limitações de uma criança disléxica e acompanhe-a de forma persistente mas amorosa em todo o processo.


Carla Horta

Título: Dislexia – Mitos e Soluções

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 6

648 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • carla batista

    20-01-2014 às 21:08:56

    a minha filha esta na 1 classe e nao consegue memorizar as letras so sabe quais as letras quando associa a letra a palavra sera deslexia

    ¬ Responder

Comentários - Dislexia – Mitos e Soluções

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.