Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que são fobias e medos?

O que são fobias e medos?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
O que são fobias e medos?

As fobias são perturbações que incomodam muito as pessoas que sofrem delas, sejam quais forem.
Elas podem classificar-se em três tipos diferentes, como as fobias simples, as fobias sociais e e a agorafobia. contudo, as fobias também têm algo em comum, pois todas elas receiam determinado tipo de objeto, local ou situação.

Por suposto, as que sofrem de fobias sociais, evitam estar em locais públicos, festas, eventos, devido a terem receio de cair nalguma situação embaraçosa.
Já os que padecem de agorafobia, são vítimas de um fenómeno complexo, baseado no medo de lugares estranhos. Este medo pode inclusive ser uma fobia e experimentam-na sempre em locais desconhecidos.

A fobia é então uma reação ao medo, involuntária e sem justificação, que conduz as pessoas a evitar o locais, objetos ou situações vulgares do quotidiano.
Em suma, pode mesmo afirmar-se que uma fobia é o medo do próprio medo, ou seja, medo dos impulsos, medo de ter um ataque de pânico, de perder o controlo etc.

Os doentes com fobias têm plena consciência dos seus medos e da sua inadequação. Contudo, continuam a sentir o medo e a fugir deles.
Uma fobia é sempre irracional e traz pensamentos negativos e imagens aterrorizantes, que despertam também sintomas físicos.

Evitar o medo, como se faz habitualmente, não permite que ele se vença, pois há a necessidade de um tratamento por exposição, no qual se enfrentam os receios.
Normalmente as pessoas que sofrem de medos e fobias reconhecem instantâneamente os sinais de ataque eminente, no entanto não os conseguem evitar.

A maio parte das pessoas com fobias são muito exigentes consigo próprias e perfeccionistas o que faz aumentar ainda mais o medo.
Há muita gente que enfrenta os medos por exemplo , fazendo hipnose. E, ao enfrentarem a exposição (por exemplo uma aranha), aprende-se que as coisas que se receavam não sucedem quando se vêm.

Deste modo a fobia é um estado de espírito, por isso se deve ocupar com alguma coisa, ou fazer exercícios respiratóritos regulares. Se o espírito estiver ocupado ou envolvido em bons pensamentos, as imagens geradoras de medo, são reduzidas.

Para minorizar ainda mais o pânico, o melhor é imaginar situações agradáveis, evitar estimulantes, como a cafeína e evitar a adrenalina. Está provoca os ataques de pânico.
Quem tem fobias deve tentar acalmar-se fazendo movimentos regulares dos músculos para evitar a tensão, prejudicial às fobias.

Apesar de todos os esforços para evitar os medos e fobias em geral, deve ainda consultar-se um especialista, regularmente.
Os problemas são de índole psicológica e biológica, ou melhor dizendo uma mistura dos dois.
A maior parte delas afeta mais as pessoas que foram alvo de separações, as perfecionistas e as que apresentam antecedentes de muita ansiedade.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O que são fobias e medos?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

625 

Comentários - O que são fobias e medos?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios