Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Transtorno de ansiedade

Transtorno de ansiedade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Transtorno de ansiedade

Uma doença talvez considerada grave, é o transtorno da ansiedade, uma doença que atinge qualquer idade, qualquer organismo de variadas maneiras.

A ansiedade pode manifestar-se de três maneiras, neuro endócrino, visceral e de consciência. O neuro endócrino refere-se aos efeitos da adrenalina, glucagon, noradrenalina, cortisol e hormônio antidiurético. Já no visceral, a ansiedade é proveniente do sistema nervoso autónomo, que reage excitando o organismo na reação de alarme ou relaxado na fase de esgotamento.

Os principais sintomas de um transtorno da ansiedade são as palpitações, a inquietação, opressão no peito, sintomas gastrointestinais tais como as náuseas, os vómitos, e a diarreia, outros têm sintomas de mal-estar respiratório, tensões musculares e por aí. Nas mulheres, pode causar uma certa disfunção hormonal, no conseguindo evitar a menstruação. Já nos sintomas físicos varia de pessoa para pessoa




Existem dois tipos de ansiedade, nomeadamente o normal e o patológico. No caso do normal, a reação é bio-adaptiva, sendo uma ansiedade normal, em que o corpo dá uma resposta a casos estresses externos, por exemplo no caso de uma ameaça considerada a nosso ver, o corpo dá uma resposta, o ritmo cardíaco aumenta, havendo contrações nos vasos periféricos para que o sangue se concentre em áreas vitais, e a respiração vai aumentando de frequência. É uma sensação estranha, desagradável, acompanhados de sintomas a nível físico, mas a que o corpo tende a evitar que esses estresses se venham a complicar, tornando normal.

No caso patológico, torna-se mais complicado, a ansiedade torna-se assim quando o corpo reage de forma exagerada a um estímulo, ou seja, quando a ansiedade e desproporcional ao estímulo tornando uma reação adaptativa em desaptativa e quando ocorre ansiedade na ausência de estímulo deflagrador.

Os transtornos mais comuns são: a agorafobia, a fobia social, o transtorno obsessivo-compulsivo, várias fobias, a síndrome de pânico, o transtorno de estresse pós-traumático e o transtorno de ansiedade generalizada.

A ansiedade patológica causa prejuízo na atividade social, dificultando e impossibilitando a adaptação. Ao contrário da ansiedade normal, a patológica paralisa o indivíduo, trazendo prejuízos ao seu bem-estar.

Existe tratamento para o tipo patológico, no caso da medicação, geralmente são receitados Antidepressivos e Benzodiazepínicos (calmantes) quando o psiquiatra ou o clínico julga necessário usá-las. E no caso da psicoterapia, é fundamental saber a origem da ansiedade e como lidar com ela.

Já no tipo normal é apenas meios técnicos para relaxamento, como a yoga, acupuntura, bio feedback, caminhadas e por aí.


André Belacorça

Título: Transtorno de ansiedade

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Transtorno de ansiedade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios