Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Simplificando e resumindo, o TCP/IP é o principal protocolo para transferência de dados em uma rede local ou internet. A sigla significa: TCP – Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão); e o IP - Internet Protocol (Protocolo de Internet).
Mas o que adianta explicar isso se não for dito o que é protocolo? Protocolo é, a grosso modo e para níveis de entendimento, uma espécie de linguagem que permite a comunicação entre os computadores e suas aplicações. De certa forma, se as máquinas não “falarem” a mesma língua, não conseguiram estabelecer uma “conversa”, mesmo estando na mesma rede. Por isso, existe o TCP/IP que é o responsável pela possibilidade de existir as redes e a fabulosa internet.

Pilha de protocolos
Detalhando um pouco mais, agora que você já compreendeu um pouco sobre esse cenário, o TCP/IP é, na realidade, uma pilha composta por vários protocolos. Um conjunto formado por 4 camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Essa divisão tem a intenção de garantir que os dados transmitidos de um ponto a outro, cheguem sem nenhum problema. Pois cada subprotocolo executa uma função distinta, mas trabalhando em conjunto.

Aplicação
Essa é a camada utilizada pelos aplicativos para transmitir informações sobre outros programas através da rede. Nela, você pode encontrar outros protocolos, como o SMTP (dados de e-mail), FTP (transferência de arquivos) e o importantíssimo HTTP (utilizado para navegar na internet). Assim que a camada de aplicação processar os dados, ela passará para a de baixo.

Transporte e Rede
Essa camada responsabiliza-se por receber os da de acima, verificar se está tudo certo com eles e dividi-los em pacotes menores. Depois, o Transporte irá enviar os dados para a de baixo, Rede.

Nessa etapa, a Rede fará o processo de endereçar os pacotes com remetente e destinatário, utilizando o IP de ambos. Depois de concluído todo esse processo, finalmente os dados serão enviados pela internet e quem fará isso será a camada de Interface.

Interface
Por sua vez, a Interface deve enviar e receber os pacotes de dados. Os protocolos que são utilizados para realizar essa tarefa dependem do tipo de rede. Nos dias de hoje, o mais utilizado é o Ethernet.

TCP/IP
Todas essas camadas que foram explicadas acima compõem o TCP/IP. Vale ressaltar que esse protocolo é utilizado para o transporte de dados por meio da rede.
Resumindo, as etapas do processo realizado pelo protocolo são, de camada em camada: Aplicação, recebendo as informações; depois Transporte, encarregada de empacotar os dados; Rede, que endereça os pacotes e a Interface, que finaliza todo o procedimento e envia os dados para a rede. Toda a comunicação entre computadores e a internet, são resultados desse protocolo, TCP/IP.

O que achou da matéria? Comente e tire suas dúvidas!


Lucas Souza

Título: Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Comentários - Protocolo TCP/IP: Saiba o que é isso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios