Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Cooler: O que é?

Cooler: O que é?

Categoria: Informática
Visitas: 42
Cooler: O que é?

Dentro do gabinete de um computador, enquanto você está realizando suas tarefas e navegando na internet, milhões de coisas estão acontecendo lá. Um dos responsáveis por toda essa facilidade é o processador, que realiza milhões de cálculos por segundo. Todo esse trabalho gera muita troca de informação com outros periféricos, ou seja, corrente elétrica transitando para todo o lado. Isso faz com que os hardwares e, principalmente o processador, aqueça muito.

Para amenizar essa situação e impedir que o processador seja danificado, o cooler (refrigerador, em inglês) foi desenvolvido. Esse aparelho, em suas versões mais comuns, é uma espécie de ventilador que fica dentro das máquinas resfriando as peças. Geralmente há dois periféricos desses nos computadores: Um em cima do processador, junto com o dissipador de calor; e outro com a fonte de alimentação, que tem a função de jogar o ar quente para fora.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, conheça os diversos tipos de coolers existentes no mercado.

Air-cooler

Esse é o mais simples e conhecido dos coolers que trabalha a base de ar. Além dele, uma peça de estrema importância é o dissipador de calor, uma chapa de cobre ou alumínio que fica em baixo dele. Essa pequena peça é responsável por fazer contato com o processador e, como suas propriedades químicas beneficiam a transmissão de calor, ela ajuda a esfria-lo.

Além disso, a pasta térmica também tem papel muito importante no resfriamento do chip. Sua composição permite a transmissão de calor e ajuda o dissipador a fazer contato com o processador.

Water-cooler

Em casos de processadores que realizam uma função mais específica e exigente, a refrigeração a ar não da conta. Por isso, existe também o Water-Cooler, que diminui a temperatura do chip com jatos de um líquido refrigerante.

Seu mecanismo de funcionamento exige alguns componentes a mais que o cooler tradicional. Uma bomba integrada, dissipador, radiador, mangueiras e fluído constituem um sistema de refrigeração bastante eficiente.

Cooler heat pipe

O Cooler heat pipe (tubo de calor, em português) também é bastante comum. Ele é considerado um refrigerador passivo, pois seu método utiliza apenas um dissipador e um tubo com uma substância refrigerante dentro. O processo ocorre da seguinte maneira: Assim que o líquido refrigerante contido na parte de baixo do tubo esquenta, ele sobe deslocando outra parte sua (que está fria) para baixo. E esse ciclo se repete infinitamente. Esse sistema costumeiramente é utilizado em placas de vídeo, mas há casos que processadores também o utilizam, sem problemas.

Refrigeração a nitrogênio líquido

Em casos extremos de refrigeração, é utilizado o nitrogênio líquido. Porém, não há um método específico para ele, pois os pesquisadores que utilizam esse artifício, o fazem jogando a substância por meio de um tubo colocado em cima do processador. Sem dúvida é uma solução altamente eficaz, garantindo o processamento perfeito em temperaturas negativas.

Monitorando a temperatura

Para completar a tarefa de manter o processador em pleno funcionamento, a utilização de alguns softwares que podem exibir a temperatura de seu processador é uma boa ideia. Um programa bem completo que pode ajudar muito bem nisso é o SpeedFan. Dessa maneira você saberá exatamente o que acontece dentro de sua máquina.


Lucas Souza

Título: Cooler: O que é?

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 42

805 

Comentários - Cooler: O que é?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS\"Rua
Anualmente,ouvimos falar de muitos cremes e produtos para a pele milagrosos,descrevendo até mesmo uma renovação da pele anormal, para os padrões e formulas químicas inclusas no produto.
A Verdade é que são poucos os produtos que realmente fazem alguma diferença.

Mas aqui informamos uma lista de 5 cremes para a pele dermatologicamente testados e que realmente fazem a diferença sem propagandas enganosas comprovado por médicos usuários sendo reconhecidos pela qualidade no mercado atual dos cosméticos.

ATENÇÃO PARA A LISTA TOP5 PRODUTOS PARA UMA PELE MAIS SAUDÁVEL:

VITANOL A-ácido retinóico limpeza facial profunda clareamento de pele peeling recomendado pelos dermatologistas sendo o mais frequente em recomendações médicas.

Active Dermato Creme Esfoliante Facial, 60g realmente
rende uma boa limpesa facial -O Boticário

Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove sim um resultado mais leve.

Idebenona, nova favoritaa dos espertinhos, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.

Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem Boaa no mundo dos cremes clareadores.

DICA RÁPDA:HIDRATANTE MELHORA SIMMMM AS RUGAS!!
O uso de filtro solar, associado ou não ao hidratante, protege a pele dos raios ultravioleta. É preventivo contra envelhecimento e até tumores de pele.
DICA RÁPDA: Todo creme deve ser passado debaixo para cima
DICA RÁPDA: Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele tem de ser da mesma linha
DICA RÁPDA:Os cremes usados à noite não deixam a pele respirar.

.O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante e quando existem famílias que as mães, as mulheres família tem muita celulite, as filhas terão logicamente maio tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilinhos, mais femininos", são aqueles que tem mais chance de ter celulite, enquanto que aqueles mais retos com características um pouco mais masculinas são aqueles que tem menos chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido, as trocas do tecido vão piorando gradativamente, vai havendo uma má irrigação e uma alteração dos vasos desse tecido e também há uma questão relacionada a célula gordurosa que é uma célula hipertrofiada e com maior dificuldade de metabolização da gordura. Tudo isso associado faz com que a celulite possa aparecer.


Pesquisar mais textos:

Bell Bellucci

Título:MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Autor:Bell Bellucci(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios