Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Evite erros ao montar seu novo computador

Evite erros ao montar seu novo computador

Categoria: Informática
Visitas: 2
Evite erros ao montar seu novo computador

Com a rápida inovação do mundo da computação, essas máquinas se tornaram bastante acessível para as pessoas. O conhecimento sobre como montar, fazer manutenções e configurações veio junto, trazido pela facilidade que a internet proporciona.
Porém, em alguns casos, pela falta de perícia dessas pessoas, problemas podem ocorrem causando estrago nos computadores. Devido a isso, essa matéria contém algumas dicas para evitar possíveis erros durante a montagem e manutenção de seu computador. Confira e fique por dentro.




1 - Montando seu computador
Antes de começar a montar sua máquina, é preciso saber exatamente quais hardwares você irá utilizar e, principalmente, se eles são compatíveis entre si. Por exemplo, ao comprar uma placa-mãe, você deve adquirir uma memória RAM que seja compatível com os slots da memória da placa. Se você adquirir um equipamento equivocadamente, poderá ter prejuízos caso o local onde comprou não efetue a troca.

2 - Eletricidade estática
Talvez você já tenha ouvido falar da eletricidade estática. Ela é uma energia que fica armazenada em todos os corpos naturalmente. Antes de pegar algum hardware de seu computador, é imprescindível que você descarregue a energia contida em seu corpo. Para fazer isso basta segurar algum metal aterrado e que não esteja pintado ou colocar as mãos no chão por alguns segundos. Se você não realizar esse procedimento, quando segurar alguma peça do computador irá descarregar nela, correndo grandes riscos de danificar o periférico.

3 – Hardwares aquecidos
A temperatura dentro do CPU deve ser a mínima possível, pois se ela for alta pode causar grandes problemas em seus componentes. Quando esses problemas estão ocorrendo, o computador começa a travar com frequência. Para manter uma boa temperatura dentro do gabinete de seu micro, uma limpeza no cooler do processador e da placa de vídeo é essencial, evitando problemas futuros com as peças de seu PC.

4 – Placa-mãe e Gabinete
Quando você for adquirir sua placa-mãe ou gabinete, faca os dois juntos. Em muitos casos, por comprar separados e não notar, o tamanho da placa-mãe é maior ou incompatível com o gabinete. A placa jamais deve ser ajustada, pois é a peça mais importante do computador. Por isso compre os dois periféricos juntos, solicitando informações se ambos são compatíveis, evitando muitos problemas.

5 - Fonte de Alimentação
A fonte de alimentação deve ser comprada pensando em que tipo de máquina você irá montar. Por exemplo: uma máquina simples para uso doméstico não necessitará de hardwares de ponta, exigindo menos de sua fonte; mas se for um computador para rodar softwares gráficos e jogos de última geração, os periféricos serão de ponta exigindo muito das fontes. Nessa situação é até recomendado, primeiramente, verificar os componentes que você irá precisar para depois comprar a fonte de alimentação.

6 – Processador e memória
Quando chegar a hora de montar o processador e seu socket, dispositivo que prende o hardware a placa mãe, deve-se tomar muito cuidado. Dois pontos são indispensáveis de atenção antes de dar início nesse processo: eletricidade estática e o cuidado com os pinos do processador. Uma descarga de energia eletrostática pode danificar seriamente os componentes do processador e na hora de encaixá-lo no socket, existe uma posição correta e única para isso. Verifique e certifique-se que a posição está correta antes de encaixar e, caso não esteja entrando, jamais force. Retire o processador e ache a posição correta de encaixe.

A instalação da memória é mais simples, basta encaixar pressionando-a igualmente em toda sua extensão. Mas deve-se tomar o cuidado de verificar se o slot da placa mãe é compatível com a memória adquirida. E também é recomendado adquirir memórias idênticas, para tornar mais eficiente o trabalho delas em conjunto. Isso deve ser verificado no ato da compra dos periféricos.

7 – HD e unidades óticas
Na hora de colocar o disco rígido, drive de CD/DVD e outros, deve-se encaixá-los no gabinete e apertar os parafusos corretamente. Tome bastante cuidado com o manuseio dos hardwares e quando for conectar os cabos, tente deixar o máximo de organização possível. Em relação ao HD, verifique a posição correta dos jumpers antes de instalá-lo no gabinete, pois se estiver errado o computador pode não recolhê-lo.

8 – Conexões de cabos na placa-mãe
Finalizando o processo, tome cuidado ao conectar os cabos dos hardwares na placa-mãe. Consulte o manual antes de iniciar esse tópico e saiba que cada cabo tem seu encaixe próprio, nunca force um encaixe.

No corpo dessa matéria, possui um vídeo feito pela equipe do site Baixaki, que pode esclarecer o assunto muito bem.


Lucas Souza

Título: Evite erros ao montar seu novo computador

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 2

765 

Comentários - Evite erros ao montar seu novo computador

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios