Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Quase todos utilizamos computadores e para quem é um utilizador diário, muitas são as coisas das quais já não dispensamos que sejam computorizadas.

As transferências e os pagamentos são feitas por netbanking, marcamos férias, fazemos um plano de despesas numa folhita do excell, temos agenda eletrónica que nos avisa atempadamente de responsabilidades importantes, e até as compras fazemos por internet.

Comparamos preços de produtos, sem sair de frente do computador, e até já existe quem consiga espreitar o seu filho com os avançados sistemas “big brother “ instalados pela própria escolinha.

Estamos hiper dependentes dos computadores e mesmo a geração mais crescida que abomina novas tecnologias, entrega-se ao pedido. “-Carrega o telemóvel à mãezinha lá pelo computador.”

Dizemos, afirmamos que estamos convencidos que sabemos e percebemos de computadores. Trabalhamos com eles e muita, mas mesmo muitas coisas da nossa vida estão controladas através do computador lá de casa ou da maior invenção de sempre – a internet.

Mas saberemos mesmo o que são computadores e o que os identifica? Teremos nós, enquanto utilizadores natos, conhecimento do são algumas das expressões utilizadas pelos verdadeiros entendidos?

Ora se só conhece os computadores na chamada ótima do utilizador, conheça o significado de algumas expressões utilizadas pelos verdadeiros informáticos.
O que são afinal bits e byts?
Os computadores funcionam por impulsos elétricos. Estes impulsos podem ser negativos e positivos e são representados por 0 e 1. Cada impulso destes tem o nome de Bit (BInary digiT). Um byte é composto por 8 bits. São os bytes que controlam o computador, por exemplo através das informações e indicações que damos através do nosso teclado.

E onde ficam os Giga e os Megas?

Ora se um Byte corresponde a 8 bits, um Megabyte corresponderá a 1024 kilobytes e um Gigabyte a 1024 megabytes.

Todos os termos foram criados para uma melhor compreensão. Existem medidas referentes a bits e bytes que poderá consultar em grelhas e quadros disponíveis na internet.

Na realidade e de forma muito sintetizada, podemos concluir que estas duas palavrinhas de tão grande importância, controlam a compreensão do computador.

Assustado com a explicação? Não fique. Afinal, é você quem controla o seu computador e não ele a si.


Carla Horta

Título: Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Imagem por: Björn Söderqvist

Comentários - Saiba mais um pouco: Bits & Byts

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: Björn Söderqvist

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios