Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Quase todos utilizamos computadores e para quem é um utilizador diário, muitas são as coisas das quais já não dispensamos que sejam computorizadas.

As transferências e os pagamentos são feitas por netbanking, marcamos férias, fazemos um plano de despesas numa folhita do excell, temos agenda eletrónica que nos avisa atempadamente de responsabilidades importantes, e até as compras fazemos por internet.

Comparamos preços de produtos, sem sair de frente do computador, e até já existe quem consiga espreitar o seu filho com os avançados sistemas “big brother “ instalados pela própria escolinha.

Estamos hiper dependentes dos computadores e mesmo a geração mais crescida que abomina novas tecnologias, entrega-se ao pedido. “-Carrega o telemóvel à mãezinha lá pelo computador.”

Dizemos, afirmamos que estamos convencidos que sabemos e percebemos de computadores. Trabalhamos com eles e muita, mas mesmo muitas coisas da nossa vida estão controladas através do computador lá de casa ou da maior invenção de sempre – a internet.

Mas saberemos mesmo o que são computadores e o que os identifica? Teremos nós, enquanto utilizadores natos, conhecimento do são algumas das expressões utilizadas pelos verdadeiros entendidos?

Ora se só conhece os computadores na chamada ótima do utilizador, conheça o significado de algumas expressões utilizadas pelos verdadeiros informáticos.
O que são afinal bits e byts?
Os computadores funcionam por impulsos elétricos. Estes impulsos podem ser negativos e positivos e são representados por 0 e 1. Cada impulso destes tem o nome de Bit (BInary digiT). Um byte é composto por 8 bits. São os bytes que controlam o computador, por exemplo através das informações e indicações que damos através do nosso teclado.

E onde ficam os Giga e os Megas?

Ora se um Byte corresponde a 8 bits, um Megabyte corresponderá a 1024 kilobytes e um Gigabyte a 1024 megabytes.

Todos os termos foram criados para uma melhor compreensão. Existem medidas referentes a bits e bytes que poderá consultar em grelhas e quadros disponíveis na internet.

Na realidade e de forma muito sintetizada, podemos concluir que estas duas palavrinhas de tão grande importância, controlam a compreensão do computador.

Assustado com a explicação? Não fique. Afinal, é você quem controla o seu computador e não ele a si.


Carla Horta

Título: Saiba mais um pouco: Bits & Byts

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

611 

Imagem por: Björn Söderqvist

Comentários - Saiba mais um pouco: Bits & Byts

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: Björn Söderqvist

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios