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Capítulo 4 – A vice-diretora.

Categoria: Literatura
Capítulo 4 – A vice-diretora.

- Gente, nós temos que estruturar melhor esse projeto do conselho, senão não adianta nem convocar os alunos - disse a vice-diretora tentando organizar a bagunça que se instaurava na sala dos professores.

- Por mim podia deixar do jeito que tá, nós vemos quem merece passar e passamos, não sei por que ficar inventando moda desse jeito - o comentário da professora de Química, fez com que o sangue da vice-diretora Raquel fervesse, mas ela precisava manter a compostura então disse apenas:
- Professora, a senhora está equivocada com esse pensamento! – parou um instante para respirar e prosseguiu - A ideia é trazer os alunos para participar, pois estamos mudando a forma como a escola se posiciona com relação ao ensino de forma geral. Não podemos ficar pensando apenas nos mesmos métodos. Foi pra isso que convocamos essa reunião. Temos que pensar um método diferente, pois se ficarmos reafirmando velhos costumes, nós só vamos perder tempo.

- Tudo bem Diretora, eu sou estou expondo o meu ponto de vista, não quero me abster desse direito. Cada um pode dizer o que pensa não é? – resmungou a professora baixando um pouco a voz e parecendo que estava falando com algum outro professor, como se pesquisasse a posição dos outros em relação ao assunto.
Ninguém parecia concordar com ela.
Com um sorriso no rosto Raquel pensou consigo: “Dá pra acreditar nessa professora?” e observando os outros professores podia ouvir outra Raquel enfurecida dentro de sua própria cabeça que dizia:

“Deixe esse assunto pra lá, mulher! Olhe para eles! Estão todos desinteressados, mais da metade quer ir embora e os outros não se interessam em mudar nada. Você poderia salvar uns três ou quatro que realmente querem estar nessa reunião”.
- Muito bem. Acredito que o melhor caminho seja colocarmos nossas ideias no papel, então acho que podemos criar um grupo de e-mails para expor as novas ideias, afinal de contas temos tempo ainda até o final do bimestre – dizendo isso dispensou a todos e quase podia ouvir seus gritos de comemoração por poderem ir embora não fosse a freada brusca seguida de um forte pancada seca vinda de fora da escola.

Depois de um segundo, as pessoas abismadas começaram a sair da sala em direção ao barulho. Alguns professores aproveitaram a movimentação para arrumar as suas coisas e sair à francesa. Outros ainda não queriam se deslocar e abandonar seus preciosos copinhos de café.
A vice-diretora seguiu com os curiosos, mas com certa cautela para não parecer uma fuxiqueira. Seus pensamentos se dividiam novamente, a Raquel boa pensou: “Espero que ninguém tenha se machucado” enquanto a Raquel enfurecida e agora também Raquel empolgada “Até que enfim alguma coisa empolgante nessa escola, Uhul!”.

Quando chegaram ao portão muitos estavam envolta do carro com seus celulares engatilhados, mas o carro parecia não ter sofrido nada com o impacto.
Raquel sentiu o cheiro dos pneus que se arrastaram por alguns metros antes de conseguirem segurar de vez o carro preto.
- Está tudo bem por aqui seu Joarez? – questionou Raquel.
- Tá, sim senhora. Parece que o sujeito atropelou o cone da dona Isolete, mas fora isso ta tudo em ordem.
- E por que o professor Eduardo da esticado ali no asfalto?
- Parece que ele tá só dormindo! – algum professor anônimo que estava próximo de Eduardo respondeu com um grito.
- E o motorista como está? – continuou a vice-diretora agora travestida de detetive.

- Parece que tá desmaiado ou dormindo também, mas acho que não se machucou não. Tá até de cinto. Acho que foi só um susto mesmo. Mas, por via das dúvidas eu já chamei a polícia. – falou uma professora anônima que estava perto do motorista.
- Fez bem! – concluiu a detetive e em sua cabeça ela agora estava olhando a cena vestida com um sobretudo e um chapéu, deu uma tragada num cigarro imaginário que acendera a pouco com seu isqueiro imaginário. E falou. – Isso não me cheira bem, acho que temos uma história de mistério aqui. E eu vou levar isso até as últimas consequências...

De repente o ímpeto da professora/vice-diretora/detetive foi cortado pela pergunta de do vigia da escola:
- A senhora está bem?
Ela olhou para si mesma e quão ridícula estava parecendo fumando um cigarro que não estava ali. Ajeito brevemente o seu jaleco como que se recompondo. E falou:
- É, acho que todos estão cansados aqui. Aqueles que quiserem estão formalmente dispensados, só queria pedir que alguém levasse o professor Eduardo para sua casa ele parece estar a dias sem dormir. E seu Joarez os senhor pode esperar a polícia chegar para explicar o que houve e ver o que precisa ser feito? Acho que eu também preciso descansar. Amanhã comunique à diretora também, por favor.
- Sim senhora.
Quando já estava na cama Raquel ainda lutava com seus “eus” interiores.

“Vamos investigar a fundo essa história, como assim o carro freio daquele jeito? Aquele barulho deve ter sido de atropelamento. Que coincidência o Eduardo estar desmaiado perto da cena. Muito conveniente.”
“Não, mas que loucura sem tamanho. Foi só um acidente bobo com um cone que nem devia estar lá, acho que preciso dormir, pois meus pensamentos já estão ficando bagunçados”.
E dormiu.

Continua...


Jhon Erik Voese

Título: Capítulo 4 – A vice-diretora.

Autor: Jhon Erik Voese (todos os textos)

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Comentários - Capítulo 4 – A vice-diretora.

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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