Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Fotografia > Salvar fotografias antigas

Salvar fotografias antigas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Fotografia
Visitas: 6
Comentários: 1
Salvar fotografias antigas

As fotografias antigas são autênticas relíquias. Se ao passear pelo baú da sua avó descobriu uma fotografia que lhe trás saudade, não se limite a guardá-la. Obviamente que a fotografia está danificada, riscada, estragada, mas é a única fotografia em que está com os amigos de infância na quinta dos avós. Não deixe de recordar em condições. Indicamos-lhe algumas formas de salvar o que o tempo teimou em queimar.

Vai precisar antes de mais de um computador e de um scanner. Procure na internet programas de edição de imagem. Alguns obrigam à compra, mas existem uns bastante bons que oferecem o trial por 30 dias. Aproveite e no fim se achar que vale a pena, compre.

Existem já no mercado muitos scanners bastante inteligentes que automaticamente recuperam defeitos de luminosidade ou contraste. Se não possui um destes scanners, obrigue-se a trabalhar as cores manualmente. O programa de edição de imagem é simples de usar e inevitável nestas situações.

Os programas de edição de imagem dar-lhe-ão a oportunidade de usar filtros para pequenos ajustes e permitem mexer nas definições para obter os melhores efeitos.

Para obter uma fotografia com dois megapixels (como numa câmara digital), terá de usar a resolução de digitalização da ordem dos 300 dpi’s. Assim vai obter uma imagem com 1200*1800 pixels, isto porque as fotografias antigas têm uma dimensão diferente das mais recentes. As antigas tinham a dimensão de 10*15 cm (4*6 polegadas).

Se a sua ideia é fazer u poster (tipo A3), trabalhe para 600 dpi’s e assim sucessivamente se quiser ampliar cada vez mais a sua foto.

Relativamente á cor utilize no seu programa a opção de 24 bits. No entanto se a sua ideia é obter um nível elevado de detalhes (realçar as partes que têm pouca luz), utilize o dobro (48 bits).

Obviamente que terá de ter bastante paciência, mais ainda se a fotografia estiver muito danificada ou se ao ampliá-la em demasia, os grãos fiquem realçados. Alguns programas têm solução para isto, pelo que deve ter especial atenção ao escolhe-lo.

Os filtros que encontrará no seu programa de gestão de fotografias vão ajudá-lo a obter correções não só na cor e luminosidade, mas também no último aspeto focado.

Para manchas e vincos, também estes programas estão preparados, mas se a fotografia tiver riscos, a sua perícia é importante pois terá de pintar por cima.

Divirta-se ao recuperar as marcas que o tempo teimou em deixar nas memórias que acabou de encontrar no sótão lá de casa.


Carla Horta

Título: Salvar fotografias antigas

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 6

778 

Imagem por: giumaiolini

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 04:13:09

    Tenho algumas fotos antigas que ainda estão guardadas e não as deixo de apreciá-las. Até porque sempre é maravilhoso recordar os mais belos momentos com meus avós e primos.

    ¬ Responder

Comentários - Salvar fotografias antigas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: giumaiolini

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios