Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > O Enigma do Quatro: mensagens criptografadas e tesouros escondidos

O Enigma do Quatro: mensagens criptografadas e tesouros escondidos

Categoria: Literatura
Visitas: 14
Comentários: 1
O Enigma do Quatro: mensagens criptografadas e tesouros escondidos

O Enigma do Quatro, publicado em 2005 por Ian Caldwell e Dustin Thomason, é um livro de suspense baseado em outra obra literária: o enigmático Hypnerotomachia Poliphili. Este livro, publicado em 1499 no período renascentista, é considerado um dos mais belos do período devido sua qualidade gráfica e tipográfica, mas também é considerado um dos mais incompreensíveis de todos os tempos.

Os mistérios e singularidades iniciam-se no título da obra, que possui 17 palavras em sua estrutura e, por isso, foi traduzido e abreviado apenas como - A luta amorosa de Poliphilo em um sonho; além disso, o livro foi escrito em várias línguas diferentes ao mesmo tempo, com uma narrativa caótica que entremeia pesadelos, aventuras, deuses, ninfas, ilustrações perturbadoras e comentários sobre literatura, arquitetura e música; o autor da obra é um enigma, há apenas uma mensagem subliminar retirada dos títulos dos capítulos que levam os estudiosos a acreditar que o autor seria um monge chamado Francesco Colonna: Alinhadas, as letras iniciais de cada capítulo formam a frase Poliam frater Franciscvs Colomno peramavit que, traduzido do latim, significa o irmão Francisco Colono amava Polia intensamente.

A partir de todos esses mistérios, dúvidas e incompreensões, os autores do Enigma do Quatro criaram uma nova realidade, imputando ao livro outro autor cujos objetivos, apesar de escondidos em uma narrativa caótica, eram claros e nobres.

Sem dúvidas foram necessárias muitas pesquisas e estudos, além de muita criatividade, para conceber os enigmas e mistérios deixados cuidadosamente escondidos dentro das páginas do Hypnerotomachia. Apenas humanistas como o autor, apaixonados pela arte, ciência, filosofia e literatura, deveriam ser capazes de descobrir os segredos contidos no livro.

O gênero da obra, acredito, não permitiu espaço para personagens mais profundas e detalhadas, portanto alguns leitores, mais acostumados a romances, podem vir a sentir falta, além disso, a narrativa da história é um pouco maçante e desinteressante, apenas as informações históricas sobre o período renascentista, a própria história do livro Hypnerotomachia e as idéias de mensagens e textos subliminares escondidos no livro é que compensam a leitura.

Mas a idéia de decifrar códigos é bem interessante e para quem quiser testar suas habilidades, no site oficial do livro - http://www.randomhouse.com/bantamdell/theruleoffour/meet.html -há um pequeno jogo de enigmas. O jogo é fácil, principalmente para quem leu o livro, e só se torna um pouco complicado para quem não compreende a língua inglesa, mas isso é apenas um desafio e uma linguagem codificada a mais.


Glaucia Alves

Título: O Enigma do Quatro: mensagens criptografadas e tesouros escondidos

Autor: Glaucia Alves (todos os textos)

Visitas: 14

774 

Imagem por: timitalia

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoeva

    19-08-2014 às 23:31:08

    Parabéns você colocou este texto no Google em :
    Página 2 de cerca de 1 770 000 resultados (0,16 segundos)

    ¬ Responder

Comentários - O Enigma do Quatro: mensagens criptografadas e tesouros escondidos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: timitalia

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios