Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Categoria: Literatura
Visitas: 6
Comentários: 2
Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Gandhi é daquelas pessoas que não deixa ninguém indiferente, quer se siga ou não a sua filosofia de vida ou outra similar. É uma personagem que marca, desde logo, pela total entrega de si àquilo em que acredita. Assim sendo, depois de ler a sua biografia não será possível continuar na mesma…

Este é um livro em que o próprio Gandhi nos conduz através de algumas das suas experiências de vida, sendo que cada capítulo encerra, naturalmente, uma lição. Gandhi vê em cada acontecimento uma vereda do seu caminho para a verdade. Efectivamente, qualquer ocorrência, boa ou má, constitui uma experiência importante assumindo, portanto, um carácter pedagógico.

Editada em 2006, esta obra publicada pela editora Bizâncio reúne nas suas 464 páginas o essencial dos princípios de Gandhi, inalienáveis também para o tempo e a conjuntura actuais. Numa altura em que o desprezo pela ética, os atropelos à liberdade e aos direitos humanos, a exclusão social e tantas outras realidades prementes se tornam notícias diárias, independentemente do grau de suposta civilidade ou de alegada democracia, as ideias mais representativas deste pensador, político e educador indiano transformam-se num desafio sempre mais actual.

Noções como a da não-violência aparecem amplamente expostas, dissecadas e fundamentadas. Em acréscimo, são propostas como instrumentos valiosíssimos na procura de soluções que se afiguram inadiáveis, sobretudo em países onde a opressão é maior. Temas como a educação e o trabalho comunitário surgem em jeito de resposta a uma urgentíssima necessidade de redefinição dos modelos de interacção humana. O “novo colonialismo” reinstalou-se a um nível universal e, embora distinto daquele que Gandhi combateu acerrimamente, adquire os mesmos contornos perniciosos e a supremacia de uns continua a sacrificar a integridade de outros.

Gandhi revelou, desde sempre, uma enorme sabedoria e a História tem provado reiteradamente que o seu paradigma de recurso a métodos de resistência pacífica como meio de protesto contra acções de tirania é o mais indicado, uma vez que violência só gera mais violência e leva a uma cegueira portadora de consequências mais ou menos irreversíveis. Gandhi nunca levantou a mão a nenhum agressor, nem sequer se permitiu guardar rancor ou sentir hostilidade por quem o provocava, humilhava ou atacava.
Este livro de Gandhi, certamente dos mais representativos da sua vasta produção literária, é uma contribuição essencial para a revisão de tantos comportamentos individuais e colectivos, a começar pela preservação do planeta em que vivemos. Coerência é a palavra de ordem, num contexto de mudança que exige exercitação da humildade e da verdade e a busca da essência de cada ser e da Humanidade.


Maria Bijóias

Título: Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

785 

Imagem por: peterpan_harris

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    09-10-2012 às 22:40:01

    eu adorei conhecer esta personagem, simplesmente fantástica. foi numa aula de geografia no 9º anos que o meu professor falou desta figura. o facto de ninguém saber responder quem era deixou-me a sentir uma ignorante. fui de imediato ver o filme para nunca mais passar de ignorante. é uma personagem que merece todo o nosso respeito pela sua coragem e iniciativa. uma luta que parecia impossível, foi atingível.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    10-09-2012 às 14:16:33

    De facto, quem conhece Mahatma Gandhi ganha uma nova perspectiva de vida, nomeadamente, uma vertente lutadora e pacifista. Ele luta pelo que acredita: a independência do povo hindu se recorrer à violência. Mahatma Gandhi é uma figura para sempre marcante da História da Humanidade, que muito contribui para a luta pelo seu povo, na Índia. Enfrentou várias coisas horríveis acabando por ser assassinado de forma muito injusta. Parabéns pelo seu texto e pelo tema.

    ¬ Responder

Comentários - Gandhi. A minha vida e as minhas experiências com a verdade de Mahatma Gandhi

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Imagem por: peterpan_harris

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios