Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Animais domésticos

Animais domésticos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 10
Comentários: 2
Animais domésticos

O cão foi o primeiro animal a ser domesticado. Surge no neolítico, associado á agricultura e pastorícia. Ou seja, ele acompanhava muito o homem quando ia para os campos a guardar os rebanhos.

Deste modo ele ficou sendo sempre como o seu maior amigo. Guardava-o de alguns perigos, tal como aos animais do rebanho.

O gato, apesar de inimigo, anda sempre a par com ele, permanecendo este mais em volta da casa do seu dono ou mesmo dentro da habitação. É por isso que o gato ficou sempre, bem como o cão fiel a seu dono e tratado nalguns casos como membros da própria família. Ainda hoje isso acontece, havendo pessoas que dão muito dinheiro por eles, e os tratam muito bem dentro de casa.

Tal como o homem, os animais merecem ser tratados convenientemente, desde a sua alimentação, saúde e conforto.

Apesar de haver muitos cães e gatos vadios e á solta, outros porém são considerados como um luxo para os seus donos. Neste caso são-lhes prestados todos os cuidados, desde a comida apropriada, cama, banho e veterinário.

Quem tem estes animais em casa deve ter muito cuidado em ter as vacinas sempre em dia para não propagar doença nos donos ou outros. No caso dos gatos, torna-se necessário ter cuidado com os seus pelos que podem provocar alergias a crianças e adultos. A conjuntivite também aparece ou piora com  o seu contacto. Devem deste modo ser lavados para evitar o pior. A higiene do animal bem como dos seus detritos é fundamental para evitar as doenças.

Relativamente ao cão, normalmente está mais fora de casa, no quintal ou quinta, apesar de deambular para dentro e fora.

A alimentação deve ser apropriada bem como a higiene e vacinação. A raiva é uma doença que pode transmitir se se verificar o oposto.

Quando estes animais se tornarem indesejados devem ser levados para um canil. O abandono deve ser sempre evitado.

Associado aos devidos cuidados deve estar o tratamento carinhoso, pois eles também sentem os maus tratos. O seu inverso torna-os uns grandes amigos do seu dono.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Animais domésticos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 10

808 

Imagem por: Yukari*

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    16-06-2014 às 18:39:10

    É muito bom ter animais domésticos. Além de sabermos o valor deles, temos muito o que aprender com eles.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • joaquim alves de almeidajoaquim alves de almeida

    02-02-2010 às 12:14:21

    Bom dia
    Poderia de mim orienta sobre meu pit Bull ele tem dois anos mas e tão sossegado que não parece cão de guarda, já arrumei uma namorada para ele mas acho que ele e mais novo porque só brincou com a cadela ele esta dormindo muito dia e noite nem parece um cão tão feros e difícil ele latir quais nunca será que e porque ele estava com umas pulgas nas dei banho com shampoo anti pulgas e coloquei a coleira anti pulgas no pescoço dele e lavei o canil bem lavado com inseticida para pulga será que ele esta doente ele esta com uma carinha de triste.
    Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Animais domésticos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Yukari*

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios