Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > O Singular Gato American Curl

O Singular Gato American Curl

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 4
O Singular Gato American Curl

O American Curl, distinguido pelas suas originais e engraçadas orelhas encaracoladas (sendo essa característica a base da denominação que lhe foi atribuída) é uma variedade rara de gato doméstico, inclusivamente dentro dos Estados Unidos, de onde é originário. Ao contrário daquilo que se regista com os gatos cuja criação remonta há séculos ou mesmo milénios, a história do aparecimento do American Curl é conhecida, sendo apenas necessário recuar ao comparativamente recente ano de 1981. Corria esse ano, uma família norte-americana acolheu uma gatinha vadia distinta pelas suas peculiares orelhas encurvadas. Nesse mesmo ano, a gatinha, de nome Shalamith, procriou, sendo que metade da ninhada herdara as orelhas da mãe.

Existem vários níveis de curvatura no que às orelhas deste gato diz respeito. Ou seja, as orelhas podem ter uma inclinação ligeira, parcial ou total. Tendo em conta que é precisamente a curvatura da cartilagem das orelhas que distingue esta raça, é natural que a inclinação total seja a mais procurada.

Reconhecido oficialmente como raça de gato pela primeira vez em 1985, é a mutação genética das orelhas que atribui muita da sua singularidade e beleza, contribuindo para esta última característica o pelo semi-longo encontrado numa das variedades deste animal. O American Curl não é um gato de grande porte, situando-se o seu peso entre os 3 e os 5kg. Possui uma longa cauda, com tamanho equivalente ao do corpo, cabeça comprida, focinho com nariz ligeiramente achatado, orelhas peludas no interior e de tamanho generoso.

Os especialistas, criadores e conhecedores no geral desta raça rara de gato americano descrevem-no como um gato de temperamento sensível mas sociável, afetuoso no geral e particularmente com o dono. Ao contrário de diversas raças de gato, o American Curl aceita a presença de cães e de outros gatos, o que revela que não é um gato territorial ou, pelo menos, que não o é em excesso. Esta particularidade fá-lo ser também aberto à presença de crianças, gostando delas, uma característica algo incomum entre os gatos. Bonito, singular e sociável, o American Curl é um gato perfeito para uma família com crianças, onde estejam integrados também outros animais de estimação.

Sofia Nunes

Título: O Singular Gato American Curl

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 4

661 

Comentários - O Singular Gato American Curl

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios