Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Cuide do seu canário

Cuide do seu canário

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 22
Cuide do seu canário

Se tiver adquirido recentemente ou está a planear para breve ter um canário, deve aprender tudo o que puder sobre os cuidados deste pássaro. Algumas áreas de cuidados que vai querer considerar são a gaiola, a limpeza, a alimentação e a interação necessária.

Para uma ave, a gaiola não tem de ser grande. Ela deve ter, pelo menos, 30 a 40cm de lado. Para dois pássaros a gaiola deve ser um pouco maior. A gaiola de plástico deve ter um reservatório no fundo para impedir que as cascas das sementes e as fezes caiam ao chão.

A gaiola desta dimensão é pequena o suficiente para colocar em praticamente qualquer lugar, mas deve estar num local que esteja longe da luz solar direta. Também deve estar numa divisão muito frequentada para que o pássaro tenha muitas oportunidades de interagir consigo. Ele será capaz de observar as pessoas, mesmo quando elas não estiverem a prestar-lhe atenção. Isso fará com que o canário se sinta menos solitário.

A gaiola terá de ser cuidadosamente limpa, pelo menos, uma vez por semana. Você pode deixar que o pássaro voe em torno da casa durante o tempo que dedica à limpeza e manutenção da gaiola. Retire todos os brinquedos e lave-os. Lave os recipientes para alimentação e, finalmente, toda a gaiola. Altere o revestimento que entretanto utilizou para forrar o fundo da gaiola.
Diariamente também terá de fazer um pouco de limpeza. Remova produtos que a ave rejeitou e as cascas de sementes. Durante a estação de muda de pena precisará remover as penas também.

Deve ajudar a ave a limpar-se pulverizando-a diariamente com uma névoa fina de água. Isto deve ser feito na parte da manhã para que o pássaro esteja devidamente seco quando o dia arrefecer pelo final da tarde e noite. Verifique pontualmente se é necessário cortar as garras do seu canário. Segure o pássaro na mão com uma garra entre o dedo anelar e o polegar; segure-a até um pouco abaixo do vaso sanguíneo com a outra mão. Em seguida, passe para a próxima garra. Um osso rico em cálcio amarrado ao lado da gaiola vai dar ao pássaro o cálcio de que precisa, além de ajudar a manter o bico saudável.

Pode comprar muitos tipos de alimento de pássaro nas lojas de animais. Procure um rico em sementes de capim, sementes com um pouco de óleo e alguns citrinos. Estas misturas irão conter todos os nutrientes que o seu canário irá precisar. Mantenha os alimentos num recipiente coberto para evitar que fique estragado. Isso também irá mantê-lo longe dos insetos.

O pássaro provavelmente também aprecia alguns alimentos frescos, como alface e cenoura ralada. Apenas remova qualquer parte não consumida diariamente.

Um pássaro que é mantido por si só pode ficar sozinho. Um pássaro solitário, provavelmente, ficará doente e pode até morrer. Por isso, é importante que o pássaro não esteja só. Pode, claro, comprar dois pássaros, mas é possível ter apenas um que seja perfeitamente feliz. O melhor brinquedo será um espelho para que a ave fique de frente para si mesma e a cantar também, pensando que precisa fazê-lo entreter este 'outro pássaro'.

Ocasionalmente, você pode querer brinquedos alternativos, através da substituição de um dos brinquedos existentes por um novo. Você pode alternar os brinquedos a cada duas semanas. Não coloque muitos brinquedos na gaiola, pois isso pode sobrecarregar o pássaro.

Além disso, a ave vai precisar de um pouco de atenção humana a cada dia. Você pode tirá-lo da gaiola e falar com ele. Você pode até mesmo ensiná-lo a falar, repetindo a mesma palavra insistentemente. A ave deve ter pelo menos 10 minutos de tempo de vôo livre a cada dia. Certifique-se de que a sua casa é segura e mantenha-se vigilante enquanto ele está fora da gaiola.

Poderá ser um momento divertido do dia, enquanto observa o seu canário em pleno voo na sua sala de estar!


Ruben Duarte

Título: Cuide do seu canário

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 22

771 

Comentários - Cuide do seu canário

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios