Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > Cuide do seu canário

Cuide do seu canário

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 22
Cuide do seu canário

Se tiver adquirido recentemente ou está a planear para breve ter um canário, deve aprender tudo o que puder sobre os cuidados deste pássaro. Algumas áreas de cuidados que vai querer considerar são a gaiola, a limpeza, a alimentação e a interação necessária.

Para uma ave, a gaiola não tem de ser grande. Ela deve ter, pelo menos, 30 a 40cm de lado. Para dois pássaros a gaiola deve ser um pouco maior. A gaiola de plástico deve ter um reservatório no fundo para impedir que as cascas das sementes e as fezes caiam ao chão.

A gaiola desta dimensão é pequena o suficiente para colocar em praticamente qualquer lugar, mas deve estar num local que esteja longe da luz solar direta. Também deve estar numa divisão muito frequentada para que o pássaro tenha muitas oportunidades de interagir consigo. Ele será capaz de observar as pessoas, mesmo quando elas não estiverem a prestar-lhe atenção. Isso fará com que o canário se sinta menos solitário.

A gaiola terá de ser cuidadosamente limpa, pelo menos, uma vez por semana. Você pode deixar que o pássaro voe em torno da casa durante o tempo que dedica à limpeza e manutenção da gaiola. Retire todos os brinquedos e lave-os. Lave os recipientes para alimentação e, finalmente, toda a gaiola. Altere o revestimento que entretanto utilizou para forrar o fundo da gaiola.
Diariamente também terá de fazer um pouco de limpeza. Remova produtos que a ave rejeitou e as cascas de sementes. Durante a estação de muda de pena precisará remover as penas também.

Deve ajudar a ave a limpar-se pulverizando-a diariamente com uma névoa fina de água. Isto deve ser feito na parte da manhã para que o pássaro esteja devidamente seco quando o dia arrefecer pelo final da tarde e noite. Verifique pontualmente se é necessário cortar as garras do seu canário. Segure o pássaro na mão com uma garra entre o dedo anelar e o polegar; segure-a até um pouco abaixo do vaso sanguíneo com a outra mão. Em seguida, passe para a próxima garra. Um osso rico em cálcio amarrado ao lado da gaiola vai dar ao pássaro o cálcio de que precisa, além de ajudar a manter o bico saudável.

Pode comprar muitos tipos de alimento de pássaro nas lojas de animais. Procure um rico em sementes de capim, sementes com um pouco de óleo e alguns citrinos. Estas misturas irão conter todos os nutrientes que o seu canário irá precisar. Mantenha os alimentos num recipiente coberto para evitar que fique estragado. Isso também irá mantê-lo longe dos insetos.

O pássaro provavelmente também aprecia alguns alimentos frescos, como alface e cenoura ralada. Apenas remova qualquer parte não consumida diariamente.

Um pássaro que é mantido por si só pode ficar sozinho. Um pássaro solitário, provavelmente, ficará doente e pode até morrer. Por isso, é importante que o pássaro não esteja só. Pode, claro, comprar dois pássaros, mas é possível ter apenas um que seja perfeitamente feliz. O melhor brinquedo será um espelho para que a ave fique de frente para si mesma e a cantar também, pensando que precisa fazê-lo entreter este 'outro pássaro'.

Ocasionalmente, você pode querer brinquedos alternativos, através da substituição de um dos brinquedos existentes por um novo. Você pode alternar os brinquedos a cada duas semanas. Não coloque muitos brinquedos na gaiola, pois isso pode sobrecarregar o pássaro.

Além disso, a ave vai precisar de um pouco de atenção humana a cada dia. Você pode tirá-lo da gaiola e falar com ele. Você pode até mesmo ensiná-lo a falar, repetindo a mesma palavra insistentemente. A ave deve ter pelo menos 10 minutos de tempo de vôo livre a cada dia. Certifique-se de que a sua casa é segura e mantenha-se vigilante enquanto ele está fora da gaiola.

Poderá ser um momento divertido do dia, enquanto observa o seu canário em pleno voo na sua sala de estar!


Ruben Duarte

Título: Cuide do seu canário

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 22

771 

Comentários - Cuide do seu canário

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios