Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Bolos artísticos com pasta americana

Bolos artísticos com pasta americana

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 16
Comentários: 14
Bolos artísticos com pasta americana

Qualquer festa bem planeada, deve pensar em todos os detalhes. O bolo, numa ocasião festiva, seja ela um casamento, um aniversário, uma comemoração ou celebração religiosa sempre foi um dos elementos mais aguardados. Uma celebração sem um bolo fica incompleta. Os convidados ficam sempre curiosos, para saber quem irá saber a primeira fatia. Nas festas de casamento faz parte do ritual o corte do bolo feito pelos noivos como sinónimo de união e boa-sorte no passo que estão prestes a dar na sua vida enquanto casal.

Dentro desse contexto festivo, os bolos estão cada vez mais a transformar-se em obras de arte. Os bolos são muito mais do que um doce sabor. E para fazê-los são necessárias mãos dedicadas na sua confeção e muita atenção às novas tendências culinárias na área. A pasta americana é uma destas novidades, incorporada na arte de fazer bolos, usadas na decoração de bolos artísticos. Ela consiste de uma pasta feita de material comestível extremamente maleável, permitindo que com ela se faça várias formas e modelos. Ela serve como cobertura e decoração dos bolos, transformando-os em verdadeiras esculturas, quando feitos com dedicação e profissionalismo.

Esta pasta pode ser facilmente feita em casa. Existem algumas receitas para se produzir pasta americana. Elas são muito parecidas, mas têm algumas variações. Em uma destas receitas, para produzi-la, é preciso hidratar e dissolver, em banho-maria, 14g de gelatina em pó sem sabor em 90ml de água. Após é preciso misturar aos poucos 25g de glicerina comestível e 250gr de glicose para que se dissolvam bem. Depois o indicado é tirar do fogo e passar este composto para a batedeira. O próximo passo é ir acrescentando açúcar e batendo aos poucos a fim de que a massa fique lisa, homogênea e maleável, sem grudar nas mãos. Quando chegar a este ponto, a pasta americana estará pronta e deverá ser colocada em um plástico filme para conservação até a hora de cobrir o bolo. Para obter cor na pasta, basta acrescentar corantes alimentícios.

Com a pasta em mãos deve se fazer uso da imaginação para, após cobrir o bolo, dar-lhe um toque artístico. Dependendo da ocasião em que ele fará parte, a decoração do bolo deve acompanhar este motivo. Bolos de aniversário infantil feitos de pasta americana exigem esculturas ou decorações de acordo com o tema da festa, utilizando bastante cor para dar alegria e criatividade para superar as expectativas dos anfitriões e dos convidados. Muitas pessoas que trabalham com bolos artísticos fazem até três andares, riquíssimos em detalhes, sempre de acordo com o tema do evento.

Devido à facilidade em moldar a pasta, consegue-se obter resultados incríveis com ela. É possível dar formatos variados aos bolos, como carros, casas, animais, princesas, entre outros porque a pasta americana permite um ótimo acabamento e, por causa da sua consistência, garante a estabilidade do bolo. Bolos decorados com esta pasta não perdem nada em sabor e ganham muito na estética não só do próprio bolo, mas de festa.

Antigamente era usual ver mais bolos retangulares do que redondos, sem relevo ou elevação e a decoração ficava por conta dos acessórios que se colocava em cima deles. Hoje a realidade é outra. Com o uso de pastas, fondant e glacês houve uma revolução estética na culinária e na produção de bolos para eventos, transformando-os hoje, nos muito requisitados, bolos artísticos.


Rosana Fernandes

Título: Bolos artísticos com pasta americana

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 16

777 

Imagem por: Sugar Pot

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 14 )    recentes

  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    17-09-2012 às 17:37:57

    O primeiro passo para não nos sentirmos um desastre nesta área como em tantas da vida, é convencermo-nos de que se as outras pessoas são capazes nós também somos.

    Depois há que reunir os ingredientes e pôr mãos à obra.

    Quanto à pasta, é trabalhosa mas podemos sempre adquiri-la já feita e nas cores que desejarmos. Eu opto sempre por esta possibilidade. Trabalhá-la não é tão complicado assim, já que ela é maleável e versátil. Existem diversos tipos de pasta de açúcar das quais se destaca naturalmente a pasta americana por ser a primeira a ser comercializada desta forma, porém a pasta portuguesa é bastante mais acessível no que diz respeito a preço e faz um óptimo trabalho também.

    Hoje vêem-se por todo o lado lojas que comercializam produtos para trabalhar esta pasta, mas meia dúzia de cortantes chegam para fazer um trabalho bonito.

    Como em tudo na vida, não devemos começar por querer construir a torre Eiffel em bolo, mas se quisermos fazer uma casinha térrea é um bom começo. O meu conselho é primeiro pensarmos em forrar o bolo, nada mais simples… Espalhar um pouco de açúcar impalpável na bancada (nada mais do que açúcar em pó misturado com amido de milho em porções iguais), pegar um bocado de massa suficiente para cobrir o bolo e esticar com o rolo da massa (eu também passo por ele um pouco de açúcar impalpável para não aderir à massa) dando a forma desejada redondo, quadrado, rectangular, como parecer que dá mais jeito. Depois de barrar o bolo com qualquer coisa que adira, uma geleia, um doce ovos ou outro creme de que se goste põe-se a pasta de açúcar em cima, ajeita-se com as mãos alisa-se com um alisador ou mesmo com uma espátula larga e depois aparam-se as sobras na base com uma faca afiada. Depois é enfeitar… para ser simples, podem-se usar pastas de açúcar coloridas, esticam-se cortam-se com cortadores próprios ou formas para plasticina… passa-se um pouco de água na base dos enfeites e faz-se aderir ao bolo… e já está…

    Querendo fazer vários andares, no primeiro bolo espetam-se palitos de churrasco até ao fundo e cortam-se em cima, porque este bolo vai suportar o andar de cima. Colocar um cartão com a dimensão do andar superior, sobre o primeiro bolo, e aplicar o segundo bolo em cima. Este bolo deve ser coberto da mesma forma que o anterior, antes da sobreposição.

    Caso ache isto muito complicado experimente primeiro com cupcakes, são pequenos e fáceis de manusear. Vai ver que se vai divertir!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 22:55:50

    Realmente os bolos de hoje não são os bolos de antigamente, estão muito mais bonitos e sofisticados. Os bolos de casamentos então, são verdadeiras obras de arte, são lindos e bem caros. Eu nem me atrevo a fazer porque sei que além de dar muito trabalho, ficará um desastre! Não tenho a mínima habilidade de decorá-los, é melhor deixar para quem entende bem do assunto. Particularmente não gosto muito destas pastas americanas, são muito doces.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    05-09-2012 às 15:00:57

    Eu adorava saber fazer bolos, contudo sou um desastre. O seu texto é fantástico e muito explicito até para quem não percebe de bolos. Vou tentar seguir as suas dicas às riscas e talvez tenha sorte e consegui fazer um lindo bolo com pasta americana. Continue a postar ete tipo de testos, pois há aí muitas pasteleiras caseiras que adoravam saber fazer bolos lindos para mostrar aos seus entes. De fazer inveja! Obrigada pelo texto.

    ¬ Responder
  • Gabriela Gabriela '

    09-12-2011 às 00:05:35

    E possivel confeitar um bolo com mashmallow e detalhes com pasta americana...
    Motivo: notas musicais..
    Poderia me ajudar ??

    ¬ Responder
  • neide alves herculanoneide alves herculano

    12-09-2011 às 20:45:35

    boa tarde gostaria de saber o valor do bolo com pasta americana com 2 torres

    ¬ Responder
  • AngélicaAngélica

    25-05-2011 às 23:46:47

    Olá gostaria de saber o preço de um bolo redondo pra o anoversário de 1 ano de minha filha, o tema da festa é jardim.
    Grata.

    ¬ Responder
  • adriana soares de sousa co9rreiaadriana soares de sousa co9rreia

    14-04-2011 às 17:31:29

    minha filha vai fazer 21 anos e nao sei que bolo fazer. deime sua opiniao

    ¬ Responder
  • JOANNE MARTINSJOANNE MARTINS

    24-02-2011 às 03:59:19

    gostaria d saber a receita da pasta q fazem as flores para confeitar os bolos,pois vi q existem flores feitas a base dessa pasta comestível q permanecem firmes ao cobrir o bolo.ou simplismente q pasta é essa? atenciosamente joanne

    ¬ Responder
  • roserose

    10-12-2010 às 16:21:00

    Qual o preço de dois bolos redondos, um de 30 cm diametro e outro de 50 cm e 10 cm de altura.Cobertura com pasta americana, simples com flores.

    ¬ Responder
  • susanasusana

    11-11-2010 às 11:41:22

    ola gostaria de um bolo de 1 merto para uma banda filarmonica nao sei como fazer decoraçao ,agredeçia alguma sugestao se possivel
    beij susana

    ¬ Responder
  • flaviaflavia

    28-10-2010 às 16:29:50

    nossa minha mãe fez uma festa de anivesário com é sá receita hummm delicía de até passa mau

    ¬ Responder
  • adnaadna

    19-06-2010 às 19:32:16

    Por favor gostaria de uma ideia de um bolo de aniversario para menino de 2 anos, tema backyardigans 3 andares.

    ¬ Responder
  • simonesimone

    21-05-2010 às 00:27:26

    Gostaria de uma idéia para fazer o bolo do meu filho, será do peão boiadeiro,obrigada

    ¬ Responder
  • nicolynicoly

    24-02-2010 às 17:32:10

    Boa tarde gostaria de saber o preço do bolo pata americana com 2 torres

    grata nicoly

    ¬ Responder

Comentários - Bolos artísticos com pasta americana

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Imagem por: Sugar Pot

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios