Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Pernambuco: um paraíso brasileiro para férias

Pernambuco: um paraíso brasileiro para férias

Categoria: Viagens
Comentários: 1
Pernambuco: um paraíso brasileiro para férias

Os 187 quilómetros de praias de águas tépidas e límpidas e areias brancas, uma gastronomia de fazer crescer água na boca, uma cultura ímpar e o sol a brilhar todo o ano fazem de Pernambuco, um dos 27 estados federais do Brasil situado no Nordeste, um destino de sonho para umas férias inesquecíveis. O nome deriva do vocábulo indígena Paranampuka, que significa «Onde o mar rebenta», numa clara alusão aos recifes que cognominaram, de igual modo, a capital do estado, a cidade de Recife.

A 70 quilómetros da capital encontra-se Porto de Galinhas, um cenário paradisíaco de visita obrigatória. Maracaípe, Olinda, a Praia dos Carneiros, Muro Alto, Tamandaré e São José da Coroa Grande complementam o indescritível panorama do litoral sul de Pernambuco.

As 21 ilhas e ilhotas do arquipélago Fernando de Noronha, popularizado como a Esmeralda do Atlântico, possuem todos os predicados para serem encaradas como uma parte do Céu na terra. Alguns dos ex-libris do arquipélago passam pela sua Natureza virgem, um mar tido como um santuário de mergulho e a fauna (como por exemplo as tartarugas que desovam em duas das praias de Pernambuco e a Baía dos Golfinhos).

Para experimentar a cozinha da região, o ideal é procurar um restaurante que proporcione comida típica e bem confeccionada. O peixe na castanha é um dos pratos característicos.

Há também resorts de luxo, que se distinguem pela harmonia entre a arquitectura e a Natureza, incluindo na sua oferta bungalows com piscina e jardins privados, quartos ventilados e sumptuosos e outras particularidades idílicas que mais parecem tiradas de um filme ou um romance.

A praia dos Carneiros, situada em Tamandaré, cujo acesso é feito por uma pequena estrada de areia, permite fazer mergulho ao natural. A capela dos Carneiros e as piscinas naturais constituem outros pontos de interesse nesta zona. É ainda possível fazer passeios de catamarã e degustar aratus, que mais não são do que uma espécie de caranguejos habitualmente servida nos bares à beira-mar.

Se a um dado momento apertarem as saudades do frenesi quotidiano e se pretender fazer um break de tanta calma, dar um saltinho à capital, Recife, é a solução para colmatar esta necessidade. Conhecida como a Veneza do Brasil por causa dos múltiplos canais, nesta cidade, que acolhe aquele que é julgado um dos melhores Carnavais do Brasil, pode dar-se um mergulho na célebre praia da Boa Viagem ou, simplesmente, ir às compras. Afinal, uma lembrancinha do “país tropical” cai sempre bem, não é verdade?


Maria Bijóias

Título: Pernambuco: um paraíso brasileiro para férias

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

612 

Imagem por: edmondo gnerre

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 17:44:48

    O melhor é que Pernambuco possui vários lugares para tirar férias. Quem for visitá-la, não deixe de conhecer suas belas praias!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Pernambuco: um paraíso brasileiro para férias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: edmondo gnerre

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios