Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Valença – uma fronteira fortificada

Valença – uma fronteira fortificada

Categoria: Viagens
Valença – uma fronteira fortificada

Valença é uma vila do Alto Minho situada na margem esquerda do rio Minho (que a separa da Galiza), que durante séculos teve a tarefa de defender a fronteira norte de Portugal, função da qual ainda restam vestígios.

As ruas são estreitas e sinuosas, com pavimentação característica, e os edifícios exibem magníficas fachadas. Ainda assim, é a fortaleza que domina o panorama, constituindo a imagem de marca da vila. Construída no século xvii sob a égide arquitectónica de Vaubun, possui dois polígonos regulares e está circundada por fossos de diversas profundidades e larguras. As duas praças-fortes ligadas pelas portas do meio detêm doze baluartes e três revelins. A fortaleza não permite, por causa da sua forma alongada e irregular, duas vistas iguais a partir dos muros, o que não deixa de ser interessante.

O acesso ao corpo principal da fortaleza processa-se pelas Portas do Sol (a nascente), pelas Portas da Fonte da Vila (a poente) e pelas Portas da Gaviarra (a norte). Entre-se por onde se entrar, a sensação é de estar a pisar uma terra onde superabundam História e histórias que relatam acontecimentos dos tempos medievais. O horizonte vislumbrado lá de cima é muito variado e simplesmente arrebatador. Lá dentro, a igreja românica de Santa Maria dos Anjos, construída em 1276, e a Capela da Misericórdia, edificada em 1558 e exemplar fiel da arquitectura religiosa barroca e neoclássica, constituem pontos de interesse merecedores de uma visita.

São Teotónio, primeiro santo português e padroeiro de Valença, cujo dia da morte deu origem ao feriado municipal (18 de Fevereiro), possui uma estátua no interior da «Coroada», onde também é possível admirar o Campo de Marte, com o seu paiol geral.

Um passeio pelas ruas dá para perceber a efervescência do comércio no interior das muralhas. Artigos de algodão e têxteis para o lar consubstanciam a maior parcela de vendas entre Portugueses e Espanhóis. Fora das muralhas, o futuro e a modernidade ganham terreno através de hodiernas construções, de escolas, piscinas municipais, do estádio desportivo, e outros. Trata-se de saber preservar o passado, com apostas no presente e visão de futuro.

No que se refere a estadia, a pousada de São Teotónio, no interior da muralha, proporciona uma esplêndida contemplação do rio Minho e de toda a envolvente verdejante.

Em termos gastronómicos, Valença oferece autênticos manjares dos deuses, como sejam o arroz de lampreia à minhota, o meixão com molho picante, o bacalhau à São Teotónio e a célebre empanada. Não ficou já com água na boca? Venha daí!


Maria Bijóias

Título: Valença – uma fronteira fortificada

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

614 

Imagem por: FreeCat

Comentários - Valença – uma fronteira fortificada

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso

Ler próximo texto...

Tema: Publicidade
Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso\"Rua
Para todos os tipos de negócios, produtos ou serviços, se pretende obter resultados é fundamental divulgar. Não adianta ficar preso a ideia de que o seu trabalho é bom se ninguém sabe que ele existe. Seria como ter uma biblioteca contendo todo o tipo de informação sobre os mais variados temas no fundo do mar, ou no meio de uma floresta desconhecida. Afinal, o que faria com tanta informação se não tem acesso a ela?

Vamos entender o seguinte; quanto maior o número de pessoas receberem diariamente informação sobre o negócio em questão, maior a possibilidade de retorno, mesmo que seja de 1% ou menos. O mais importante é se fazer presente e não perder o foco, o que significa que, mesmo o retorno parecendo ser relativamente pequeno, sem nenhuma divulgação, seria um fracasso.

Dicas para fazer divulgação:

Primeiro é preciso determinar quais os veículos irá utilizar como ferramenta de marketing, depois, quanto tempo irá empregar nessa tarefa e criar um script (texto) de abordagem e apresentação que seja atraente, porém não muito extenso.

Com a oportunidade que a internet nos dá atualmente, é o meio de divulgação mais rápido, barato e prático que se pode ter, porém, não se empolgue muito. É preciso seguir alguns passos para que de fato dê certo. Usar a internet como mecanismo para divulgar, não é ficar atirando para todos os lados sem seguir uma estratégia que funcione como porta de atração.

Então, comece criando um site ou blog e contrate um serviço de hospedagem, os sites grátis têm extensão do fornecedor, o que pode tirar a característica de algo profissional, mas lembre-se de registrar um domínio, há muitos serviços de hospedagem com preço baixo.

Faça inscrição nas principais redes sociais e atualize todos os dias, é uma ótima ferramenta.
~
Crie anúncios e insira nos sites de classificados, como por exemplo, aqui no Rua Direita, que é grátis e tem grande número de visitações diárias.
Prepare uma campanha de incentivo usando o YouTube, com um vídeo explicativo de no máximo 2 minutos. O mais importante aqui é despertar o interesse para que visitem o site.

Faça uma lista de todos os seus contatos e envie informativo por e-mail, mas cuidado para não praticar spam, ou seja; enviar para quem não conhece ou não lhe autorizou. Telefone para os amigos e familiares e conte as novidades sobre o trabalho com simpatia e entusiasmo. Peça a eles indicação para que possa também falar com os contatos deles e o principal; acredite no sucesso, se empenhe com seriedade e determinação.

Pesquisar mais textos:

*lss Cabelos *

Título:Saiba como fazer divulgação a partir de casa e tenha sucesso

Autor:*lss Cabelos *(todos os textos)

Imagem por: FreeCat

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios