Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

Categoria: Viagens
Visitas: 4
Comentários: 1
Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

Ponte de Lima é uma antiga vila fortificada do Alto Minho, repleta de história, rusticidade, beleza natural, arte e património, para além de ser dona de uma riquíssima gastronomia.

O célebre sarrabulho é tão badalado que faz parte da identidade da localidade e deu já azo à criação de uma confraria, no sentido de preservar a genuinidade desta iguaria, tida como cartão de visita do concelho. O propósito primordial desta instituição é a garantia da qualidade e da autenticidade por parte dos restaurantes que ofereçam na sua ementa este prato típico. Desta forma, a gastronomia passa a integrar o património cultural da região, dependendo a legitimidade desta herança de pormenores como o tempero com sumo de limão, o cravinho e os cominhos do arroz, as carnes desfiadas e o imprescindível quarto de litro de sangue de porco.

Não obstante, nem só pelo estômago fica o visitante preso a Ponte de Lima. De facto, são inúmeros os factores de apreciação. Desde logo, as abundantes fachadas de rara beleza espalhadas pela vila. As ruas, estreitas e vestidas de rude granito da Serra d’Arga, maravilham pelos deslumbrantes solares, construções românicas, góticas, manuelinas, barrocas e neoclássicas. Trata-se quase de um museu ao ar livre que não requer a compra de qualquer entrada para poder contemplar.

No Largo de Camões, que ostenta um bonito chafariz renascentista, vive-se um ambiente agradável e dá para começar a sentir o pulsar da terra. Daqui é possível admirar a famosa ponte que atravessa o rio Lima (e que é um dos ex-libris mais marcantes da vila), formada por um troço romano e outro medieval. Calcula-se que o século i terá sido a altura da construção da ponte romana e que a medieval, com características góticas, foi concluída em 1370. A ponte exibe dezasseis arcos de volta inteira intercalados com pilares acairelados de talha-mar.

Prosseguindo o passeio, encontram-se os Paços do Concelho, cujo edifício data originalmente do segundo quartel do século xvi. A Igreja Matriz, que se situa perto, foi mandada edificar por D. João I em 1425. Depois da reforma no século xviii, conserva ainda um portal românico e o interior alberga um mensurável espólio de estátuas de épocas distintas. Numa das paredes exteriores pode observar-se um painel de azulejos comemorativos da independência de 1640 assinado por Jorge Colaço.

O Museu dos Terceiros, criado em 1974 com o intuito de acolher e mostrar um comensurável legado de arte sacra, incluindo estatutária religiosa, azulejos dos séculos xvi e xvii, pintura dos séculos xvi a xviii e alfaias litúrgicas, é também ponto obrigatório de passagem.

Que tal uma viagem ao passado degustando uns pitéus do presente regados com o belo vinho verde da região?


Maria Bijóias

Título: Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 4

627 

Imagem por: Jsome1

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 17:38:58

    Que linda a foto! Deve ser muito bonita essa Ponte de Lima, cheia de seus mistérios e histórias surpreendentes!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Ponte de Lima – a excelência do sarrabulho limiano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: Jsome1

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios