Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Lafões – o que a serra esconde

Lafões – o que a serra esconde

Categoria: Viagens
Comentários: 1
Lafões – o que a serra esconde

A Beira Alta possui paisagens magníficas e únicas, albergando igualmente um dos mais requisitados espaços termais da Península Ibérica: as termas de São Pedro do Sul. Esta vila beirã possui também outros motivos de interesse, como o Convento Franciscano de São José, completamente restaurado e remodelado, onde presentemente funcionam os serviços da câmara municipal. A Igreja da Misericórdia, do século xviii, evoca a arquitectura religiosa barroca, com a fachada principal revestida de azulejos. As casas senhoriais e os solares particulares de beleza singular da Praça da República (dos quais se evidencia o Solar da Lapa, do século xvii) complementam a riqueza dos monumentos públicos.

Não obstante a sumptuosidade arquitectónica, São Pedro do Sul goza ainda da beleza do rio Vouga e das serras circundantes, sendo detentora de uma água riquíssima cuja relevância para a agricultura e para os tratamentos termais é fundamental.

A chamada Vila do Banho começou a ser povoada antes do período romano. Localiza-se na Várzea de Lafões e remonta ao século xi. As termas, com resultados comprovados na terapêutica de doenças das vias respiratórias, pela elevada afluência que constatam, acolheram, em Maio de 2006, o XI Congresso Internacional de Termalismo.

As termas de São Pedro do Sul eram conhecidas como Caldas de Lafões e sempre foram frequentadas por personagens ilustres. Ao que parece, já D. Afonso Henriques, depois da retirada da batalha de Badajoz, em 1169, foi tratar-se de um ferimento nas águas termais de São Pedro do Sul, e a rainha D. Amélia viria a dar, em 1894, o seu nome ao balneário que ainda subsiste.

No presente, o complexo termal, dotado de alguns vestígios deixados pelos Romanos, como a ponte que atravessa as termas e as ruínas do Balneum Romano, possui um núcleo museológico onde é possível conhecer as técnicas mais antigas aplicadas nos tratamentos.
A gastronomia é outra das riquezas desta zona, sendo a vitela assada à moda de Lafões, acompanhada do célebre vinho da região, o prato mais típico.

A Aldeia da Pena, situada num local perdido no meio da serra, exibe uma meia dúzia de casas de xisto com telhados negros, que albergam duas mãos cheias de habitantes, com tendência para diminuir. O único casal jovem da aldeia explora a Adega Típica, onde se podem comprar produtos característicos, que vão das réplicas de casas em xisto, aos potes de mel e a licores de mel caseiros.

A aldeia do Fujaco, cujas casas, com telhados de lousa negra, aparentam estar penduradas na encosta, embora ostentando particularidades distintivas da Aldeia da Pena, é igualmente dotada de uma beleza tão rara que merece uma visita. As regras de trânsito aqui podem ter de ser adaptadas para dar prioridade às imensas cabras que pastam mesmo à beira da estrada. À calma, ao verde e à água que corre nos riachos, juntam-se as pessoas, de pureza e simpatia genuínas, que apresentam um largo sorriso como cartão de boas-vindas. Não quer vir experimentar este caloroso acolhimento?


Maria Bijóias

Título: Lafões – o que a serra esconde

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

640 

Imagem por: gustavo.kunst

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    13-06-2014 às 17:12:30

    Adorei seu texto sobre Lafões! Realmente, há muitos lugares que devemos explorar nesse mundo!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Lafões – o que a serra esconde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS\"Rua
Anualmente,ouvimos falar de muitos cremes e produtos para a pele milagrosos,descrevendo até mesmo uma renovação da pele anormal, para os padrões e formulas químicas inclusas no produto.
A Verdade é que são poucos os produtos que realmente fazem alguma diferença.

Mas aqui informamos uma lista de 5 cremes para a pele dermatologicamente testados e que realmente fazem a diferença sem propagandas enganosas comprovado por médicos usuários sendo reconhecidos pela qualidade no mercado atual dos cosméticos.

ATENÇÃO PARA A LISTA TOP5 PRODUTOS PARA UMA PELE MAIS SAUDÁVEL:

VITANOL A-ácido retinóico limpeza facial profunda clareamento de pele peeling recomendado pelos dermatologistas sendo o mais frequente em recomendações médicas.

Active Dermato Creme Esfoliante Facial, 60g realmente
rende uma boa limpesa facial -O Boticário

Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove sim um resultado mais leve.

Idebenona, nova favoritaa dos espertinhos, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.

Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem Boaa no mundo dos cremes clareadores.

DICA RÁPDA:HIDRATANTE MELHORA SIMMMM AS RUGAS!!
O uso de filtro solar, associado ou não ao hidratante, protege a pele dos raios ultravioleta. É preventivo contra envelhecimento e até tumores de pele.
DICA RÁPDA: Todo creme deve ser passado debaixo para cima
DICA RÁPDA: Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele tem de ser da mesma linha
DICA RÁPDA:Os cremes usados à noite não deixam a pele respirar.

.O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante e quando existem famílias que as mães, as mulheres família tem muita celulite, as filhas terão logicamente maio tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilinhos, mais femininos", são aqueles que tem mais chance de ter celulite, enquanto que aqueles mais retos com características um pouco mais masculinas são aqueles que tem menos chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido, as trocas do tecido vão piorando gradativamente, vai havendo uma má irrigação e uma alteração dos vasos desse tecido e também há uma questão relacionada a célula gordurosa que é uma célula hipertrofiada e com maior dificuldade de metabolização da gordura. Tudo isso associado faz com que a celulite possa aparecer.


Pesquisar mais textos:

Bell Bellucci

Título:MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Autor:Bell Bellucci(todos os textos)

Imagem por: gustavo.kunst

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios