Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Saiba como responder a perguntas em uma entrevista de emprego – Experiências Profissionais

Saiba como responder a perguntas em uma entrevista de emprego – Experiências Profissionais

Categoria: Outros
Comentários: 2
Saiba como responder a perguntas em uma entrevista de emprego – Experiências Profissionais

Este artigo faz parte de outros documentos já publicados que auxiliam na preparação para uma entrevista de emprego, atitudes a tomar durante ela e as respostas corretas a perguntas comuns, feitas por entrevistadores. Agora, será tratado de questões com relação a empregos anteriores e algumas pegadinhas comuns nesses tipos de processos.

Sobre a empresa anterior
Tome cuidado com as perguntas a seguir e lembre-se que a entrevista é para avaliar você. O entrevistador busca, com essas perguntas, saber como você lidou com os problemas no trabalho, se você tem ética, se é maduro profissionalmente, entre outras coisas que serão tratadas logo abaixo.

1 – Fale-me de sua opinião sobre a empresa ou o chefe anterior?
Jamais fale mal do chefe ou da empresa e também evite comparações entre elas. Fale que era uma boa companhia, e que o chefe sempre foi profissional quando em contato com você.

2 – Fale do que você não gostava no seu ultimo emprego?
Nunca reclame, pois quem está sendo avaliado é você e não seu ex-emprego. Você não tem críticas e gostava de tudo.

3 – Fale dos pontos negativos e positivos de seu chefe anterior.
Da mesma maneira que falar sobre a empresa. Mencione os pontos positivos e as experiências boas. O entrevistador busca saber se você é uma pessoal leal e profissional.

Pegadinhas
Silêncio após algumas perguntas - Essa é uma pegadinha típica de se fazer após perguntas difíceis. O entrevistador, após receber a sua resposta de alguma pergunta, invés de continuar a entrevista fica encarando-o com uma expressão nula (que não representa aprovação ou desaprovação com relação a sua resposta) e em silêncio total. Geralmente, os candidatos imaginam que seus comentários estão errados e tentam corrigir, piorando a situação de vez. A intenção desse truque é afetar o psicológico das pessoas, intimidando-as e as estressando para ver suas atitudes. Diante dessa situação, apenas aguarde em silêncio e olhando para o entrevistador. Após alguns instantes, se ele não tiver nenhuma reação, pergunte discretamente: “Deseja mais algum esclarecimento sobre essa questão?”. De duas uma: ou o entrevistador dará continuidade no processo, ou irá continuar da mesma forma. Se ocorrer a segunda opção, continue aguardando em silêncio e com tranquilidade, olhando para o entrevistador com respeito.

Informações confidenciais
Essa situação pode ocorrer quando você estiver falando de seus antigos empregos ou atual. Se você notar que o entrevistador está realmente buscando alguma informação confidencia sobre a empresa, seja sempre integro. Responda somente as perguntas que julgar de caráter público. Em relação a perguntas que irão infringir sua integridade para responder, diga que ir além das informações já mencionadas seria contra seus princípios e violaria a confiabilidade da outra companhia. Tudo isso é apenas um teste para ver se você é capaz de aguentar a pressão e resistir.


Lucas Souza

Título: Saiba como responder a perguntas em uma entrevista de emprego – Experiências Profissionais

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

633 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    06-09-2014 às 18:45:24

    Cara, brutal! Gostei e irei aplicar, sem dúvida! Muito obrigado!

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 13:34:42

    Oi Lucas, também gostei muito desta dica, como de todas as outras. Neste artigo gostei de conferir as pegadinhas mais comuns que os candidatos podem cair em uma entrevista. Imagine quantas pessoas não caem nessa: “O entrevistador, após receber a sua resposta de alguma pergunta, invés de continuar a entrevista fica encarando-o com uma expressão nula (que não representa aprovação ou desaprovação com relação a sua resposta) e em silêncio total” é preciso muita atenção.

    ¬ Responder

Comentários - Saiba como responder a perguntas em uma entrevista de emprego – Experiências Profissionais

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios