Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Insucesso Escolar

Insucesso Escolar

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 4
Insucesso Escolar

O insucesso escolar é caracterizado pelo baixo rendimento escolar dos alunos que, por inúmeras e distintas razões, não conseguiram obter resultados satisfatórios no período escolar e que, como consequência, são retidos. O insucesso escolar ocorre quando um aluno não tem interesse e não se dedica às tarefas escolares com motivação.

Esta problemática afeta um em cada três alunos em Portugal.

As causas do Insucesso Escolar incidem sobretudo nos jovens e na família, no entanto, o meio escolar, social, económico e cultural também têm a sua importância.

A prevenção é o papel do jovem e de todos os que o rodeiam. A prevenção de maneira precoce das dificuldades de aprendizagem é a melhor forma de precaver o Insucesso Escolar. O desleixo e a preguiça são os piores inimigos. Os pais são essenciais na prevenção do Insucesso Escolar dos filhos. Devem estar atentos às mudanças dos jovens e evitar acusar as más companhias ou a Escola dos seus resultados negativos. Os pais devem, no entanto, aceitar a autonomia e independência dos filhos, para que estes se apercebam de que estão a crescer e, gradualmente, se tornem responsáveis.

O ponto fundamental é o diálogo. Os pais devem estar presentes para guiar e aconselhar. O facto de um jovem ter 18 anos não significa que já se pode orientar sozinho e que não necessita do apoio dos pais.

O ponto de vista do educador e filósofo, Paulo Freire, relativamente à educação é aquele com que mais concordo. Paulo Freire vê a educação essencialmente como uma intervenção, isto porque, sem educação não temos conhecimento, nem possibilidades de ascender de forma profissional ou, até como seres humanos.

A educação é a grande criadora da sociedade. Sem ela, a comunidade estaria desorganizada e incapaz de realizar diversas funções. Se o ser humano não se preocupasse em aprender e ensinar, provavelmente ainda pensaríamos que a Terra é plana.
O ser humano é curioso por natureza, por isso não entendo o Insucesso Escolar. Não consigo compreender porque é que algumas pessoas preferiam não estudar e ficar em casa sem nada com que se entreter.

Até esta problemática ser combatida, teremos de enfrentar imensas dificuldades. Ou então, será assim para sempre. Cabe a cada um de nós decidir como deverá ser o futuro. Para mim, desistir da escola é desistir da vida.


Miaumiaumiau

Título: Insucesso Escolar

Autor: Miaumiaumiau Miaumiaumiau (todos os textos)

Visitas: 2

622 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    28-07-2014 às 15:33:38

    Acredito que os pais devem acompanhar o andamento de estudos dos seus filhos. Às vezes, esses alunos sentem-se dificuldade e não tem com quem conversar, pois os pais estão muito ocupados e não dão atenção. Eles precisam de muito incentivo e cobrança não muito exagerada.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:49:14

    Este é um problema dos mais complicados com que pais e professores se deparam. O desinteresse é muitas vezes o causador e tendo em conta as condições com que muitos professores se deparam a nível de escolas e ministério, as coisas não têm tendência a melhorar. Um trabalho entre casa e escola é sempre o ideal, mas a prevenção é de facto o mais indicado.

    ¬ Responder
  • MiaumiaumiauSara Priscila

    03-07-2012 às 17:15:29

    Concordo, mas como aluna também tenho observado professores que fazem tudo pelos seus jovens e eles não retribuem da mesma foram. Estão cada vez menos interessados.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla

    02-07-2012 às 12:37:46

    O problema começa nas escolas e em como os professores dão as aulas, esta certo que não são todos, mas grande parte...

    ¬ Responder

Comentários - Insucesso Escolar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios