Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Visite Astúrias!

Visite Astúrias!

Categoria: Viagens
Comentários: 2
Visite Astúrias!

O Principado das Astúrias é uma comunidade autônoma e uma província de Espanha. O seu idioma oficial é o castelhano e a capital é Oviedo. O idioma oficial é o castelhano. Também é usado o asturiano maioritariamente nas áreas rurais. Como curiosidade histórica, é sabido que após a queda do regime franquista, surgiu a necessidade de recuperar culturalmente o uso da língua asturiana. Em 1981 criou-se a Academia da Língua Asturiana para que esta língua fosse estudada e não se perdesse.

O título atribuído ao herdeiro do trono de Espanha, atualmente o príncipe Felipe, é o de Príncipe de Astúrias.

Devido à sua beleza esmagadora, esta província é conhecida como 'paraíso natural'.

Geograficamente, situa-se junto ao Mar Cantábrico, na parte norte da cordilheira Cantábrica. A oeste encontra a Galiza, a sul faz fronteira com Castela e Leão, a Este limita-se com a Cantábria e a Norte tem a zona litoral, onde termina abraçando o Mar Cantábrico.

O relevo das Astúrias é muito recortado e escarpado. A sua costa litoral tem belíssimas praias, rias e cabos recortados. Os cursos de água são curtos mas muito rápidos. Numa das suas zonas mais elevadas situa-se o seu Parque Natural com cerca de 2600 metros acima da altura do mar.

Oviedo é a sua cidade principal, a sua capital. A maior parte dos habitantes asturianos espalham-se ainda por Gijón, Langreo, Avilés e Mieres. Por outro lado, existem as zonas inóspitas e montanhosas onde praticamente não se encontra ninguém.

Gastronomicamente, a cozinha asturiana é muito rica e variada em aromas e sabores. O prato mais conhecido é a favada asturiana. É um prato guisado feito com favas de granja, uma variedade de feijão branco, acompanhada de chouriço, morcela, lacão e toucinho.

NO que diz respeito ao consumo de peixe, é de realçar a enorme variedade de pescados frescos e mariscos do Mar Cantábrico. Ao longo do seu território, existem mais de cem variedades diferentes de queijos artesanais. O 'Cabrales' é o mais popular.

Na hora de pedir a sobremesa, o doce mais tradicional é o arroz 'con leche', as 'casadielles', que são um tipo de empadas de massa folhada, com recheio de frutos secos variados previamente triturados, misturados com açúcar e regado com anis! Delicioso!
Para desfrutar das Astúrias tudo tem de ser bem apreciados, desde as suas paisagens magníficas à sua gastronomia. Visite as Astúrias!


Rua Direita

Título: Visite Astúrias!

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Carina Anjo

    04-11-2014 às 11:40:37

    Um bom destino de férias sem dúvida!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 23:13:10

    A Rua Direita incentiva a conhecer esse belo lugar! Muito bom o seu texto!

    ¬ Responder

Comentários - Visite Astúrias!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios