Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Automóveis > Acidente de auomóvel- direitos e deveres

Acidente de auomóvel- direitos e deveres

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Automóveis
Visitas: 8
Comentários: 1
Acidente de auomóvel- direitos e deveres

Independentemente do carro que se conduza, da cidade onde se reside ou das características de um condutor, convêm estar atento aos direitos e deveres, em caso de acidente de automóvel.

O seu número é cada vez mais frequente, embora nem sempre seja fatal e nem sequer deixem feridos, mas o que importa é circular com os documentos pessoais no carro, assim como ter o seguro am dia.

Hoje em dia todas as seguradoras disponibilizam um simulador nas suas páginas online, onde qualquer pessoa pode calcular o valor do seguro a pagar.
Pode ainda optar-se por fazer uma simulação por telefone, tendo apenas á mão o livrete ou documento único, a carta verde e a carta de condução. Depois de saber qual a seguradora que pratica um preço mais barato, pode transferir-se o seguro ou negociar novamente com a seguradora.




Além dos documentos sempre em ordem, qualquer condutor deve estar a par dos seus deveres e direitos, no caso de haver um acidente ou um toque no automóvel, independentemente das circunstâncias em que tal se verifique.

Se eventualmente isso acontecer ,convêm preencher a declaração amigável ou descrever o acidente numa folha em branco, onde se anota os dados do outro condutor, do automóvel e número de apólice de seguro.

De seguida deve chamar-se de imediato aa autoridades, PSP ou GNR se houver feridos, no caso de as versões dos dois não forem coincidentes.Deste modo o auto de ocorrência do sinistro é útil para avaliar as responsabilidades.

Todas as provas devem ser guardadas, como fotografias do local, dos danos no carro e das testemunhas assim como as respetivas moradas.
Mesmo que num acidente não haja feridos graves não se deve abandonar o local a menos que se esteja muito ferido.

Se porventura o responsável pelo acidente não tiver um seguro válido, ou no caso de haver feridos, deve contatar- se ainda o Fundo de Garantia automóvel.
Após estes procedimentos deve participar-se à seguradora o acidente, no prazo de oito dias seguintes.

Depois da participação, cabe à seguradora fazer a avaliação dos danos do automóvel e proceder ao pagamento das despesas com a oficina. È conveniente escolher uma seguradora fiável para estas eventualidades, pois nem todas são prestáveis. Nesse caso o melhor é procurar outras alternativas.

Algumas são mais vantajosas e cobrem desde a responsabilidade civil, assistência em viagens e protecção jurídica e, ainda no caso de choque, colisão ou capotamento.
O ideal é estar-se sempre bem informado, antes das coisas acontecerem. E, tomar uma boa opção!


Pedro gil Ferreira

Título: Acidente de auomóvel- direitos e deveres

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 8

778 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    17-06-2014 às 05:24:25

    A primeira coisa que deve evitar é conduzir alcoolizado. Parece que as pessoas ainda não aprenderam isso. Que falta de responsabilidade!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Acidente de auomóvel- direitos e deveres

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios