Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como os micróbios penetram no corpo?

Como os micróbios penetram no corpo?

Categoria: Saúde
Como os micróbios penetram no corpo?

As infeções são doenças transmissíveis de pessoa para pessoa, estando a gripe , a constipação, papeira e sarampo incluidas neste tipo de enfermidade.

As infeções são, não obstante, originadas por quatro espécies de microorganismos;bactérias,protozoários e fungos e vírus.

Os micróbios são parasitas, o que significa que vivem à custa das células saudáveis do corpo, e nelas se multiplicam.Por outro lado, penetram no organismo ou são para aí levados de várias maneiras, neles se introduzindo através de diversos meios.

Na maior parte dos casos, os micróbios são inalados através do nariz. Este encontra-se revestido de pêlos muito finos, que captam a maior parte dos micróbios, antes de estes conseguirem entrar no organismo e provocar doenças.

As doenças podem assim passar de umas pessoas para as outras por meio de contato sexual, chamadas doenças venéreas. Algumas delas provocam prurido e comichão, nas virilhas, exigindo cuidados hospitalares.

Outras porêm, penetram no trato urinário, sendo por vezes apanhadas nos assentos das retretes infetadas das casas de banho públicas.

Mas, os micróbios são também susceptíveis de alojar-se nos ouvidos e nos olhos originando infeções.

A boca é contudo, o local de entrada preferido pelos micróbios, que penetram no corpo, em conjunto com água ou alimentos misturados no ar que respiramos.

Algumas infeções são transmitidas por contato direto. Acontece por exemplo no herpes, o qual, geralmente, provoca sinais visíveis de infeção em redor da boca ou nas virilhas.

Ao contrair-se gripe,, por exemplo, o vírus encontra-se alojado no nariz ou na garganta. Este transmite-se a outra pessoa no ato de expirar, de tossir ou de espirrar, porque os micróbios estão presentes nas gotículas de líquido da respiração.

A propagação dos micróbios é feita ainda através de água contiminada, siusceptível de agir como veículo transmissor de infeções,especialmente em locais destituídos de rede de esgotos ou de tratamentos de água.

A cólera é um exemplo de doença em que a água funciona como veículo de propagação. Neste caso ela provoca diarreia e pode levar à morte.

A epidemia é um surto que se espalha, de uma doença infeciosa. Os exemplos mais recentes e graves são os surtos epidémicos de uma nova infeção bacteriana, chamada a doença dos legionários, que apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, mas se não for tratada pode matar.

Os insetos, moscas, pulgas e mosquitos também pode ser veículos transmissores de micróbios, provocando doenças como a malária, em pessoas picadas por estes.


Pedro gil Ferreira

Título: Como os micróbios penetram no corpo?

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 0

777 

Comentários - Como os micróbios penetram no corpo?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios