Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Saiba fazer a barba corretamente

Saiba fazer a barba corretamente

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Beleza
Visitas: 12
Comentários: 20
Saiba fazer a barba corretamente

Fazer a barba correctamente não tem nada que se lhe diga, mas mesmo assim muitos são os homens que não têm consciência de alguns dos principais passos, que poderão evitar cortes, irritações e que o acto de barbear deixe de ser um martírio ou um acto de masoquismo em prol da beleza, transformando-se num hábito agradável e que o deixará com uma sensação agradável o resto do dia.

Antes de iniciar o barbear deverá sempre, fazer uma limpeza com um tónico (para livrar a pele de elementos indesejados, como gorduras e células mortas) antes do barbear, aproveito duche para o fazer, pois este tónico juntamente com o vapor da água irá ao mesmo tempo dilatar os poros facilitando a acção de limpeza e do próprio barbear.

Quando chegar à altura de barbear-se passe bastante água quente pela face de forma a abrir bem os poros e a amolecer bem os pêlos contribuindo para um barbear mais fácil e sem ter uma sensação do pelo a ser cortado demasiado incomodativa. Aplique o creme de barbear (normal ou para peles sensíveis) usando movimentos circulares, para que este se impregne de uma forma mais adequada na pele e pêlos, massaje a pele durante uns dois minutos.

Na hora de aplicar a lâmina na pele deverá primeiro, barbear-se de acordo com o sentido do crescimento do pêlo e depois ir contra a direcção do nascimento, para alcançar um barbear mais eficaz, lembre-se de que não tem de fazer grande esforço com a lamina pois esta deverá fazer o trabalho por si. Deixe a zona do queixo e lábio superior para o fim, pois esta geralmente, é a zona em que os pêlos têm uma maior espessura e necessitam de mais tempo para amolecerem.

Após verificar que acabou de se barbear, lave bem a cara com água fria, para fechar os poros e refrescar a pele, usando uma toalha para levemente retirar o excesso de água que fica no rosto.

Como passo final é aconselhável aplicar um bom aftershave, creme hidratante ou até mesmo um protector solar com hidrante para proteger a pela da acção de radicais livres e manter a sua pele macia e com um aspecto fantástico.

Dicas e Sugestões



Para quem não quer, ou não gosta de tirar totalmente a barba, pode usar uma máquina de rapar ou aparar os pêlos. E se você quiser que os pêlos fiquem curtinhos use a máquina na altura nº 1. Ou se quiser um pouco mais longo use o nº 2. Já para as sobras que ficam no pescoço, a dica é prestar atenção ao tipo de rosto que tem.

Se o seu rosto for um pouco gordinho, onde o pescoço é junto do queixo, a dica é deixar dois dedos de barba e retirar o resto. Essa técnica disfarça o excesso de gordurinhas na região. Mas se você tem um rosto comprido, a dica é tirar os pêlos da frente e fazer uma linha recta na direcção da nuca, dessa forma você cria uma impressão de que o rosto é mais volumoso. Meça a linha da barba de uma vez só, e não fique tentando acertar o que está torto, pois isso só vai piorar a situação.


Waldiney Melo

Título: Saiba fazer a barba corretamente

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 12

809 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 20 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    24-10-2012 às 10:11:16

    O quê!? Agora é preciso ler um manual para se aprender a fazer a barba. O ideal era mesmo não ter barba que fazer...

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    07-10-2012 às 23:18:32

    Há uns anos atrás o meu marido partiu um braço (o direito) o que o impedia de fazer algumas coisas. Como é destro sentia-se limitado em muita coisa. Devo dizer que fazer a barba (pelo menos para mim que nunca tinha experimentado) foi das coisas mais difíceis que já fiz. Não sei se pelo receio de o magoar se pela falta de experiência, deixem-me que confesse, o processo não é tão fácil como se julga.

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    04-10-2012 às 13:45:03

    Li os comentários e verifiquei que a maior parte dos homens acha que fazer a barba é uma tormenta.Mas com as dicas excelentes da autora tudo se torna mais fácil se for posto em prática.O ato de abrir os poros com uma limpeza inicial e colocar um creme no final ajuda a aaciar a pele e não a deixa irritar.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    04-10-2012 às 13:40:26

    O texto da autora traz excelentes dicas para os homens fazerem a sua barba.O fato de muitos não usarem um creme no final faz com que a pele fique irritada e vermelha por algum tempo.A ato de fazer uma limpeza inicial para abrir os poros e facilitar a eliminação dos pelos também é importante.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    04-10-2012 às 01:47:51

    Meu namorado fazendo a barba é uma comédia. Ele sempre deixa pequenos tufos de pelos pelo rosto.Não sei mais o que inventar pra ele fazer a barba inteira =)Dizem que é muito difícil, ainda mais que algumas pessoas emagrecem 3kg de tantos bifes que retiram do rosto.Aqueles barbeadores eletreicos funcionam??? Alguém sabe de técnicas mais eficientes de barbear?Pensei até em mandá-lo fazer uma depilação a laser, pois parece valer o custo benefício.Alguém já fez?

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    03-10-2012 às 01:35:02

    Parabéns pelo excelente texto com dicas preciosas que vão ajudar todos os homens a fazerem um barbear mais suave sem irritar muito a pele.É terrível quando nos cortamos quando fazemos a barba, outro dia mesmo fiz um corte profundo enquanto me barbeava e demorou pra conseguir estancar o sangue, fora a cicatriz que ficou depois.Vou seguir as dicas de usar um tônico juntamente com água quente para amolecer os fios

    ¬ Responder
  • Cristina SousaCristina Sousa

    02-10-2012 às 18:52:44

    Pelo que sei, em primeiro lugar o homem tem que espalhar a espuma no rosto, e de seguida, deslizar a gilete no sentido dos pelos, para os cortar o mais rente possível à pele. Deverá após, aplicar uma loção hidratante. No entanto, há homens que fazem a barba com a máquina de barbear, talvez porque seja mais higiénico ou rápido, ou porque tem uma pele sensível quanto a usarem a gilete.

    ¬ Responder
  • Ruben DuarteRuben Duarte

    01-10-2012 às 11:38:23

    O acto de fazer a barba diariamente pode ser um sacrifício para muitos homens. Isto porque muitos têm a pele mais sensível, o que a torna mais propensa a irritações provocadas pelas lâminas quando elas passa mais do que uma vez na mesma zona do rosto. Isto agrava-se ainda mais se a lâmina já não estiver a cortar eficazmente. O seu texto é um excelente contributo para o dia-a-dia masculino!

    ¬ Responder
  • Ruben GonçalvesRuben Gonçalves

    30-09-2012 às 23:34:05

    Fazer a barba é um habito, em muitos casos diário, que para muitos homens seria dispensável mas infelizmente não é.Já que somos obrigados a essa rotina é importante que o façamos de forma eficiente sem cortes nem irritações e de preferência o mais rapidamente possível.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    28-09-2012 às 14:03:08

    A maior parte dos homens gosta de fazer a barba com máquina de barbear.De fato é mais rápido e eficiente mas o que importa é que depois se passe no rosto um tónico e creme pós barbear. Deste modo a pele não fica irritada e funciona como um antibacteriano.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    27-09-2012 às 05:53:15

    Fazer barba todos os dias é um tormento, várias vezes já me cortei e muitas vezes a pele fica irritada e meio vermelha,uso sempre gilette com 3 laminas e espuma de barbear hidratante mas muitas vezes ainda acabo me cortando,tentei usar barbeador elétrico mas a barba não fica bem feita então voltei a fazer com lâmina.Seria bom fazer uma depilação definitiva nessa área pra barba nao crescer mais

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    26-09-2012 às 22:55:20

    Acho que primeiro de tudo deve-se higienizar bem o rosto.Depois passar um creme pré-barba,para só depois depilar o rosto ou melhor barbear,e por último recorrer a uma loção pós-barba.E pronto a pele estará depilada.

    ¬ Responder
  • Lucas SouzaLucas Souza

    25-09-2012 às 17:07:56

    Grande dica Waldiney, me ajudou bastante a fazer a barba. Eu possuo uma barba grossa e com sentidos alternados pelo rosto, o que atrapalha bastante na qualidade final depois de se barbear, pois algum pelos ficam bem rentes à pele, mas outros não, parecendo que o aparelho de barbear estava sem corte ou coisa do tipo. Minha esperança agora é apostar em um barbeador elétrico, tomara que seja mais confortável e não perca na qualidade.

    ¬ Responder
  • Pedro gil FerreiraPedro gil Ferreira

    25-09-2012 às 14:43:01

    O leitor gosta de fazer a barba com lâmina ou máquina de barbear?.Eu pessoalmente uso os dpois étodos mas considero que a máquina é mais rápida e eficiente.No caso de uma barba fina e pele delicada a lâmina está perfeita, especialmente se aplicar um creme de barbear para peles sensíveis. Depois é só passar um tónico e creme pós barbear da Nívea ou outro.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 14:22:45

    Fazer a barba nem todos os homens sabem. Com muita prática, costume isso se torna possível. Há uma maneira correta e simples, mas nem todos estão preocupados com isso. O que você colocou nesse texto é de muita valia, pois nos mostra em como fazer a barba de um jeito jamais visto. Tenho certeza que será muito útil para muitos homens que não possuem essa prática. Muito bom o seu texto, você está de parabéns!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    24-09-2012 às 13:39:37

    Fazer a barba corretamente é muito importante para o homem.O rosto deve estar sempre bem cuidado, inclusive a barba que se não for feita dá um ar de desleixo.Há homens que preferem as giletes, outros optam pela máquina de barbear e ountros vão ao barbeiro.Mas o que interessa mesmo é que ele fique bem feita e a pele macia com um creme pós barbear.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    23-09-2012 às 13:53:22

    Uma vez que o rosto de um homem é atraente com barba (a comum “barba de dois dias”, da qual se diz que afinal aparam milimetricamente) ou sem ela, não sendo aceites meias medidas, é importante que os jovens aprendam a fazer a barba correctamente. O seu texto pode assim ser uma boa ajuda para jovens perdidos no universo dos adultos, que por qualquer razão não podem contar com a ajuda de uma figura masculina.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    23-09-2012 às 00:26:49

    Muita gente precisa realmente ler vários textos de como fazer a barba corretamente,para quem sabe um dia parar de se cortar.Apesar de parecer uma tarefa fácil,dependendo da forma que a barba é feita os pelos podem encravar.

    ¬ Responder
  • SolangeSolange

    13-05-2011 às 03:48:25

    De preferencia a fazer a barba a noite. Passe logo após ter feito a barba passar a agua oxigenada vol 10 com algodao e lavar apos 2 minuto. E depois passar um creme idrantante de preferencia pelo renew conforme a idade pois alem d ajudar contra as rugas é um grande idratante para o rosto. Espero ter ajudado pois vejo a comprovacao no rosto do meu rosto.

    ¬ Responder
  • Lauraci Pimentaana

    18-03-2011 às 12:23:44

    Olá, meu marido tem sérios problemas com a barba, mesmo depois do banho quando ele faz a barba a pele dele fica irritada e com pelos q parecem inflamados. Se vocês tiverem alguma dica, por favor me mandem por e-mail. Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Saiba fazer a barba corretamente

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios