Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > A Pura Beleza Está Em Si

A Pura Beleza Está Em Si

Categoria: Beleza
Visitas: 8
A Pura Beleza Está Em Si

A idade é, por definição e conceptualização mais ou menos vulgarizada, a principal inimiga da beleza. O aparecimento das rugas, dos pés de galinha, não raramente transformados em autênticas patas de peru, dos cabelos brancos, a flacidez crescente, o aumento do tamanho das extremidades, nomeadamente das orelhas e do nariz, e outras modificações decorrentes do passar dos anos constituem, para muita gente, um pesadelo inevitável a evitar a todo o custo. Talvez por isso, sobretudo as senhoras, tenham tantas reservas em responder à famigerada pergunta: «Qual é a sua idade?» Algumas nunca ultrapassam a casa dos trinta, replicando: «Trinta e alguns meses». Mas se lhes voltarem a questionar: «Quantos meses?», a resposta poderá, eventualmente, surpreender: «Duzentos e cinquenta e quatro…»

Não obstante, os homens mostram-se cada vez mais preocupados com o seu aspecto exterior e com a manutenção de uma certa aparência, mesmo quando a meia-idade já descamba para a terceira. Por isso, é possível que o seu marido olhe para o espelho e se ache feio, gordo, acabado, como que a solicitar, indirectamente, um elogio. Pode sempre retorquir-lhe, em estilo de incentivo, que a visão dele se encontra em perfeitas condições…

O peso e o volume integram outro dos “cavalos de batalha” de quem se preocupa com estas matérias da beleza. Por vezes, não se trata de diminuir somente o índice de massa corporal, mas também de reduzir o volume. De facto, em muitos casos, o peso não constitui o problema mais premente, sendo as gorduras localizadas a principal fonte de desconforto e mal-estar. Há situações-limite em que só uma lipoaspiração de magnitude máxima, possivelmente com o recurso a aspiradores de tecnologia industrial, é capaz de resolver o excesso! … Em circunstâncias menos graves, alguma contenção alimentar ou até uma dieta, controlada por nutricionistas (!), são passíveis de produzir resultados satisfatórios. Bem, há pessoas a fazer regimes de duas semanas em que a única coisa que perdem é quinze dias…

O cabelo faz, igualmente, parte dos contemplados do pódio das prioridades de produção da beldade. Possuir uma cabeleira tipo ninho de ratos ou um capachinho a levantar constantemente voo não constará dos padrões predefinidos de excelência! Contudo, há penteados e penteados… Seja como for, quando alguém vai arranjar a sua penugem superior, gosta que reparem e elogiem, e não que façam interrogações parvas: «Cortaste o cabelo?», que só dão vontade de retrucar algo do género: «Não, tirei-o para lavar».

Depois, há também troca de mimos neste contexto da subjectividade da aparência. Se um cavalheiro observar a outro que tinha um bigode igual ao seu mas que, como era horroroso, o rapou, tal afirmação é susceptível de ser entendida como ofensiva. Tomando a palavra, o “bigodudo” atingido pode ripostar que foi por ter uma cara igual à do seu interlocutor, pavorosa portanto, que deixou crescer o bigode…



Maria Bijóias

Título: A Pura Beleza Está Em Si

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 8

612 

Comentários - A Pura Beleza Está Em Si

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios