Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Conceito de Beleza

Conceito de Beleza

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Beleza
Visitas: 94
Comentários: 33
Conceito de Beleza

Não existe consenso à volta do conceito de beleza. Se há quem veja a beleza física como essencial, para outros a beleza espiritual vem em primeiro lugar. O que para uns tem uma beleza extraordinária, para outros é completamente indiferente. Como nos diz o povo, “Quem feio ama, bonito lhe parece”.

Uma das mais concretas descrições de beleza foi feita por S. Tomás de Aquino, que a descrevia como “aquilo que provoca um conhecimento gozoso”, ou seja, a emoção que nos é provocada pelo estético.

Os padrões de beleza têm vindo a ser alterados ao longo dos tempos.

Na Grécia Antiga, o mote de corpo são em mente sã não era garantia apenas de saúde, mas também de beleza e proporcionalidade. Se na Idade Média, as senhoras de formas generosas eram as mais apreciadas pela sociedade, no Renascimento a beleza baseava-se na representação do Homem de Vitrúvio, de Leonardo da Vinci, devido à sua proporcionalidade.

Nos dias de hoje, a moda e as pressões sociais ditam regras e restrições, que podem por vezes ser prejudiciais à saúde.

A beleza é ordenada e alterada não só de acordo com os tempos, mas também com os ambientes e padrões culturais ou sociais.

Por exemplo, nos programas infantis, o vilão é normalmente retratado como uma pessoa feia, enquanto o herói é, por norma, uma pessoa extremamente atraente. Esta perceção de beleza é-nos incutida logo desde que somos crianças.

Bonecas, fotografias ou revistas ditam regras, normas e padrões de beleza que serão depois desenvolvidos ao longo de uma vida inteira e que se baseiam, essencialmente, na simetria e na proporcionalidade.

Para se atingirem estes parâmetros, há quem recorra a cirurgias estéticas ou outros métodos artificiais que vão proporcionar a beleza pretendida e, por consequência, dar também uma sensação de conforto e de autoconfiança que em muito pode melhorar a qualidade de vida.

Mas se existem os casos em que se recorre à cirurgia e a outros métodos para ganhar esse conforto, outros há em que em que esse bem-estar pode ser conseguido apenas com um corte de cabelo, um verniz das unhas ou uma massagem.

Sendo por muitos considerada como uma perceção caracterizada pelo que é agradável aos sentidos, será justo falar em beleza só na vertente física?

Não. Beleza é tudo aquilo que nos agrada. Uma cara bonita, um livro, um sorriso, uma noite fria de inverno defronte de uma lareira…


Luís Seco Passadouro

Título: Conceito de Beleza

Autor: Luís Seco Passadouro (todos os textos)

Visitas: 94

766 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 33 )    recentes

  • SophiaSophia

    23-04-2014 às 18:00:55

    O conceito de beleza é peculiar e particular de cada pessoa. Às vezes, o jeito, os movimentos, a forma de falar, cativa mais que a estética. O mesmo ocorre observando pelo inverso. Cada pessoa acha o outro ou a outra bela de acordo como vê. Esse negócio de padrão que a sociedade coloca, simplesmente, não existe!

    ¬ Responder
  • amanda

    19-11-2013 às 12:47:39

    muito bom os texto me ajudou muito no trabalho de portugues

    ¬ Responder
  • Kerolayne

    20-06-2013 às 14:22:51

    mto try

    ¬ Responder
  • Sana Toledo

    26-05-2013 às 19:30:24

    Obrigado.. Isso me ajudou muito na hora de fazer um trabalho.. bjos

    ¬ Responder
  • Pablo Leonardo

    12-11-2012 às 18:00:42

    muito obrigado, eu colei do seu texto pra mim fazer um trabalho... Muito obrigado mesmu vc mim ajudo muito

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    19-10-2012 às 09:56:24

    blah blah blah blha

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    14-09-2012 às 18:39:43

    O famoso ditado cai aqui como um luva: a beleza está aos olhos de quem a vê. São tantas pessoas lindas à sua maneira, e tantas pessoas que se tornam lindas se nos permitirmos adotar uma visão diferente. Fico impressionado com a quantidade de pessoas que insistem em tentar alcançar padrões de beleza que não passam de modismos ou febres. Mas enfim, o que vale é a felicidade. Muito bom o seu texto!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    11-09-2012 às 13:32:53

    Ainda que o conceito de beleza varie tanto no tempo como no contexto cultural, existem estudos que revelam que existem padrões que são tanto universais como intemporais. São subtis, é certo, estes traços, e operam mais ao nível inconsciente, formatando o nosso conceito de beleza. É o caso da simetria do rosto. De resto, os conceitos de beleza que operam mais ao nível do óbvio são claramente criados pela sociedade, tendendo a sofrer mutações.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Horta

    06-09-2012 às 00:20:24

    A realidade é que crescemos e vivemos numa sociedade em que as fotografias da revista passaram a ser o prototipo de pessoa bonita perante toda a sociedade. Os valores morais deixam cada vez mais de ter o sinonimo de beleza. O interior deverá ser o verdadeiro conceito de beleza. Bom texto.

    ¬ Responder
  • Maria Eduarda

    27-08-2012 às 23:47:39

    Eu fiz um trabalho de historia com isso e tirei 0

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojhonny armando

    07-08-2012 às 22:33:52

    oi eu adorei ler esse texto maravilhoso muito bom o texto me ajudou muito no trabalho de escola obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosoraia lara

    07-08-2012 às 22:24:38

    eu gostei muito desse texto na escola tirei nota dez lendo esse texto me ajudou muito obrigado pessoal deus de abençoe

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãosamara de oliveira

    07-08-2012 às 22:17:39

    eu gostei muito desse texto

    ¬ Responder
  • KiraKira

    13-06-2012 às 13:59:27

    valeu pessoal pude tirar uma ideia deste texto pra minha redação.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãodaniela

    22-05-2012 às 12:16:52

    muito bom me ajudou no trabalho

    ¬ Responder
  • Anne BeatrizAnne Beatriz

    30-04-2012 às 02:27:25

    Texto muito bom, esta bem completo para o meu trabalho de escola.

    ¬ Responder
  • robson

    22-03-2012 às 12:46:02

    vlw emo isso aew foi tudo de bom pra min vle aew ajudo bastante mesmo vlw

    ¬ Responder
  • naianenaiane

    12-01-2012 às 13:47:31

    adorei seu texto fez eu entende melhor para eu fazer meu trabalho

    ¬ Responder
  • gomesgomes

    17-10-2011 às 22:31:10

    Ate que este site nao e ruim

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJaqueline

    26-08-2011 às 20:21:23

    Nossa excelente texto

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãocintia

    17-03-2011 às 20:22:40

    muito bom o texto me ajudou muito para poder desenvolver omeu trabalho além logico do meu conceito sobre o tema!!!!

    ¬ Responder
  • janesleyjanesley

    17-03-2011 às 18:13:55

    como eu fico magra

    ¬ Responder
  • JosieleJosiele

    29-11-2010 às 12:26:57

    Era tudo o que eu precisava para o trabalho de filosofia, amei!!!

    ¬ Responder
  • PaullaPaulla

    06-10-2010 às 23:37:32

    Isso mee achudoo para um trabalhoo de escola (:

    ¬ Responder
  • felipe berolinifelipe berolini

    21-09-2010 às 00:46:55

    @samara
    eu tambem lol

    ¬ Responder
  • samarasamara

    29-05-2010 às 16:38:35

    lol adorei !!!!

    ¬ Responder
  • miguelmiguel

    26-05-2010 às 15:24:23

    muito bom texto.
    =D
    bastante bom, foi muito bom para o meu conhecimento, deselvolvi bastante a minha cultura geral e fiquei muito contente em ler este maravilhoso texto.
    muito intersante.
    =D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoka

    13-05-2010 às 13:55:52

    gostei desse texto, muito legal!

    ¬ Responder
  • RaynerRayner

    21-04-2010 às 18:40:01

    só na base do ctrl c ctrl v ² trabalho de Ed. Física

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAnônimo

    02-03-2010 às 00:38:09

    só fikei na base do ctrl c ctrl v pro meu trabalho de português :D

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAnonimo

    14-08-2009 às 21:27:34

    adorei o texto é super interressante e objetivo me ajudou bastante no trablho

    ¬ Responder
  • Dilma belfortDilma belfort

    10-08-2009 às 20:34:47

    to fazendo um trabalho da faculdade e entrei para ter mais ideias sobre o cenceito de beleza gostei do que li obrigado

    ¬ Responder
  • sabinasabina

    04-08-2009 às 00:22:14

    olha esse site me ajudou muito...
    eu tirei dez graças a vc's muito obrigaduuu

    ¬ Responder

Comentários - Conceito de Beleza

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Brinquedos próprios para bebês

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Brinquedos próprios para bebês\"Rua
É dezembro. Mês propício à troca de agrados, para adultos ou crianças. Os pequenos esperam ansiosamente pelo seu presente que, necessariamente, deve ser um brinquedo. Parece uma tarefa fácil, mas quando a criança é ainda um bebê, é normal as mães terem dúvidas quanto ao que será bom para o seu filho.


Um bom brinquedo deve proporcionar diversão e entretenimento, sem negligenciar a segurança e o bem-estar do pequeno dono. Na hora de comprar, considere principalmente a idade do bebê e seu desenvolvimento psicológico e motor. Para ajudar sua escolha e garantir o conforto e alegria de seu bebê com o novo brinquedo, selecionamos algumas orientações úteis para decidir-se.


Até os seis meses, a fase é de descoberta do mundo através da visão, audição e tato. O movimento dos móbiles vai encantá-lo, e os guizos ou brinquedos de borracha para apertar e emitir sons, o farão rir à toa.


Seguindo para o primeiro aninho, vai gostar de movimentar seus brinquedos. É hora dos carrinhos e brinquedos que flutuam. As bolas continuam um vislumbre, variando de tamanho, cores e consistências. Nesta fase, há a descoberta do paladar. Evite brinquedos com partes miúdas e o riscos de engasgos. Blocos grandes e macios vão agradar.


Entre 12 e 18 meses, quando o bebê já se movimenta praticamente sozinho, também deseja a autonomia dos brinquedos. Por isso, qualquer coisa para empurrar ou puxar, será ótimo. Blocos de montar ou empilhar exercitam a atenção, e tintas e papéis servem à criatividade. Caixas de música não serão dispensadas.


Até os 2 aninhos, há o deslumbre de como as coisas funcionam. Brinquedos para montar, encaixar, apertar, provocar barulhos, são irresistíveis. Gravadores, embora não sejam brinquedos, assim parecerão, quando o bebê puder ouvir-se e descobrir seus próprios sons. Pequenos pianos, microfones ou telefones completam a lista.


Daí para os 3 anos e meio, é o mundo do faz de conta. A criança será o “médico”, “professor” ou “mãe” que vai “cuidar” e “orientar” seus bonecos. Invista nesse mundo. Brinquedos para construir, puzzles, ferramentas, artigos caseiros, são boas opções.


Depois dessa idade, o bebê está se inserindo no universo escolar e social, e já pode optar. O conhecimento torna-se mais amplo, mas ele necessita exercitar a criatividade e assegurar o outro mundo de que faz parte, quando sua fantasia e sua inteligência dão as mãos e ele mergulha pra valer na aventura de brincar. É hora de ouvi-lo.


Pesquisar mais textos:

Hediene

Título:Brinquedos próprios para bebês

Autor:Hediene Hediene(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios