Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Benefícios e Malefícios do Chocolate

Benefícios e Malefícios do Chocolate

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 18
Benefícios e Malefícios do Chocolate

O chocolate, além de tão saboroso e apreciado, e apesar dos malefícios em termos da saúde e da linha relacionados com o seu consumo exagerado, contém certos benefícios que valem a pena especificar e salientar. Ao nível da nutrição, o chocolate contém proteína, embora não em quantidade muito considerável, minerais e açúcar, sendo que as quantidades deste variam em função do tipo de chocolate e do fabricante. Assim, o chocolate preto é conhecido e recomendado por conter menor quantidade de açúcar e por ser mais saudável, podendo um ou dois quadrados servir para saciar a vontade de consumir chocolate de leite, muito mais calórico. Este chocolate (o preto) é ainda rico em ferro e magnésio, por isso fortemente aconselhado em substituição dos outros tipos.

Este doce é feito a partir do cacau, que nasce do cacaueiro, árvore originalmente sul-americana. É sabido que, para transformar o cacau em chocolate, este é sobremaneira processado, sendo alvo de várias transformações. Para além de se torrar os grãos, descascar e triturar, o chocolate que nos chega para consumo é ainda resultado da adição de açúcar, gordura de cacau (nos melhores chocolates) ou vegetal, que se vai juntar à sua gordura natural, e leite.

Como desvantagem, o chocolate é, como já referi, um alimento muito calórico, uma vez que variável mas aproximadamente, 30% do seu peso é constituído por gordura. Não é, assim, aconselhável para quem está em dieta e o seu consumo diário é desaconselhável para qualquer pessoa, pois conduzirá, quase certamente, a um aumento de peso.

No entanto, o chocolate traz benefícios que não são de subestimar: provoca a conhecida sensação de bem-estar, explicada pela presença de uma substância denominada feniletilamina, que aumenta o bem-estar psicológico e emocional. Como aumenta o número de endorfinas no cérebro, é também um estimulante, ajudando, por exemplo, ao estudo. Adicionando a essa qualidade, contém ainda cafeína, uma vantagem para aqueles que precisam de manter o estado de vigília, mas que também o torna desaconselhável para crianças em certas alturas do dia e em grandes quantidades. Consumido com moderação, sem exageros e preferencialmente preto, o chocolate é um bom companheiro de muitos momentos.

Sofia Nunes

Título: Benefícios e Malefícios do Chocolate

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 18

783 

Comentários - Benefícios e Malefícios do Chocolate

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios