Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Benefícios e Malefícios do Chocolate

Benefícios e Malefícios do Chocolate

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 18
Benefícios e Malefícios do Chocolate

O chocolate, além de tão saboroso e apreciado, e apesar dos malefícios em termos da saúde e da linha relacionados com o seu consumo exagerado, contém certos benefícios que valem a pena especificar e salientar. Ao nível da nutrição, o chocolate contém proteína, embora não em quantidade muito considerável, minerais e açúcar, sendo que as quantidades deste variam em função do tipo de chocolate e do fabricante. Assim, o chocolate preto é conhecido e recomendado por conter menor quantidade de açúcar e por ser mais saudável, podendo um ou dois quadrados servir para saciar a vontade de consumir chocolate de leite, muito mais calórico. Este chocolate (o preto) é ainda rico em ferro e magnésio, por isso fortemente aconselhado em substituição dos outros tipos.

Este doce é feito a partir do cacau, que nasce do cacaueiro, árvore originalmente sul-americana. É sabido que, para transformar o cacau em chocolate, este é sobremaneira processado, sendo alvo de várias transformações. Para além de se torrar os grãos, descascar e triturar, o chocolate que nos chega para consumo é ainda resultado da adição de açúcar, gordura de cacau (nos melhores chocolates) ou vegetal, que se vai juntar à sua gordura natural, e leite.

Como desvantagem, o chocolate é, como já referi, um alimento muito calórico, uma vez que variável mas aproximadamente, 30% do seu peso é constituído por gordura. Não é, assim, aconselhável para quem está em dieta e o seu consumo diário é desaconselhável para qualquer pessoa, pois conduzirá, quase certamente, a um aumento de peso.

No entanto, o chocolate traz benefícios que não são de subestimar: provoca a conhecida sensação de bem-estar, explicada pela presença de uma substância denominada feniletilamina, que aumenta o bem-estar psicológico e emocional. Como aumenta o número de endorfinas no cérebro, é também um estimulante, ajudando, por exemplo, ao estudo. Adicionando a essa qualidade, contém ainda cafeína, uma vantagem para aqueles que precisam de manter o estado de vigília, mas que também o torna desaconselhável para crianças em certas alturas do dia e em grandes quantidades. Consumido com moderação, sem exageros e preferencialmente preto, o chocolate é um bom companheiro de muitos momentos.

Sofia Nunes

Título: Benefícios e Malefícios do Chocolate

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 18

783 

Comentários - Benefícios e Malefícios do Chocolate

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios