Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Resolva o enigma do ovo e da galinha

Resolva o enigma do ovo e da galinha

Categoria: Alimentação
Visitas: 10
Comentários: 1
Resolva o enigma do ovo e da galinha

Os ovos constituem, desde tempos imemoráveis, uma nutritiva opção alimentar. Na realidade, eles são um óptimo alimento, contendo substâncias essenciais ao organismo, enquanto dinamizadoras de um crescimento harmonioso e de bem-estar. São fáceis de cozinhar e baratos, pelo que o seu consumo está disseminado pelo mundo.

O ovo faculta a confecção de diversos pratos e integra um sem-número de iguarias bastante apreciadas. Em acréscimo, possui um mensurável valor nutritivo e haverá pouca gente que não goste do seu sabor. A outros, o consumo é vedado por questões alérgicas ou restrições afectas a situações de saúde específicas.

Em determinadas culturas, o ovo é o símbolo da vida. É exactamente por isso que se comem ovos na Páscoa, cozidos no folar ou de chocolate, como sinal de renascimento da vida. Está-se na Primavera e tudo brota de novo, como que ressurgindo.

Todavia, seguindo o adágio popular que diz que «o que é demais é moléstia», constata-se que hoje se consomem ovos em excesso, parte dos quais de forma inconsciente. A explicação reside no facto de que eles se encontram “disfarçados”, “ocultos”, em alimentos que se ingerem com frequência e que incluem bolos, bolachas, molhos com que se regam as sandes, pães-de-leite, etcétera. E o exagero de ovos na dieta alimentar é susceptível de provocar alterações na composição do sangue e tornar mais difícil a actividade do fígado e do coração. Por outro lado, eliminar os ovos da alimentação também não é uma escolha razoável. Efectivamente, o segredo reside na ingestão da quantidade adequada, que ajuda o organismo a manter-se saudável. Dois ou três ovos por semana é o suficiente.

Para aferir acerca da frescura de um ovo, basta colocá-lo numa tigela com água e uma colher de sal grosso, deixando que este se dissolva. Se for fresco, o ovo irá ao fundo, inclinando-se para um dos lados; se tive menos de uma semana, ficará ao nível da água, com um dos pólos virados para cima; se foi posto há 8-10 dias, tenderá a boiar à superfície, em posição horizontal. Esta experiência tem como base uma bolha de ar que se encontra sob a casca do ovo, e que se vai aumentando de tamanho com o passar dos dias.

Quando se fala de ovos, tem, quase obrigatoriamente, de se fazer menção às galinhas, e então emerge a eterna questão: Quem apareceu primeiro: o ovo ou a galinha? A resposta afigura-se, invariavelmente, difícil, a tender para o impossível, com conclusões, geralmente, nulas. O poeta alemão Johann Scheffler (mais conhecido por Selenius), que viveu em 1600, tinha uma opinião, no mínimo, interessante: «O ovo está na galinha e a galinha está no ovo.»



Maria Bijóias

Título: Resolva o enigma do ovo e da galinha

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 10

784 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Hellena Toldo

    11-09-2014 às 15:54:07

    DESMISTIFICAÇÃO DA LENDA! Recentemente, li uma reportagem ou pesquisa, que desmistifica o caso de quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha. O pesquisador diz que com certeza, quem nasceu primeiro foi o ovo. Isto porque, há milênios, alguma das aves circundantes na face da terra, tenha cruzado com algum bicho rasteiro ovíparo por acaso, encostou-se e pronto, nasceu uma ninhada dos ovos, sendo que alguns com atributos parecidos ao que chamamos de galinha, com pés de garras e asas como dos pássaros, mas rasteira, como lagartos ou bicho parecido, pois que as galinhas e galos, quase não voam e quando o fazem, os voos são curtos e rasantes. Logo... foi assim que surgiu a espécie galinácea de onde vem deliciosos alimentos ao ser humano, inclusive os ovos. Valeu? Att, Hellena Toldo

    ¬ Responder

Comentários - Resolva o enigma do ovo e da galinha

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios