Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Perigos das queimaduras solares

Perigos das queimaduras solares

Categoria: Saúde
Comentários: 3
Perigos das queimaduras solares

Embora a cor bronzeada designe, habitualmente, uma saúde vigorosa e uma conduta activa e atlética, a verdade é que a exposição aos raios ultravioleta (A ou B) é passível de induzir transformações ou lesões na pele. Efectivamente, não existe segurança em qualquer tipo de bronzeado; até o artificial é nefasto.

As queimaduras solares decorrem da exposição exagerada ao sol. O tipo de pele, a hora do dia, o local e a duração dessa exposição determinam a gravidade. Por exemplo, na praia o perigo é superior, uma vez que a areia reflecte os raios solares. Uma pele vermelha significa uma queimadura ligeira a moderada. Num grau mais avançado, há dor a hipotética formação de bolhas. Uma grande área queimada pode aportar dores de cabeça, febre, náuseas e astenia. Um banho frio, compressas de água fria e cremes hidratantes aliviam as zonas queimadas. Quando mais de 15 por cento do corpo é atingido, deve consultar-se um médico.

TODA A GENTE é vulnerável, em maior ou menor coeficiente. As pessoas de pele escura são mais resistentes às consequências perniciosas do sol (queimaduras, envelhecimento prematuro da cútis e cancro da pele), e os albinos queimam-se gravemente sem se bronzearem, dado que não têm melanina na pele, com uma curta estadia debaixo do astro-rei. Caso não se protejam devidamente, estes indivíduos tendem a desenvolver cancro da pele em idades muito jovens.

Apesar de se usarem protectores solares, alguns de auxílio duvidoso, quer pelo baixo factor de protecção, quer pelas substâncias que contêm, o suor e a entrada na água sem dar tempo para que os produtos se fixem bem na pele reduzem ou anulam a sua eficácia. Por outro lado, a água não filtra os raios UV, tal como as nuvens e o nevoeiro. Estes raios são capazes de atravessar 35 cm de água transparente e num dia encoberto também se sofrem queimaduras solares. A neve, a água e a areia reflectem a luz do sol e ampliam a exposição da pele aos referidos raios.

Mas não se pense que as queimaduras solares dizem respeito somente à epiderme. Não! Os olhos são também prejudicados, com aumento da tendência para desenvolver algumas doenças oculares. A acção aguda dos raios ultravioleta provoca nos olhos uma queimadura na superfície ocular semelhante à causada na pele, mas o efeito cumulativo de longos períodos de exposição é passível de ocasionar diversas alterações, sendo a mais temida a da mácula. É contra este tipo de radiação que nos devemos proteger com óculos cujas lentes filtrem 99 a 100 por cento da luz ultravioleta, tanto A como B. Olhar directamente para o sol é um acto capaz de arriscar uma queimadura na retina.

O somatório de muitas exposições solares é nocivo, sendo que, segundo se acredita, o grande prejuízo está na exposição antes dos 18 anos. A quantidade de raios ultravioleta a chegar à Terra é cada vez maior devido à destruição da camada de ozono. Usar roupa apropriada e óculos escuros, evitando a exposição prolongada e a certas horas (entre as 11h e as 16h) são medidas preventivas. Os cremes e a maquilhagem podem esconder as rugas, mas as lesões são irreversíveis e o cancro de pele não se camufla!


Maria Bijóias

Título: Perigos das queimaduras solares

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

778 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    25-07-2014 às 03:24:00

    Realmente, é bem preocupante a exposição ao sol exagerada e em horários inadequados. Até mesmo quando não o estamos podemos ter o perigo de contrair uma queimadura solar, imagine quando expostos sem a devida proteção. Muito bom o texto e esclarecedor!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    16-03-2011 às 11:34:01

    chato

    ¬ Responder
  • katlheen lorenakatlheen lorena

    23-11-2009 às 11:59:41

    nos gostamos mais da foto da mossa queimada

    ¬ Responder

Comentários - Perigos das queimaduras solares

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Ler próximo texto...

Tema: Telemóveis
Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!\"Rua
A Samsung está a todo vapor e oferece aos curtidores de smartphones mais um inovador modelo e muito mais completo, o Samsung Galaxy S5. Suas funcionalidades são das mais diversificadas, seu estilo mais arrojado, com muitas funções que agilizam seu dia a dia e deixa sua vida mais divertida.

Então, se você deseja algo que possa ajudar-lhe em suas tarefas diárias e nos seus negócios, o Galaxy S5 é perfeito. Com modernas funções de navegações na internet, seu trabalho fica muito mais dinâmico, fácil e simples. Você pode baixar e-book, vídeos, arquivos em PDF, Word, Excel, fotos, dentre outros. Ele funciona como um minicomputador, apenas de tamanho menor, porém, com um recurso gigantesco.

Conheça um pouco sobre Galaxy S5:


- Câmera de 16 megapixels com autofoco ultrarápido, possui controle de luminosidade ativo e a possibilidade de aplicar modos de captura após o clique. Também tem o temporizador de tempo que pode ser de 2 ou 10 segundos, você apenas clica para tirar a foto e espera a própria câmera bater;

- Sistema S. Health 3.0
O Galaxy S5 é um verdadeiro personal fitness. Com ele, você monitora seus batimentos cardíacos e acompanha a evolução dos seus treinos;

- Tem proteção contra sujeira, água, cair no chão e poeira. Ele vem com certificação IP67 que garante maior segurança para qualquer situação;

- Com tecnologia Wi-fi moderna e com função aceleradora de download você terá muito mais rapidez para usar a internet e baixar qualquer tipo de arquivo, vídeos, fotos, dentre outros. Além de navegar na internet, verificar seu e-mail, ter suas conversas no whatsapp, Messenger, hangouts e acessar qualquer rede social com maior velocidade e facilidade;

- Substitui o uso de senhas com o leitor digital. Assim, para desbloquear o telefone, o dispositivo reconhece o toque da impressão digital e ainda com ele mesmo, você pode fazer pagamentos seguros no Paypal. Uma maior segurança e tranquilidade com apenas um toque;

- Um estilo mais resistente e moderno, você poderá escolher nas cores preta, branca, azul ou dourada;

- Vem com gravador de som, S. Note, Maps, Rádio com transmissão FM, Play Store(para baixar qualquer aplicativo); relógio, agenda, mensagem de texto, calculadora, flashlight, e muito mais;

- Sistema Android 4.4.2 e com memória interna de 16 GB.

Mais que um smartphone, um grande companheiro: Samsung Galaxy S5!

Pesquisar mais textos:

Vicente Silva

Título:Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Autor:Vicente Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios