Cancro da pele - cuide de si!
No entanto, a maior parte dos casos de cancro de pele tem origem na exposição excessiva à radiação.
Para aquelas que pessoas que padecem de cancro da pele todos os anos, a doença não se torna uma ameaça. Isto porque os tipos mais comuns de cancro da pele são ao nível das células basais e epiteliais que têm uma grande probabilidade de cura.
Contudo, o melanoma, que é outro tipo de cancro, é muito mais grave. Este tipo de cancro desenvolve-se nas células pigmentares da pele e pode alastrar-se pelo corpo todo.
Obviamente que não vai fechar-se em casa. Todos precisamos do ar livre para a nossa saúde física e mental. No entanto, não custará muito tomar algumas medidas preventivas em relação a si e aos seus.
Evitar os escaldões é um bom começo. A maior parte dos casos de melanoma ocorre em pessoas que recordam que, em determinada altura, alguns anos anos, sofreram escaldões ou queimaduras solares graves. Estatisticamente, estes decuidos acontecem mais na infância e na adolescência.
Certifique-se que as crianças e jovens não exageram no tempo de exposição ao sol. Os bebés, então, devem ser completamente afastados dessa exposição.
Escolha o protetor solar que melhor se adequa à pele. Swe tiver a pele clara, opte por um protetor solar de proteção superior a 30. Se a sua pele for escura, um de fator 15 deverá ser suficiente. Opte por um que o proteja contra os dois tipos de raios ultravioleta mais nocivos: o UVB e o UVA. A maior parte dos protetores protege contra os UVB, mas nem todos fazem o mesmo em relação aos UVA. Depois disso, veja se é um produto à prova de água. Opte por este tipo porque se conserva mais tempo na pele e permite-lhe banhar-se sem se preocupar em colocar novamente protetor. O uso de protetor deveria tornar-se um hábito diário, para que as zonas mais expostas do seu corpo não sejam afetadas. Não se esqueça dos lábios!
Use um chapéu de aba larga. Se a sua cara estiver à sombra de um chapéu, reduzirá em cerca de 40% o risco de cancro da pele no rosto.
Estudos comprovaram que a ingestão de vitamina E pode diminuir os danos provocados pelo sol na pele. Deve tomá-la na sua forma natural. A vitamina C também minoriza os danos do sol na pele, mas esta deve ser aplicada de forma tópica. Aplique e deixe atuar alguns minutos. Depois continnue a sua rotina habitual de cuidados da pele.