Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cãibras e espasmos musculares – como evitá-los

Cãibras e espasmos musculares – como evitá-los

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Cãibras e espasmos musculares – como evitá-los

As dores musculares, muitas vezes, devem-se a um exercício feito que exigiu um esforço anormal ou extremo do corpo. Doem, mas suportam-se. Por seu lado, as cãibras musculares não são nada agradáveis. A dor provocada é muito intensa e repentina e aparece nas alturas mais inconvenientes, no meio de uma atividade física noturna ou mesmo quando está a tentar adormecer. Os nossos músculos expandem-se e contraem de uma forma fantástica! Todavia, às vezes um deles contrai-se contra a própria vontade e dá uma espécie de nó e mantendo-se assim, em nó. Esse aperto… dói!

Já houve quem apontasse causas para o aparecimento de cãibras, mas os médicos ainda não arriscam uma razão objetiva. Quanto aos espasmos musculares, normalmente estão relacionados com uma lesão.

As cãibras ocorrem normalmente nas pernas e podem ocorrer sem razão aparente. Apesar das diferenças entre cãibras e espasmos, tanto um como outra podem ser causados por mecanismos semelhantes.

Estas circunstâncias ocorrem quando o corpo está carente de minerais. Quando o seu corpo perde minerais vitais, essa insuficiência pode provocar as cãibras. Deve assegurar-se de que ingere as quantidades diárias necessárias e adequadas de cálcio, magnésio e potássio. O leite, o iogurte e o queijo são muito bons para fornecer o cálcio. O feijão, as verduras e as sementes são ricos em magnésio. O potássio é obtido através da fruta (banana) e dos legumes.

Deve ingerir bastantes líquidos. A desidratação é provavelmente uma das principais causas para o aparecimento de cãibras. Quando perdemos água pela transpiração, é preciso repor essa perda para reequilibrar o organismo. Não espere por ter sede para beber. A sede é o nome da reclamação do corpo por líquidos! É importante ter o corpo sempre muito bem hidratado. Independentemente se fizer frio ou calor, beba muitos líquidos. Quando fizer atividade física mais exigente, prepare os seus músculos para o esforço. Faça alongamentos antes e após a atividade física.

Finalmente, tome um banho de sais relaxante. Prepare a sua banheira com água tépida, um pouco mais quente que asua temperatura corporal. Depois, adicione os sais à água. Os sais à base de magnésio são os ideais!


Rua Direita

Título: Cãibras e espasmos musculares – como evitá-los

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

671 

Comentários - Cãibras e espasmos musculares – como evitá-los

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios