Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Endorfina : A Hormona da Felicidade

Endorfina : A Hormona da Felicidade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 194
Endorfina : A Hormona da Felicidade

A Responsável pela sensação da felicidade e do bem estar, a endorfina é uma hormona e uma substancia natural produzida na hipófise juntamente com outras hormonas que estimulam a produção de adrenalina e cortisol.

A Endorfina é libertada durante e depois de uma atividade fisica que regula a emoção e a perceção da dor. É considerada um analgésico natural, reduzindo o strees e a ansiedade e moderando a depressão. O consumo de chocolate e pimenta também produz endorfina.
Sabia que pode morrer com falta de felicidade ou por desistir de viver?

A diminuição das endorfinas e, consequentemente, da felicidade diminuem também a imunidade e a capacidade de combater doenças, tornando o sistema imunitário mais vulnerável.

Rir é saudável e traz benefícios para a saúde, existem vários estudos que o comprovam. O ato de rir é um processo mental que tem uma expressão física ao nível dos músculos da face e da boca. O riso intenso, as gargalhadas, associam também espasmos da musculatura da faringe e de todo o aparelho vocal, até ao diafragma. O processo mental do riso provoca a libertação de endorfinas, que são as hormonas da felicidade. Estas provocam efeitos positivos no aparelho cardiovascular , no sistema neurovegetativo, aumentam o fluxo sanguíneo e o relaxamento muscular e melhoram a qualidade do sono.

Por essa razão foi desenvolvida a terapia do riso, que pretende melhorar o humor da pessoa, provocando-lhe o riso. Esta terapia assenta no principio de feedback do riso, ou seja quanto mais rir mais vontade terá de o fazer. Não está bem explicado o efeito contagioso do riso, mas ele é intenso e facilmente comprovável. As sessões de terapia do riso acontecem em grupo, onde as pessoas são contagiadas pelo riso coletivo e atingem padrões de relaxamento, bem estar e felicidade que são notórios.

Quem ri pouco poderá ter níveis de satisfação , de autoestima e felicidade menores. Daí advirá menos saúde física e psíquica, menor capacidade para ultrapassar eventos negativos da vida.
"Quem não abre um sorriso no rosto, dificilmente encontrará uma alma gémea e estará condenado a ser um solitário", diz um terapeuta.

Assim, só temos razões para espalhar alegria com um sorriso!


Cristina Queiros

Título: Endorfina : A Hormona da Felicidade

Autor: Cristina Queiros (todos os textos)

Visitas: 194

761 

Comentários - Endorfina : A Hormona da Felicidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios