Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Endorfina : A Hormona da Felicidade

Endorfina : A Hormona da Felicidade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 1.172
Endorfina : A Hormona da Felicidade

A Responsável pela sensação da felicidade e do bem estar, a endorfina é uma hormona e uma substancia natural produzida na hipófise juntamente com outras hormonas que estimulam a produção de adrenalina e cortisol.

A Endorfina é libertada durante e depois de uma atividade fisica que regula a emoção e a perceção da dor. É considerada um analgésico natural, reduzindo o strees e a ansiedade e moderando a depressão. O consumo de chocolate e pimenta também produz endorfina.
Sabia que pode morrer com falta de felicidade ou por desistir de viver?

A diminuição das endorfinas e, consequentemente, da felicidade diminuem também a imunidade e a capacidade de combater doenças, tornando o sistema imunitário mais vulnerável.

Rir é saudável e traz benefícios para a saúde, existem vários estudos que o comprovam. O ato de rir é um processo mental que tem uma expressão física ao nível dos músculos da face e da boca. O riso intenso, as gargalhadas, associam também espasmos da musculatura da faringe e de todo o aparelho vocal, até ao diafragma. O processo mental do riso provoca a libertação de endorfinas, que são as hormonas da felicidade. Estas provocam efeitos positivos no aparelho cardiovascular , no sistema neurovegetativo, aumentam o fluxo sanguíneo e o relaxamento muscular e melhoram a qualidade do sono.

Por essa razão foi desenvolvida a terapia do riso, que pretende melhorar o humor da pessoa, provocando-lhe o riso. Esta terapia assenta no principio de feedback do riso, ou seja quanto mais rir mais vontade terá de o fazer. Não está bem explicado o efeito contagioso do riso, mas ele é intenso e facilmente comprovável. As sessões de terapia do riso acontecem em grupo, onde as pessoas são contagiadas pelo riso coletivo e atingem padrões de relaxamento, bem estar e felicidade que são notórios.

Quem ri pouco poderá ter níveis de satisfação , de autoestima e felicidade menores. Daí advirá menos saúde física e psíquica, menor capacidade para ultrapassar eventos negativos da vida.
"Quem não abre um sorriso no rosto, dificilmente encontrará uma alma gémea e estará condenado a ser um solitário", diz um terapeuta.

Assim, só temos razões para espalhar alegria com um sorriso!


Cristina Queiros

Título: Endorfina : A Hormona da Felicidade

Autor: Cristina Queiros (todos os textos)

Visitas: 1.172

361 

a carregar

Comentários - Endorfina : A Hormona da Felicidade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.