Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Afitas provocam dor

Afitas provocam dor

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 17
Afitas provocam dor

As afitas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da boca. Apesar de se desconhecer a causa, parece ser de caráter nervoso, sabemos que quando alguém estiver muito nervoso ela aparece, e tem um desenvolvimento. A afita é uma mancha esbranquiçada, e redonda, como uma auréola vermelha. É comum que a ferida se forme no tecido mole, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no palato mole e, às vezes, na garganta.

As afitas pequenas (com menos de 12 mm de diâmetro) costumam aparecer em grupo de duas ou de três; de um modo geral. E desaparecem ao fim de dez dias, sem tratamento, e não deixam cicatrizes. As aftas maiores são menos comuns, podem ser de forma irregular, necessitam de várias semanas para sarar e é freqüente deixarem cicatrizes. O sintoma principal das afitas é a dor, que habitualmente é mais intensa do que se esperar de algo que é tão pequeno. Sua duração é de 4 a 10 dias e piora quando a língua roça a ferida ou se ingerir alimentos quentes ou picantes. Em caso grave pode aparecer febre, inflamação dos gânglios no pescoço e uma sensação geral de mal-estar.

Muitas pessoas são afetadas por afitas, sofrem de forma rescindível (uma ou mais vezes por ano). Diagnóstico e tratamento só o médico e o dentista pode identificar a afita pelo seu aspeto e pela dor que provoca. No entanto, as feridas causadas pelo vírus do herpes simples pode parecer com afitas. Seu tratamento consiste em aliviar a dor até que as feridas sarem de forma espontânea. Podem limpar-se com algodão impregnado num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve de bochecho. Durante alguns minutos, este anestésico alivia a dor e as queixas ao comer, embora possa diminuir o sentido do gosto.

Para aliviar a dor também se pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (proteção dentária).

Se o doente tem várias afitas, o médico, ou dentista, pode prescrever um bom bochecho de tetraciclina. As pessoas com recidivas de afitas graves podem utilizar este bochecho quando aparecerem novas feridas. Outra opção é a cauterização com nitrato de prata, que destrói os nervos que se encontram por baixo da afita. Em alguns casos, o médico, ou o dentista, prescreve uma pomada de prata, que destrói os nervos que se encontram por baixo da afita.

Em alguns casos, o médico, ou o dentista, prescreve uma pomada de corticosteroide para aplicar diretamente sobre as afitas graves e, para os casos agudo, pode prescrever-se um bochecho de dexametasona ou comprimido de premednisona.


Waldiney Melo

Título: Afitas provocam dor

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 2

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • sandoval do C. Fonseca

    04-04-2013 às 14:18:42

    tenho 40 anos, desde criança tenho afitas, elas aparecem derepente, hoge por exemplo estou com umas, na língua, no beiço e na gengiva, minha garganta esta inflamada estou sentindo dor no corpo, na cabeça e fébre, muito mal estar. O que devo fazer pra melhora estes sintomas?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãogenci

    05-02-2013 às 21:34:53

    Eu tou com aftas embaixo da lingua e doi d .. oq faço?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    26-10-2012 às 10:16:20

    Não era suposto ser "Afetas", nunca ouvi falar de Afitas, estranho

    ¬ Responder
  • Marina

    19-07-2012 às 03:58:58

    Estou com afita e estou usando uma pomada muito boa.Toda vez que uso ela,a afita leva uns 2 ou 3 dias e desaparece.Se chama triancinolona acetonilda.É muito boa

    ¬ Responder
  • miriammiriam

    18-04-2012 às 17:48:54

    minha filha de 3anos teve varias afitas na boca ,na buchecha na garganta... faz uma semana q ela começou ir na escolinha, pode ser nervoso?

    ¬ Responder
  • Kilvia Cristina da SilvaKilvia Cristina da Silva

    28-03-2012 às 23:14:41

    tenho aftas debaixo da lingua e sobre a lingua não consigo comer direito evito de falar por que doi ao mexer a boca, não sinto gosto

    ¬ Responder
  • Marli dos PassosMarli dos Passos

    08-02-2011 às 18:49:45

    Ola meu filho tem 5 anos e desde pequenino apresenta com freguencia "Afitas", na região dos labios superiores e inferiores, ja levei em pediatra prescreveu Nistatina solução, outro Hexomedine. Então achei que fosse do sistemo imune, levei em auma alergista/Imunologista. Fez varios exames e continuamos sem explicação.

    ¬ Responder
  • uzieluziel

    03-02-2011 às 01:21:06

    cra isso doi muito ,e encomoda bastante, presizo de uma soluçao rapida me ajuden!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoline

    19-11-2010 às 15:00:09

    estou com UMA afta, mas que em compensão vale por 100, esta bem no fundo da gargante estou passando um remédio de nistalina mas adianta nos primeiros 10 minutos. sinto dor até ao respirar e de noite não durmo por causa das fortes dores no pescoço e nos ombros.. O que faço para me livrar dessa coisaa !

    ¬ Responder
  • jeniferjenifer

    04-11-2010 às 17:00:27

    eu estou com dores muito forte de baixo da lingua nao sei se é afita o que sera que é alguem pode me ajudar

    obs.:eu tenho um piercing na lingua mas acho que não é por isso.
    desde já agradeo.

    ¬ Responder
  • TiagogregorioAlessandra Monteiro

    25-02-2010 às 21:24:46

    estou com varias aftas na boka naum consigo as vezes nem engoli a saliva que doi.u que eu fasso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorenata

    11-01-2010 às 16:02:54

    tenho aftas debaixo da lingua e sobre a lingua não consigo comer direito evito de falar por que doi ao mexer a boca, não sinto gosto, o que faço?

    ¬ Responder
  • marcosmarcos

    26-11-2009 às 01:45:37

    aftas na garganta deve ser estomatite, combate-se com nistatina.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana

    07-11-2009 às 20:55:24

    É natural q por causa da afita toda a nossa boca fique sencivel cm dor na gengiva e nos dentes

    ¬ Responder
  • ildiildi

    28-09-2009 às 15:53:16

    estou com montes de aftas na gagantas o q devo fazer p livras delas

    ¬ Responder
  • Janete Carvalho

    15-03-2013 às 14:57:29

    olha use um antviral e antibiotico antes q piore

    ¬ Responder
  • polyannapolyanna

    12-07-2009 às 15:47:34

    estou com monte de aftas na lingua e na garganta o q faço para sarar?

    ¬ Responder

Comentários - Afitas provocam dor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Superstições Náuticas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Barcos
Superstições Náuticas\"Rua
Todos temos as nossas manias e superstições. Não que se trate de comportamentos compulsivos, mas a realidade é que mesmo para quem diz que não liga nenhuma a estas coisas, as superstições acompanham-nos.

Passar por baixo de uma escada, deixar a tesoura, uma porta de um armário ou uma gaveta aberta ou até deixar os sapatos em posição oposta ao correcto, são das superstições mais comuns. As Sextas-feiras 13 também criam alguma confusão a muita gente, mas muitos são os que já festejam e brincam com a data.

Somos assim mesmo, supersticiosos, uns mais do que outros, mas é uma essência que carregamos, mesmo que de forma inconsciente.

Existem no entanto profissões que carregam mitos mais assustadores do que outros, e por exemplos muitos actores não entram em palco sem mandar um “miminho” uns aos outros.

Caso de superstição de marinheiro é dos mais sérios e se julga que se trata só de casos vistos em filmes de piratas, desengane-se. Os marinheiros dos dias de hoje carregam superstições tão carregadas de emoção quanto os de outros tempos.

Umas mais caricatas do que outras, as superstições contam histórias e truques. Por exemplo, contra tempestades, muitos marinheiros colam uma moeda no mastro dos navios.

Tal como fazem os actores, desejar boa sorte a um marinheiro antes de embarcar, também não é boa ideia. Os miminhos dados antes de entrar em palco também servem para o efeito.

Dar um novo nome a um barco é uma péssima ideia para um marinheiro. Dizem que muitos há que não navegam em barcos rebaptizados.

Lembra-se que os piratas de outros tempos utilizavam brincos? Pois isto faz parte de uma superstição. Dizem que os brincos evitam que se afoguem.

Entrar com um pé direito na embarcação é sinal de bons ventos. Tal como acontece com muitos de nós, os marinheiros também não gostam de entrar de pé esquerdo.

Já desde remotos tempos se dia que assobiar traz tempestades. Ora aqui está um mote dos marinheiros, pelo que se assobiar numa embarcação, arrisca-se a ter chatices com o marinheiro.

Verdades ou mentiras, as superstições existem e se manter os seus próprios mitos acalma um marinheiro, então que assim seja. Venham as superstições náuticas que cá estamos para as ouvir.

Já agora uma curiosidade ainda maior. Dizem que se tocar a gola de um marinheiro passará a ter sorte. Será verdade ou foi um marinheiro que inventou?

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Superstições Náuticas

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 06:39:27

    Não acredito em superstições de forma alguma.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios