Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Afitas provocam dor

Afitas provocam dor

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 17
Afitas provocam dor

As afitas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da boca. Apesar de se desconhecer a causa, parece ser de caráter nervoso, sabemos que quando alguém estiver muito nervoso ela aparece, e tem um desenvolvimento. A afita é uma mancha esbranquiçada, e redonda, como uma auréola vermelha. É comum que a ferida se forme no tecido mole, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no palato mole e, às vezes, na garganta.

As afitas pequenas (com menos de 12 mm de diâmetro) costumam aparecer em grupo de duas ou de três; de um modo geral. E desaparecem ao fim de dez dias, sem tratamento, e não deixam cicatrizes. As aftas maiores são menos comuns, podem ser de forma irregular, necessitam de várias semanas para sarar e é freqüente deixarem cicatrizes. O sintoma principal das afitas é a dor, que habitualmente é mais intensa do que se esperar de algo que é tão pequeno. Sua duração é de 4 a 10 dias e piora quando a língua roça a ferida ou se ingerir alimentos quentes ou picantes. Em caso grave pode aparecer febre, inflamação dos gânglios no pescoço e uma sensação geral de mal-estar.

Muitas pessoas são afetadas por afitas, sofrem de forma rescindível (uma ou mais vezes por ano). Diagnóstico e tratamento só o médico e o dentista pode identificar a afita pelo seu aspeto e pela dor que provoca. No entanto, as feridas causadas pelo vírus do herpes simples pode parecer com afitas. Seu tratamento consiste em aliviar a dor até que as feridas sarem de forma espontânea. Podem limpar-se com algodão impregnado num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve de bochecho. Durante alguns minutos, este anestésico alivia a dor e as queixas ao comer, embora possa diminuir o sentido do gosto.

Para aliviar a dor também se pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (proteção dentária).

Se o doente tem várias afitas, o médico, ou dentista, pode prescrever um bom bochecho de tetraciclina. As pessoas com recidivas de afitas graves podem utilizar este bochecho quando aparecerem novas feridas. Outra opção é a cauterização com nitrato de prata, que destrói os nervos que se encontram por baixo da afita. Em alguns casos, o médico, ou o dentista, prescreve uma pomada de prata, que destrói os nervos que se encontram por baixo da afita.

Em alguns casos, o médico, ou o dentista, prescreve uma pomada de corticosteroide para aplicar diretamente sobre as afitas graves e, para os casos agudo, pode prescrever-se um bochecho de dexametasona ou comprimido de premednisona.


Waldiney Melo

Título: Afitas provocam dor

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 2

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • sandoval do C. Fonseca

    04-04-2013 às 14:18:42

    tenho 40 anos, desde criança tenho afitas, elas aparecem derepente, hoge por exemplo estou com umas, na língua, no beiço e na gengiva, minha garganta esta inflamada estou sentindo dor no corpo, na cabeça e fébre, muito mal estar. O que devo fazer pra melhora estes sintomas?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãogenci

    05-02-2013 às 21:34:53

    Eu tou com aftas embaixo da lingua e doi d .. oq faço?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    26-10-2012 às 10:16:20

    Não era suposto ser "Afetas", nunca ouvi falar de Afitas, estranho

    ¬ Responder
  • Marina

    19-07-2012 às 03:58:58

    Estou com afita e estou usando uma pomada muito boa.Toda vez que uso ela,a afita leva uns 2 ou 3 dias e desaparece.Se chama triancinolona acetonilda.É muito boa

    ¬ Responder
  • miriammiriam

    18-04-2012 às 17:48:54

    minha filha de 3anos teve varias afitas na boca ,na buchecha na garganta... faz uma semana q ela começou ir na escolinha, pode ser nervoso?

    ¬ Responder
  • Kilvia Cristina da SilvaKilvia Cristina da Silva

    28-03-2012 às 23:14:41

    tenho aftas debaixo da lingua e sobre a lingua não consigo comer direito evito de falar por que doi ao mexer a boca, não sinto gosto

    ¬ Responder
  • Marli dos PassosMarli dos Passos

    08-02-2011 às 18:49:45

    Ola meu filho tem 5 anos e desde pequenino apresenta com freguencia "Afitas", na região dos labios superiores e inferiores, ja levei em pediatra prescreveu Nistatina solução, outro Hexomedine. Então achei que fosse do sistemo imune, levei em auma alergista/Imunologista. Fez varios exames e continuamos sem explicação.

    ¬ Responder
  • uzieluziel

    03-02-2011 às 01:21:06

    cra isso doi muito ,e encomoda bastante, presizo de uma soluçao rapida me ajuden!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoline

    19-11-2010 às 15:00:09

    estou com UMA afta, mas que em compensão vale por 100, esta bem no fundo da gargante estou passando um remédio de nistalina mas adianta nos primeiros 10 minutos. sinto dor até ao respirar e de noite não durmo por causa das fortes dores no pescoço e nos ombros.. O que faço para me livrar dessa coisaa !

    ¬ Responder
  • jeniferjenifer

    04-11-2010 às 17:00:27

    eu estou com dores muito forte de baixo da lingua nao sei se é afita o que sera que é alguem pode me ajudar

    obs.:eu tenho um piercing na lingua mas acho que não é por isso.
    desde já agradeo.

    ¬ Responder
  • TiagogregorioAlessandra Monteiro

    25-02-2010 às 21:24:46

    estou com varias aftas na boka naum consigo as vezes nem engoli a saliva que doi.u que eu fasso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorenata

    11-01-2010 às 16:02:54

    tenho aftas debaixo da lingua e sobre a lingua não consigo comer direito evito de falar por que doi ao mexer a boca, não sinto gosto, o que faço?

    ¬ Responder
  • marcosmarcos

    26-11-2009 às 01:45:37

    aftas na garganta deve ser estomatite, combate-se com nistatina.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana

    07-11-2009 às 20:55:24

    É natural q por causa da afita toda a nossa boca fique sencivel cm dor na gengiva e nos dentes

    ¬ Responder
  • ildiildi

    28-09-2009 às 15:53:16

    estou com montes de aftas na gagantas o q devo fazer p livras delas

    ¬ Responder
  • Janete Carvalho

    15-03-2013 às 14:57:29

    olha use um antviral e antibiotico antes q piore

    ¬ Responder
  • polyannapolyanna

    12-07-2009 às 15:47:34

    estou com monte de aftas na lingua e na garganta o q faço para sarar?

    ¬ Responder

Comentários - Afitas provocam dor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios