Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Afitas provocam dor

Afitas provocam dor

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 17
Afitas provocam dor

As afitas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da boca. Apesar de se desconhecer a causa, parece ser de caráter nervoso, sabemos que quando alguém estiver muito nervoso ela aparece, e tem um desenvolvimento. A afita é uma mancha esbranquiçada, e redonda, como uma auréola vermelha. É comum que a ferida se forme no tecido mole, particularmente no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no palato mole e, às vezes, na garganta.

As afitas pequenas (com menos de 12 mm de diâmetro) costumam aparecer em grupo de duas ou de três; de um modo geral. E desaparecem ao fim de dez dias, sem tratamento, e não deixam cicatrizes. As aftas maiores são menos comuns, podem ser de forma irregular, necessitam de várias semanas para sarar e é freqüente deixarem cicatrizes. O sintoma principal das afitas é a dor, que habitualmente é mais intensa do que se esperar de algo que é tão pequeno. Sua duração é de 4 a 10 dias e piora quando a língua roça a ferida ou se ingerir alimentos quentes ou picantes. Em caso grave pode aparecer febre, inflamação dos gânglios no pescoço e uma sensação geral de mal-estar.

Muitas pessoas são afetadas por afitas, sofrem de forma rescindível (uma ou mais vezes por ano). Diagnóstico e tratamento só o médico e o dentista pode identificar a afita pelo seu aspeto e pela dor que provoca. No entanto, as feridas causadas pelo vírus do herpes simples pode parecer com afitas. Seu tratamento consiste em aliviar a dor até que as feridas sarem de forma espontânea. Podem limpar-se com algodão impregnado num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve de bochecho. Durante alguns minutos, este anestésico alivia a dor e as queixas ao comer, embora possa diminuir o sentido do gosto.

Para aliviar a dor também se pode aplicar uma camada de carboximetilcelulose (proteção dentária).

Se o doente tem várias afitas, o médico, ou dentista, pode prescrever um bom bochecho de tetraciclina. As pessoas com recidivas de afitas graves podem utilizar este bochecho quando aparecerem novas feridas. Outra opção é a cauterização com nitrato de prata, que destrói os nervos que se encontram por baixo da afita. Em alguns casos, o médico, ou o dentista, prescreve uma pomada de prata, que destrói os nervos que se encontram por baixo da afita.

Em alguns casos, o médico, ou o dentista, prescreve uma pomada de corticosteroide para aplicar diretamente sobre as afitas graves e, para os casos agudo, pode prescrever-se um bochecho de dexametasona ou comprimido de premednisona.


Waldiney Melo

Título: Afitas provocam dor

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 2

797 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 17 )    recentes

  • sandoval do C. Fonseca

    04-04-2013 às 14:18:42

    tenho 40 anos, desde criança tenho afitas, elas aparecem derepente, hoge por exemplo estou com umas, na língua, no beiço e na gengiva, minha garganta esta inflamada estou sentindo dor no corpo, na cabeça e fébre, muito mal estar. O que devo fazer pra melhora estes sintomas?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãogenci

    05-02-2013 às 21:34:53

    Eu tou com aftas embaixo da lingua e doi d .. oq faço?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    26-10-2012 às 10:16:20

    Não era suposto ser "Afetas", nunca ouvi falar de Afitas, estranho

    ¬ Responder
  • Marina

    19-07-2012 às 03:58:58

    Estou com afita e estou usando uma pomada muito boa.Toda vez que uso ela,a afita leva uns 2 ou 3 dias e desaparece.Se chama triancinolona acetonilda.É muito boa

    ¬ Responder
  • miriammiriam

    18-04-2012 às 17:48:54

    minha filha de 3anos teve varias afitas na boca ,na buchecha na garganta... faz uma semana q ela começou ir na escolinha, pode ser nervoso?

    ¬ Responder
  • Kilvia Cristina da SilvaKilvia Cristina da Silva

    28-03-2012 às 23:14:41

    tenho aftas debaixo da lingua e sobre a lingua não consigo comer direito evito de falar por que doi ao mexer a boca, não sinto gosto

    ¬ Responder
  • Marli dos PassosMarli dos Passos

    08-02-2011 às 18:49:45

    Ola meu filho tem 5 anos e desde pequenino apresenta com freguencia "Afitas", na região dos labios superiores e inferiores, ja levei em pediatra prescreveu Nistatina solução, outro Hexomedine. Então achei que fosse do sistemo imune, levei em auma alergista/Imunologista. Fez varios exames e continuamos sem explicação.

    ¬ Responder
  • uzieluziel

    03-02-2011 às 01:21:06

    cra isso doi muito ,e encomoda bastante, presizo de uma soluçao rapida me ajuden!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoline

    19-11-2010 às 15:00:09

    estou com UMA afta, mas que em compensão vale por 100, esta bem no fundo da gargante estou passando um remédio de nistalina mas adianta nos primeiros 10 minutos. sinto dor até ao respirar e de noite não durmo por causa das fortes dores no pescoço e nos ombros.. O que faço para me livrar dessa coisaa !

    ¬ Responder
  • jeniferjenifer

    04-11-2010 às 17:00:27

    eu estou com dores muito forte de baixo da lingua nao sei se é afita o que sera que é alguem pode me ajudar

    obs.:eu tenho um piercing na lingua mas acho que não é por isso.
    desde já agradeo.

    ¬ Responder
  • TiagogregorioAlessandra Monteiro

    25-02-2010 às 21:24:46

    estou com varias aftas na boka naum consigo as vezes nem engoli a saliva que doi.u que eu fasso.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãorenata

    11-01-2010 às 16:02:54

    tenho aftas debaixo da lingua e sobre a lingua não consigo comer direito evito de falar por que doi ao mexer a boca, não sinto gosto, o que faço?

    ¬ Responder
  • marcosmarcos

    26-11-2009 às 01:45:37

    aftas na garganta deve ser estomatite, combate-se com nistatina.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana

    07-11-2009 às 20:55:24

    É natural q por causa da afita toda a nossa boca fique sencivel cm dor na gengiva e nos dentes

    ¬ Responder
  • ildiildi

    28-09-2009 às 15:53:16

    estou com montes de aftas na gagantas o q devo fazer p livras delas

    ¬ Responder
  • Janete Carvalho

    15-03-2013 às 14:57:29

    olha use um antviral e antibiotico antes q piore

    ¬ Responder
  • polyannapolyanna

    12-07-2009 às 15:47:34

    estou com monte de aftas na lingua e na garganta o q faço para sarar?

    ¬ Responder

Comentários - Afitas provocam dor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios