Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A tiroide – fonte do equilíbrio humano

A tiroide – fonte do equilíbrio humano

Categoria: Saúde
Comentários: 4
A tiroide – fonte do equilíbrio humano

A tiroide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, situada no pescoço em frente à traqueia. Acontece que esta glândula, tão pequena e para muito desconhecida, é essencial para funcionamento saudável do corpo humano. Ela liberta as hormonas que estimulam o metabolismo e assegura a maioria dos processos bioquímicos do nosso corpo. Parece inacreditável, mas a tiroide é responsável pela regulação da pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura corporal, o peso e estado emocional do corpo humano.

Só nos apercebemos da existência da glândula tiroide quando aparecem os sintomas tão desagradáveis como: perda de peso, depressão, dificuldade de engravidar ou até – alopecia ( queda abundante de cabelo).

Existem vários distúrbios relacionados com a tiroide:
-hipertiroidismo (excesso de hormonas tiroideias);
-hipotiroidismo (deficiência de hormonas tiroideias);
-nódulos e carcinoma da tiroide;
-doenças autoimunes que são causadas por anticorpos dirigidos contra a tiroide( podendo estimula-la ou destrui-la);
-o bócio (quando a tiroide aumenta globalmente de tamanho).

Em Portugal foram diagnosticados distúrbios da tiroide em mais de 10% da população. Esta doença atinge crianças e adultos, com prevalência nas mulheres. A pouca e fraca divulgação da informação aponta para existência de muito mais casos de doentes da tiroide do que a estatística conta. Porem, o diagnóstico precoce desta doença depende da iniciativa de cada um em parte. Evitar estas doenças nas crianças, é a maior preocupação dos especialistas em endocrinologia. Os resultados das pesquisas revelam que as zonas do pais como distritos de: Bragança, Covilhã, Faro, Coimbra e Portalegre são as mais afetadas. Isso é devido a baixo nível de iodo, um importante mineral para funcionamento da glândula tiroide.

Foram reveladas varias causas que provocam a alteração do funcionamento da tiroide: a falta ou excesso de iodo na alimentação, tendência genética para aparecimento desta disfunção, doenças autoimunes (uma má higiene oral, vírus que criam anticorpos que afetam a tiroide), que diminui a função da glândula.

Comecem por - marcar uma consulta com o vosso médico de família para esclarecer as dúvidas. Uma entrevista clinica tem um papel primordial no diagnóstico de patologias tiroideias. Existem vários exames médicos e testes laboratoriais que podem diagnosticar com toda a certeza o distúrbio da glândula tiroide.

Um cuidado especial devem ter as mulheres gravidas. Durante a gravidez o número de hormonas tiroideias totais altera bastante. No caso de um diagnostico precoce de uma doença de tiroide durante a gestação, é possível um tratamento medicamentoso seguro da gravida. Este passo é muito importante para saúde da mãe e bebé. Neste sentido o teste do pezinho, que é feito no recém- nascidos entre o terceiro e o sexto dia após o nascimento do bebé, tem enorme importância na resolução dos problemas relacionados com doenças congénitas.

Embora os médicos avisam que é difícil antecipar esta doença, podemos prevenir o aparecimento da mesma reforçando o consumo de iodo através de alimentos ricos neste mineral ou através de sal iodado.

Resumindo e concluindo: Cuidem-se!


Lilia Buraga

Título: A tiroide – fonte do equilíbrio humano

Autor: Lilia Buraga (todos os textos)

Visitas: 0

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Lilia BuragaLilia Buraga

    04-01-2015 às 19:08:30

    Obrigada Sophia, Lia e Rafaela pelos vossos comentário muito importantes para mim!
    Comecei a pesquisar sobre este tema há mais de três anos, quando me foi diagnosticado a hiperteroidíte. Descobri muita informação útil, conheci muita gente que sofre ou sofria com a mesma doença. Também descobri que há cura para a maioria das doenças da tiroide.
    Eu pessoalmente já consegui controlar o funcionamento da minha tiroide sem medicamentos já mais de um ano e estou contentíssima com o resultado.
    P.S. Fico contente por o meu artigo ser útil para alguém e estou disponível de partilhar mais informação sobre o assunto. Até sempre! Lilia.

    ¬ Responder
  • Rafaela CoronelRafaela

    23-07-2014 às 18:22:27

    Tenho uma amiga com tireoide, mas ela vive muito bem com isso. Mas, sempre tem que estar tomando o remédio nas horas certas.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    18-04-2014 às 23:49:23

    Fantástico texto, a Rua Direita fica contente com seu desenvolvimento, obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoLia

    16-04-2014 às 00:19:30

    Absolutamente excelente para o trabalho da escola , tive 18, obrigado amiga

    ¬ Responder

Comentários - A tiroide – fonte do equilíbrio humano

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios