Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 14
Comentários: 1
Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

O colesterol elevado tornou-se uma questão de saúde pública, tal tem sido o crescimento da sua prevalência, e em pessoas cada vez mais jovens. O tipo de alimentação que se faz e o sedentarismo são apontados como as principais razões.

A grande incidência de doenças cardiovasculares é um facto que não pode deixar ninguém indiferente. Toda a gente tem alguém no seu círculo de relações mais próximas a padecer deste problema. Em muitos casos é necessário conjugar estratégias terapêuticas e comportamentais, tanto no domínio dietético, como noutros parâmetros do estilo de vida.

O colesterol elevado constitui um dos principais factores de risco da patologia cardiovascular. Contudo, existem alimentos fortificados com extractos de plantas que provocam uma redução nos valores de colesterol total e colesterol LDL. Naturalmente que o médico terá de dar o seu aval, perante situações específicas que se lhe apresentem.

Os esteróis vegetais desempenham um importante papel na diminuição da absorção do colesterol e na melhoria dos seus níveis em circulação. Estão presentes em diversos alimentos (frutos, vegetais, sementes, cereais e óleos vegetais), mas em porção insuficiente. Assim sendo, na indústria alimentar têm sido desenvolvidos produtos de grande consumo fortificados com esteróis vegetais. Neste rol englobam-se alguns géneros de leite, iogurtes e cremes de barrar, que, ingeridos nos momentos e quantidades recomendados, têm registado benefícios mensuráveis. Não obstante, na eventualidade de já se tomar medicação para o colesterol, é melhor consultar o médico antes de optar por estes alimentos contendo reforço de esteróis vegetais, pois pode haver contra-indicações ou necessidade de ajustar a dose da medicação.

Para complementar a acção dos esteróis vegetais no que respeita à dominação do colesterol, é aconselhável ingerir alimentos ricos em fibras solúveis (frutas, legumes, aveia, sementes e vegetais). Por outro lado, e visto que os fitosteróis são moléculas semelhantes ao colesterol (derivadas de plantas), consistindo o mecanismo na competição com este ao nível do intestino para dificultar ou impedir a sua absorção, é bom que os alimentos enriquecidos nestes substratos sejam deglutidos com as refeições principais.

Vários ensaios clínicos em condições controladas têm mostrado que a ingestão diária de 1,5 a três gramas de fitosteróis/fitostanóis nos alimentos mitiga os níveis de colesterol total entre oito e dezassete por cento, o que se traduz numa restrição significativa do perigo de enfermidade cardiovascular. No entanto, a maioria dos estudos focou-se em produtos com elevado teor de gordura como transportadores dos esteróis. Há que verificar a quantidade de esteróis vegetais nos respectivos rótulos quando enunciem a redução do colesterol.



Maria Bijóias

Título: Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 14

775 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • reginaregina

    23-08-2009 às 18:52:11

    o que e mitico. uso uso pro-acitve e bom pro colesterol?

    ¬ Responder

Comentários - Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios