Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 14
Comentários: 1
Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

O colesterol elevado tornou-se uma questão de saúde pública, tal tem sido o crescimento da sua prevalência, e em pessoas cada vez mais jovens. O tipo de alimentação que se faz e o sedentarismo são apontados como as principais razões.

A grande incidência de doenças cardiovasculares é um facto que não pode deixar ninguém indiferente. Toda a gente tem alguém no seu círculo de relações mais próximas a padecer deste problema. Em muitos casos é necessário conjugar estratégias terapêuticas e comportamentais, tanto no domínio dietético, como noutros parâmetros do estilo de vida.

O colesterol elevado constitui um dos principais factores de risco da patologia cardiovascular. Contudo, existem alimentos fortificados com extractos de plantas que provocam uma redução nos valores de colesterol total e colesterol LDL. Naturalmente que o médico terá de dar o seu aval, perante situações específicas que se lhe apresentem.

Os esteróis vegetais desempenham um importante papel na diminuição da absorção do colesterol e na melhoria dos seus níveis em circulação. Estão presentes em diversos alimentos (frutos, vegetais, sementes, cereais e óleos vegetais), mas em porção insuficiente. Assim sendo, na indústria alimentar têm sido desenvolvidos produtos de grande consumo fortificados com esteróis vegetais. Neste rol englobam-se alguns géneros de leite, iogurtes e cremes de barrar, que, ingeridos nos momentos e quantidades recomendados, têm registado benefícios mensuráveis. Não obstante, na eventualidade de já se tomar medicação para o colesterol, é melhor consultar o médico antes de optar por estes alimentos contendo reforço de esteróis vegetais, pois pode haver contra-indicações ou necessidade de ajustar a dose da medicação.

Para complementar a acção dos esteróis vegetais no que respeita à dominação do colesterol, é aconselhável ingerir alimentos ricos em fibras solúveis (frutas, legumes, aveia, sementes e vegetais). Por outro lado, e visto que os fitosteróis são moléculas semelhantes ao colesterol (derivadas de plantas), consistindo o mecanismo na competição com este ao nível do intestino para dificultar ou impedir a sua absorção, é bom que os alimentos enriquecidos nestes substratos sejam deglutidos com as refeições principais.

Vários ensaios clínicos em condições controladas têm mostrado que a ingestão diária de 1,5 a três gramas de fitosteróis/fitostanóis nos alimentos mitiga os níveis de colesterol total entre oito e dezassete por cento, o que se traduz numa restrição significativa do perigo de enfermidade cardiovascular. No entanto, a maioria dos estudos focou-se em produtos com elevado teor de gordura como transportadores dos esteróis. Há que verificar a quantidade de esteróis vegetais nos respectivos rótulos quando enunciem a redução do colesterol.



Maria Bijóias

Título: Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 14

775 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • reginaregina

    23-08-2009 às 18:52:11

    o que e mitico. uso uso pro-acitve e bom pro colesterol?

    ¬ Responder

Comentários - Esteróis vegetais: inimigos do colesterol

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios