Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Vermes Anelideos

Vermes Anelideos

Categoria: Saúde
Visitas: 43
Vermes Anelideos

Os anelídeos vem do latim annelus= ane, esse filo agrupa os vermes de corpo cilíndrico e segmentados,são providos de anéis ,só triblástico, celomados e protostomios e apresentam também simetria bilateral.seu representante é muito conhecido, é a minhoca.Os anelídeos são os primeiros animais a apresentar um sistema circulatório, que assim ajuda e facilita a distribuição de nutrientes e de gases respiratórios a todas as células do corpo.

O sistema circulatório, é um sistema fechado,o sangue circula o tempo todo dentro dos vasos.Seu tubo digestório é completo, e seu sistema nervoso é do tipo ganglionar e sua excreção e feita por nefridios que é um par por segmento.
Existem três classes do filo anelídeos , e são elas: Oligoquetas,Poliquetase Hirudineos.


A classe Oligoquetas, que vem do grego oligo=pouco+khaite=cabeleira,apresentam espinhos ou cerdas curtos, que são microscópicas na supervficie de seu corpo e que essas cerdas auxiliam em sua locomoção.Eles vivem em ambientes terrestre úmidos ou água doce.A minhoca , seu corpo é recoberto por um muco, que assim matem sua pele úmida.Os oligoquetas são animais hemafroditas, e sua fecundação é a fecundação cruzada.


Classe Poliquetas, vem do grego polus=muito+khaite+cabeleira,são animais que apresentam muitas cerdas e são animais marinhos.Eles vivem sobre a arei ou em tubos que escavam no fundo do mar ou nas praias,Algumas espécies se locomovem ativamente no fundo do mar a procura de alimentos ,e outras são fixas.As que são fixas obtém seus alimentos filtrando a água do mar com uma coroa de penachos, brânquias que rodeiam sua boca.


Classe Hirudínea, a classe hirudínea vem do latim hirudo=sanguessuga, e essa classe não apresentam cerdas nem parapodios, seu habitat é em água doce, embora existam algumas espécies terrestres que vivem em florestas úmidas.A maioria dessas espécies são ectoparasitas de outros animais,em geral vertebrados,em qual sugam seu sangue,eles possuem uma ventosa que auxiliam na sua fixação ao corpo do hospedeiro, como as sanguessugas.


Oligoquetos são hemafroditas de fecundação interna.Sobre as sanguessugas, elas possuem e produzem uma secreção salivar que contem anticoagulante, a hirudina.No passado essas espécies Hirudo medicinalis foram utilizadas pela medicina,hoje em dia não usado mais.Porem ainda as sanguessugas são utilizadas em certos tratamentos médicos. E a hirudina ,que hoje é sintetizada artificialmente é utilizada sem pomadas e cremes para eliminar hematomas.


Vanessa Camila Borri

Título: Vermes Anelideos

Autor: Vanessa Camila Borri (todos os textos)

Visitas: 43

0 

Comentários - Vermes Anelideos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios