Ernest Hemingway
Nascido a 21 de Julho de 1899, em Oak Park, Illinois (EUA), Hemingway foi um dos mais famosos escritores norte-americanos. Além de romancista era também jornalista. Teve uma vida emocional atribulada, o que se reflectiu nos quatro casamentos que teve. Aventureiro, usava as experiências para escrever livros.
Venceu o Pulitzer e o Prémio Nobel da Literatura. Acabaria por cometer suicídio em casa, com 61 anos, a 2 de Julho de 1961, matando-se com uma arma de caça.
Filho de um médico de uma zona rural, cresceu em contacto com a natureza. Ainda jovem vai para a Europa, numa altura em que estava prestes a rebentar a Primeira Guerra Mundial.
Tinha terminado o segundo ano na escola e já era jornalista. Tentou alistar-se, mas não foi aceite por ter um problema de visão. Só que decidido em participar na guerra, aceitou o posto de motorista de ambulância na Cruz Vermelha. Em Itália apaixonou-se por uma enfermeira, que viria a influenciar um futuro romance seu. Em 1921 casou pela primeira vez.
Qualquer um dos romances deste autor, devem ser lidos pelo menos uma vez na vida, mas recomendo principalmente, "O Velho e o Mar". Uma obra de importante relevância, e com um estilo de narrativa extremamente pormenorizada, que nos desperta os sentidos.