Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Scott Fitzgerald

Scott Fitzgerald

Categoria: Biografias
Scott Fitzgerald

O Grande Gatsby

Nascido em 1986, em St. Paul, no Minnesota (EUA), Scott Fitzgerald foi um escritor de romances, foi também considerado o principal cronista da vida da alta sociedade dos EUA nos anos 20. Era o porta-voz da chamada “geração perdida”, que reclamava pela falência do sonho norte-americano.

Pode parecer estranho, mas a verdade é que em 1940, com apenas 44 anos de idade, completamente enfraquecido pelo álcool, suicida-se.

Proveniente de uma família de classe média alta, com educação católica. Estudou nas melhores escolas, mas sempre pouco dedicado. Entra na conceituada Universidade de Princeton, só que não concluiu os estudos, porque decidiu alistar-se como voluntário no Exército, em 1917. Num campo de treino no Alabama, acaba por conhecer Zelda Sayre, com que contrai casamento.

Dois anos depois parte para França e começa a levar uma vida agitada. De seguida, passa um largo período a escrever para revistas. A vida de agitação que o casal levava, com viagens e festas pela Europa e EUA, terminaram de forma não esperada. A esposa de Francis entrava num processo de debilitação mental, tendo mesmo que ser internada num hospício, em 1930, o que mudou tragicamente a vida do escritor.

Dá baixa das funções militares e segue uma carreira publicitária, até publicar em 1920 “Este Lado do Paraíso”, o seu primeiro romance, que se revela um sucesso e lhe rende muito dinheiro. Torna-se porta-voz dos jovens intelectuais que se sentiam revoltados com a sociedade. Em pouco tempo tornou-se o autor mais bem pago da sua época. Em 1922 lançou “Belos e Malditos”.

Dois anos depois parte para França e começa a levar uma vida agitada. Em 1925 escreve “O Grande Gatsby”, que é hoje considerado uma obra-prima, mas na altura foi pouco comprado.Em 1937 retorna aos Estados Unidos e começa a escrever roteiros para filmes de Hollywood. Em 1939 escreve aquele que veio a ser o seu último romance.


Bruno Jorge

Título: Scott Fitzgerald

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Comentários - Scott Fitzgerald

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios