Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Como organizar uma biblioteca pessoal

Como organizar uma biblioteca pessoal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Decoração
Visitas: 30
Comentários: 19
Como organizar uma biblioteca pessoal

Uma biblioteca pessoal pode ser o conjunto de coleções de todos os livros, revistas, recortes, CD’s e DVD’s que pertencem a uma pessoa. Normalmente, têm em comum os gostos e interesses individuais de cada pessoa, normalmente relacionados com o seu tipo de trabalho e com os hobbies a que se dedica.

Uma biblioteca pessoal deverá estar sempre organizada já que isso ajuda a administrar o tempo.

Mas como se organiza então uma biblioteca pessoal?

Um dos aspetos que tem de se levar em conta é aquilo que se pretende guardar. Assim, há que decidir, aquilo que é indispensável e necessário que, de acordo com as nossas necessidades e interesses, o espaço disponível que se tem para arrumação. Depois da seleção do que fica, terá de se organizar cada uma das coleções.

Numa coleção de livros, a organização vai depender em grande parte do número de livros que cada biblioteca tiver: se esta já for composta por mais de 200 livros, já se considera uma biblioteca de tamanho considerável e aqui o agrupamento dos livros deverá ser feito por grandes temas, como por exemplo Literatura, História, Filosofia, Religião, etc. Dentro de cada um destes temas, os livros deverão ser arrumados por frequência de uso e por tamanhos. Uma boa dica que pode levar em conta, é visitar uma biblioteca ou uma livraria para ver o modo como os livros se encontram organizados.

Se a coleção for mais pequena, poderá criar um código de letras e números, ou então de cores. Por exemplo, os livros de artes poderão ser organizados por A1, A2, os de filosofia por F1, F2. Ou então, escolher uma cor para cada tema. Cada livro deverá ter na sua lombada um autocolante com a codificação ou cor respetiva.

Os livros deverão ser ficar num ambiente seco que receba luz direta e com estantes abertas, que permitam que os livros respirem.

A coleção de revistas deverá ser organizada por assuntos, títulos, anos de edição e pelos números correspondentes a cada ano. Por exemplo, teremos as revistas de culinária, de turismo, de moda, de artes decorativas, de informática. Dentro de cada uma destas famílias, teremos os diversos títulos, que por sua vez se encontram divididos por anos e dentro de cada ano por número de revista. Simples, não? As revistas deverão ser acondicionadas em caixas arquivo ou em porta-revistas, com identificadores de título e por ano. Em seguida, deverão ser dispostas também em estantes

Quanto à coleção de recortes de jornais e de revistas, o ideal é serem organizados por pastas etiquetadas por assunto. Estas pastas deverão ser colocadas por ordem alfabética em estantes.

No que toca aos CD’s: estes deverão ser agrupados por géneros, e dentro de cada um de estes géneros por cantor, orquestra, conjuntos, ou qualquer outro aspeto. Diversão ser guardados verticalmente, dentro de gavetas ou então em arquivos próprios para CD’s. Estas regras aplicam-se também na coleção de DVD’s

Depois da organização física pronta, falta apenas pensar no modo como vai controlar cada uma das coleções. Aqui, poderá usar-se apenas um caderno com o registo da organização feita, uma base de dados no computador ou um arquivo com fichas. Qualquer uma das opções deverá estar sempre atualizada, de acordo com as mudanças que vai fazendo em cada uma das coleções.

Aqui ficam algumas dicas em como cuidar e manter a sua biblioteca.


Catarina Bandeira

Título: Como organizar uma biblioteca pessoal

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 30

815 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 19 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    30-09-2014 às 22:50:21

    Que dicas sensacionais para organizar uma biblioteca pessoal. Eu quero muito ter uma na minha casa de foma bem organizada para que seja fácil encontrar tudo que quero. Uma boa divisão é excelente para separar livros, CDs, tipos de livros, etc.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    25-04-2014 às 19:10:36

    Adoraria ter uma biblioteca pessoal, assim que tiver minha própria casa, vou utilizar suas dicas. Muito obrigada, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder
  • gostei,gostaria de saber como evitar traças?

    21-05-2013 às 13:38:57

    como evitar traças?

    ¬ Responder
  • Jussara Rafaela

    25-02-2013 às 16:06:47

    Tenho uma biblioteca pequena ainda, no total são quase 2oo livros. Procuro mate-la muito bem organiza, mas essas dicas são muito bem-vindas.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 21:15:22

    Sou uma leitora fiel dos melhores clássicos da literatura mundial. No entanto, não tenho uma biblioteca pessoal extensa, uma vez que tendo a recorrer a serviços públicos de bibliotecas. No entanto, os livros da minha área de estudos, a Antropologia, estão a crescer a bom ritmo, pelo que as suas dicas são bem-vindas. Julgo que o maior problema com todas as coleções é, mais do que organizá-las, mantê-las assim, daí ser necessária uma supervisão regular.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    12-09-2012 às 21:40:14

    eu tenho uma biblioteca pessoal, e está sempre muito bem organizada. contudo, aceito sempre novas dicas. para mim todos os livros são indispensáveis. tento trazer uma ordem por temas e por colecções, mas quando compro muitos de uma só vez, volta a desorganização. o pior é que a estante fica cheia num instante e tenho de estar sempre a sobrepo-los. encontram-se num sitio seco, sem probabilidade de ganhar humidade.

    ¬ Responder
  • ritarita

    06-05-2012 às 22:17:51

    olá

    ¬ Responder
  • ze godofredoze godofredo

    18-02-2012 às 01:39:22

    Você explicou O QUE FAZER e não COMO FAZER. Mas as dicas são interessantes

    ¬ Responder
  • Carlos AntakiCarlos Antaki

    27-01-2012 às 12:17:29

    @Vera Maria plaisant
    Vera, vc fez química na PUC-RJ ??

    ¬ Responder
  • Só Alegria e DiversãoConceição Alves

    24-08-2011 às 02:58:50

    Gostei do modo de explicação para ornizar uma bíblioteca, pois estou tentando montar uma pequena sala em "Sala de leitura", afim de favorecer crianças carentes,incentivando a leitura e integração social.

    ¬ Responder
  • Vera Maria plaisantVera Maria plaisant

    11-10-2010 às 15:08:48

    Quero aprender como organizar uma boblioteca9 mais simples possível), pois estou tentando organizar a biblioteca de um Centro Espírita, que possa atender a comunidade. Recebemos muitos livros por semana. A biblioteca está fechada faz algum tempo. Necessito saber por e como começar essa organização.No memento farei o trabalho sozinha. Se puderem enviar sugestões agradeço bastante.
    Atenciosamente
    Vera

    ¬ Responder
  • ERIVALDO DE JESUSERIVALDO DE JESUS

    07-05-2010 às 15:43:50

    Quero aprender como organizar uma boblioteca pois estou criando uma biblioteca comunitaria para poder a tender a nossa comunidade pois é muioto carente e distante do mundo do saber quro ajuda pois recebir uma grande quantidadfe de livraos porem não cei por onde começar.

    ¬ Responder
  • HIAOSMINHIAOSMIN

    04-03-2010 às 18:18:56

    Oi catarina, eu queria saber como é que faço para otiver um softwer livre....

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoMateus

    26-02-2010 às 10:52:03

    @Jose Porfiro da Silva
    Eu uso o PMB, não exige muito do servidor e é bastante completo.
    Mas existem outros tal como:
    Biblivre
    Gnuteca
    OpenBiblio
    PHL
    PMB
    Xau!

    ¬ Responder
  • Jose Porfiro da SilvaJose Porfiro da Silva

    26-02-2010 às 04:21:44

    Gostei das dicas.
    Mas gostaria de uma indicação de qual o softwere livre mais indicado para organizar minha biblioteca.
    Faz tempo que estou procurando.

    ¬ Responder
  • marina santosmarina santos

    22-02-2010 às 19:23:35

    estou querendo organizar os livros de direitos aqui no escritório onde trabalho,estou precisando de uma pequena orientação ,pois são tantos os direitos as constiuições me ajude! fico no aguardo de uma breve resposta,pois eu tenho uma idéia mas preciso de outra opinião.

    ¬ Responder
  • MirianMirian

    24-01-2010 às 16:07:11

    Eu tenho uma quantidade de livros bem considerável, então, organizei minha biblioteca assim: (Por prateleira)
    1) Literatura brasileira (Quinhentismo, Realismo, Romantismo, etc)
    2) Autores europeus
    3) Autores Asiáticos (Oriente Médio, Extremo Oriente, etc)
    4) Autores latino americanos
    5) Estudos africanos
    6) Auto ajuda
    7) Didáticos (Português, Matemática, História, etc)
    8) Uma prateleira só para livros mais utilizados e os comprados recentemente
    9) Coleções (Que mão sejam compostas de livros muito pesados)
    9) Prateleira mais baixa (Dicionários e livros muito pesados)
    Espero que tenha ajudado a montar seu próprio critério.
    Abraços. Mirian

    ¬ Responder
  • MaristelaMaristela

    08-01-2010 às 18:04:33

    Meu armário está pequeno p/ minhas roupas, tanto que já ultilizei um espaço do armário de minha filha, faço doação das peças que não uso, e mesmo assim não consigo deixar organizado, sempre está apertado, já comprei uma comoda para por as peças de dobrar e parece que não tem jeito, poderia me dar uma orientação, por favor,obrigada

    ¬ Responder
  • vera lucia da cunhavera lucia da cunha

    09-12-2009 às 23:54:17

    Catarina obrigada pelas dicas me foram muito uteis.
    Vou organizar uma biblioteca pessoal com um acervo de mais ou menos 4500 unidades se vc tiver mais alguma dica para me ajudar ficarei eternamente agradecida

    Um grande abraço

    Vera

    ¬ Responder

Comentários - Como organizar uma biblioteca pessoal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios