Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Decoração – o preto está na moda

Decoração – o preto está na moda

Categoria: Decoração
Decoração – o preto está na moda

À semelhança da moda, a decoração patenteia elementos que evocam eternidade. O uso da cor preta e o jogo do preto com o branco constituem autênticos clássicos que, repaginados, remetem para atmosferas de requinte, sofisticação, ousadia, sentido estético.

Não obstante, há limitações a considerar, para que o resultado final traduza realmente bom gosto, sensibilidade e vida, em detrimento do luto e da sisudez de outros tempos. A combinação do preto e do branco, por exemplo, deve ser usada em ambientes amplos e iluminados, em proporções dissemelhantes, sendo que em espaços pequenos é de dar predominância ao branco e noutros, em que haja parca permanência de pessoas, ao preto. A iluminação é um ponto determinante no que respeita a destacar esta dupla. Uma opção de decoração, neste contexto, pode ser ornamentar paredes ou molduras com fotografias (artísticas, de família, viagens, …) a preto e branco.

Quando se envereda por paredes de cor preta, convém que o mobiliário ou o piso ostentem tonalidades mais claras e/ou coloridas, de modo a conseguir o efeito de contraste. Existem 100 tons de preto e já estão disponíveis testes para descobrir aquele que está mais de acordo com a própria personalidade! A cozinha, a sala e os quartos são as divisões da casa que melhor recebem o preto.

Não há dúvida de que se está perante uma quebra de paradigmas e até de preconceitos relativamente ao uso desta cor fora de certos âmbitos. A adaptação de estilos orientais de decoração deve ter ajudado bastante, uma vez que no Oriente é atribuído ao preto um significado assaz diferente.

Atualmente, em muitas casas, o preto pode surgir em sofás, estantes, soalhos, tapetes, paredes, jarras, cortinas, molduras, objetos de arte, e muitos outros. Esta cor valoriza o contorno dos objetos, ampliando, eventualmente, as ambiências, por funcionar como fundo infinito. Aliás, não é por acaso que os fundos dos cenários de teatro são pretos (para que os artistas e as roupas se destaquem) nem que o preto emagrece. Na prática, em termos de decoração, o efeito da cor preta é a ausência de forma, a anulação dos ângulos.

Para além de conferir charme, o preto presta-se a disfarçar eventuais imperfeições e empresta um toque moderno aos ambientes. Há quem defenda que é pesado, mas para que isso não seja uma realidade, basta equilibrá-lo com outras cores mais claras. Produzir o contraste entre o preto e o branco ou o amarelo é, regra geral, uma iniciativa bastante bem sucedida, dada a luminosidade intrínseca destas últimas, criando-se, deste modo, interessantes pontos de luz. O preto oferece inúmeras soluções; só é preciso ter ideias luminosas!


Maria Bijóias

Título: Decoração – o preto está na moda

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

805 

Imagem por: Ange Soleil ( a.k.a Tweng )

Comentários - Decoração – o preto está na moda

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios