Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Decore a sua casa com materias ecológicos

Decore a sua casa com materias ecológicos

Categoria: Decoração
Comentários: 1
Decore a sua casa com materias ecológicos

Actualmente, fala-se muito de ecologia e meio ambiente. Desde a comida, ao vestuário, passando pelos transportes, vive-se a época em que estar na moda é reciclar e ser amigo do ambiente. A mim parece-me óptimo e sou a primeira a aderir a algumas das medidas mais simples.

No que toca a mobilar a casa, já nem todos somos muito ecológicos, dando maior importância à estética do que propriamente aos materiais ou, ainda menos, à sua proveniência. Talvez seja uma questão de tempo até a moda chegar também a esta área.

Em conversa com uns amigos, há uns anos, fiquei a conhecer o Comércio Justo (Fair Trade). Em Portugal tal conceito não estava muito desenvolvido e fiquei um pouco confusa ao princípio, para logo depois ficar aficcionada de tal oferta. Na verdade, o comércio justo é um dos pilares da sustentabilidade económica e ecológica mundial.

Surgido na Holanda, na década de 60 do passado século, trata-se de um movimento social e de uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados, nas cadeias produtivas. Ou seja, neste tipo de trocas, o produtor recebe a remuneração justa pelo seu trabalho.

O primeiro produto a ser certificado segundo o padrão deste tipo de comércio, foi o café, em 1988. A experiência foi seguida de muitas outras e actualmente a International Fair Trade Association reúne mais de 300 organizações em cerca de 60 países.

Presentemente, as movimentações de artesanato e produtos agrícolas faz-se dos países em vias de desenvolvimento para os mais desenvolvidos. Muitos são os que optam por adquirir este tipo de produtos, quer seja para consumo alimentar quer seja para decoração das suas habitações ou locais de trabalho, permitindo assim que os pequenos produtores de países mais carenciados possam viver de uma forma mais digna e facilitada.

Ao optar por adquirir produtos provenientes do chamado comércio justo, estará a criar oportunidades de melhoria das condições de trabalho e de vida dos produtores mais desfavorecidos. A missão deste passa pela promoção da igualdade social, protecção do ambiente e desenvolvimento da segurança económica dos produtores mais necessitados.

Se procura alternativas ecológicas para a decoração do seu lar, informe-se das lojas de comércio justo que existem perto de si. Estou certa que encontrará artefactos do seu agrado.



Cláudia Bandeira

Título: Decore a sua casa com materias ecológicos

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 0

664 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoBruna

    31-07-2009 às 11:20:47

    Este tema é bastante interessante, é pena não ser muito comum ver lojas de decoração com materiais ecologicos.
    Pelo menos não tenho conhecimento de nenhuma, mas vou estar mais atenta, para o bem do nosso planeta.

    ¬ Responder

Comentários - Decore a sua casa com materias ecológicos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios