Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Decoração > Acessórios de cozinha retro

Acessórios de cozinha retro

Categoria: Decoração
Visitas: 4
Comentários: 15
Acessórios de cozinha retro

A incorporação de elementos retro nas decorações contemporâneas parece ser uma tendência que veio para ficar. O fascínio das pessoas pelo antigo, cada vez mais se revela intemporal, e daí tem nascido a habilidade de adaptar formas e padrões antigos às decorações dos tempos modernos. A reintrodução de elementos clássicos na vida moderna pode ser dirigida às mais diversas áreas, tais como a decoração e o vestuário. A nível de decoração, a cozinha poderá ser um excelente alvo para a reintrodução de tendências clássicas, uma vez que os seus acessórios e componentes são compostos por uma rica história de mudanças e designs.

De seguida, enumero alguns dos acessórios retro de bom gosto que, nos dias de hoje, poderão dar um toque diferente à sua cozinha:

- Toalha de mesa

Em oposto às toalhas de mesa que caracterizam os estilos de design mais actuais, uma toalha de mesa retro deverá ser composta por um padrão extremamente colorido, englobando diversos desenhos alusivos à cozinha, ou seja, toalhas com imagens de talheres, frutas, e peças de comida em geral.

- Comida falsa

Um dos acessórios de decoração que eficazmente ilustra uma cozinha antiga é, precisamente, a comida falsa. Desde hamburgueres, cachorros, peças de fruta ou copos de bebida, qualquer um deles poderá ajudar a dar um toque tradicional à sua cozinha.

- Relógios com Pin-ups

As pin-ups foram, outrora, um símbolo muito forte da cultura popular. Fazendo uma alusão bem consistente às décadas de 40, 50 e 60, as pin-ups funcionarão como excelentes peças de decoração para quem pretende criar uma atmosfera retro na sua cozinha. Uma das formas de serem expostas poderá ser através de relógios de parede, que não só funcionarão como um objecto de utilidade, mas também como uma excelente peça de decoração. Se tiver queda para uma decoração mais populista poderá ainda optar por um relógio da coca-cola, os quais costumavam servir de tela a belas imagens de pin-ups.

- Candeeiro de tecto circular

Uma imagem marcante das cozinhas antigas, é o facto de, muitas vezes, possuírem um longo candeeiro de tecto circular, descendo em direcção ao centro da mesa de cozinha, acabando por ficar a não mais de um metro e meio da mesma. Se quer que a sua iluminação se coadune apropriadamente com o resto da decoração, este candeeiro dará um toque marcante ao seu espaço culinário.

- Fotografias e autocolantes para a porta do frigorífico

Isto é algo que já não se vê muito hoje em dia, mas era usual os frigoríficos assemelharem-se, por vezes, a verdadeiros álbuns de fotografias. À partida, tal poderá parecer dar um aspecto um pouco desmazelado à cozinha, mas devidamente inserido no espírito da decoração, funcionará como um óptimo elemento complementar.

- Luvas de forno

Jamais poderá ter uma verdadeira cozinha retro sem um bom conjunto de luvas de forno, colocadas em destaque, junto ao seu fogão. Hoje em dia o seu papel é mais prático do que decorativo, mas antigamente funcionavam como um acessório de decoração indispensável a qualquer cozinha.

Estes são apenas alguns dos acessórios indispensáveis a qualquer cozinha que se diga "retro". Ao contrário de alguns estilos de decoração utilizados nas cozinhas de hoje em dia, as cozinhas antigas faziam questão de, através da decoração, associar fortemente todos os seus acessórios ao tema principal dessa divisão da casa: A comida.


Carlos Vieira

Título: Acessórios de cozinha retro

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 4

796 

Imagem por: EraPhernalia Vintage

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 15 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    30-09-2014 às 23:25:23

    O estilo retrô é sempre fascinante, independente do tempo e das gerações, ele estará presente, pois nunca sai de moda. Ter esses acessórios de cozinha em estilo retrô é genial e maravilhoso, assim podemos deixar o ambiente mais com o nosso jeito!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    26-04-2014 às 20:08:33

    Sempre gostei de acessórios de cozinha e sabendo dessa retrô, então, me deu novas ideias. Obrigada.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    07-10-2012 às 23:13:02

    Quem não se lembra das fruteiras de dois andares e dos escaparates pendurados nas paredes das cozinhas, onde se enfeitavam colecções de chávenas e pires? Verdadeiras obras de arte que podem ser incorporadas em decorações mais modernas num conjunto que faz bem á vista.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    04-10-2012 às 09:33:34

    A leitra gosta de acessórios retro na sua cozinha?. Eu pessoalmente opto mais por acessóris modernos mas acho que há alguns mais antigos que são de aproveitar por serem atrativos.Na verdade os mobiliários e acessórios antigs nunca passaram de moda e ainda operam e se destacam como por exemplo candeeiros, armários ou lavatórios.

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    04-10-2012 às 01:18:39

    Já viram como aquelas geladeiras retrô estão na moda??? Eu não gosto, prefiro as modernas, inox, duplex, com freezer em baixo e geladeira em cima... =)Mas admiro aqueles que tem bom gosto para incorporar esses objetos de decoração retrô ao ambiente.Mesmo não gostando de decoração retrô, amo as roupas desse tipo, principalmente vestidos.O estilo clássico é mais elegante, no meu ponto de vista, claro.Então mesclar clássico e moderno seria a escolha ideal de decoração.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    02-10-2012 às 17:13:35

    Se pudesse eu decorava minha casa inteira com artigos retro rs, podem me chamar de saudosista ou nostálgico, mas o fato é que a melhor epoca de minha vida foram os anos 80 e início dos anos 90, naquela época tudo parecia ser diferente,as pessoas eram mais sociáveis,as músicas eram mais belas,e até os acessórios de cozinha eram mais legais,espero que essa moda retro venha para ficar e faça renascer aquela epoca tão especial.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    27-09-2012 às 00:09:17

    Eu vivi intensamente minha infancia e juventude no final dos anos 70 e anos 80 e fico feliz em ver essa moda retro que é cada vez mais comum nas músicas e nos filmes se estender também para a cozinha.Muitas das coisas que foram ditas nesse texto eu presenciei na minha própria casa na minha infancia como as toalhas de mesa com imagens de frutas, a geladeira com fotos e a comida falsa.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    24-09-2012 às 14:36:52

    A decoração das casas utiliza cada vez mais acessórios, mobílias e outros elementos decorativos do passado.Com efeito os mobiliários antigos nunca passaram de moda e estão hoje ainda adaptados.O mesmo se passa com os acessórios de cozinha retro, cada vez mais afluentes.Podem utilizar-se nos frigoríficos, como por exemplo frutos falsos e fotos, nos tetos, candeeiros antigos e mobílias.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 14:09:15

    A cozinha retro é uma forma diferente e um estilo também. Voltar aos anos 80 com todo esse estilo é muito bom e nos remota a uma época, momento da história. Faz-nos lembrar de seus acontecimentos, decorações brilhantes que não houve em lugar algum. Os acessórios que você citou estão muito bem expressos e deixarão a cozinha com uma elegância sem igual. Podemos utilizar bastante, já que ela é uma parte da casa bem visitada...

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    24-09-2012 às 13:12:57

    Eu acho a decoração estilo retro muito bonita, apesar de que nenhum ambiente de minha casa utiliza tal tipo de decoração. Pela internet consigo achar diversos ambientes decoração com o estilo retro e gostei de suas dicas ensinando quais objetos não podem faltar em uma cozinha com decoração retro. Agora, se algum dia quiser experimentar essa decoração, saiba que suas dicas serão muito úteis. Muitas pessoas gostam de apostar nos elementos clássicos na decoração.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    23-09-2012 às 20:07:01

    Algumas das peças mais utilizadas pelas nossas avós e que nos dias de hoje voltam a estar na moda são as loiças Bordalo Pinheiro. Têm uma história fantástica, as peças são únicas, com um designe extraordinário e são sem duvida alguma uma aquisição nacional que muito distingue pela qualidade.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    22-09-2012 às 18:17:14

    Adoro decorações com esse estilo retro.São extremamente charmosas e delicadas.Talvez,não seja muito funcional e prático mas é realmente encantador.Normalmente,cozinhas retros seguem um padrão de cores claras e neutras.Com uma cor se destacando.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    22-09-2012 às 17:55:33

    O título do seu interessante artigo chamou-me a atenção, não só porque não é tão comum planearmos tão bem a decoração da cozinha como o fazemos com outras zonas da casa, mas porque me recordei de um imponente fogão que de design retro com o qual me deparei numa visita a uma loja de eletrodomésticos. É importante não esquecermos, porém, que o retro abrange uma vasta linha temporal, pelo que devemos conjugar bem as peças.

    ¬ Responder
  • martagasparmartagaspar

    13-05-2011 às 20:37:00

    Na minha cozinha moderna tenho uma chaleira antiga de ferro dos finais do sec XIX, de família, e 3 máquinas em ferro de picar carne. Posso vender duas.

    ¬ Responder
  • olga mariaolga maria

    27-12-2010 às 17:40:40

    ola!! Adoro tudo que me faz voltar ao passado!! Estas cozinhas maravilhosas me fazem lembrar as da minha casa!! E a da minha querida madrinha. Esta de parabens quem idealisou o projeto
    otimo!!!!muito bom!!!!

    ¬ Responder

Comentários - Acessórios de cozinha retro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Ler próximo texto...

Tema: Viagens
Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco\"Rua
Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma séria crise econômica e política. Atrelado a isso, a elevação do dólar nos últimos meses tem contribuído para a queda considerável no número de viagens internacionais. Para os amantes de viagens, também chamados travelholics, a crise não é um motivo para adiar aquela viagem tão esperada.
Nesse post você terá dicas de como superar esse momento e realizar seu sonho de uma forma mais econômica, sem precisar de guias turísticos, que encarecem ainda mais a viagem.

Dica 1) Planeje sua viagem com antecedência.
Provavelmente a maioria já ouviu falar disso, mas é a pura verdade. Programar a viagem é o primeiro passo para uma estadia tranquila e bem mais barata. Escolher o destino, a época do ano e com quem ir é o começo de tudo. As passagens aéreas costumam ter preços promocionais quando comprada com antecedência e você poderá escolher melhor onde passará as noites.

Dica 2) Pesquise os preços das passagens diariamente.
Se o destino já está definido, comece a buscar as passagens já. Os preços costumam variar diariamente, e sim, podem cair ou subir absurdamente de um dia para o outro. Eu super indico o Google Voos como busca de passagem. Ele apresenta os valores e os horários das mais variadas companhias aéreas e no final, te redireciona para o site da empresa sem te cobrar nenhuma taxa por isso. Além disso, ter em mente a opção de flexibilizar as datas pode te possibilitar um bom desconto no final. Você e o seu vizinho de assento podem estar indo pro mesmo destino, mas pagando valores completamente diferentes.

Dica 3) Use e abuse do Google Maps para escolher a região de hospedagem.
O Google Maps é uma opção de busca com mil e uma utilidades. Depois de escolhida a cidade, pesquise a localização dos principais pontos turísticos que são do seu interesse. Há várias ferramentas para busca de hotéis e pontos turísticos no site. Se você vai depender de transporte público ou ''viação pé'' para conhecer a cidade, uma boa dica para economizar tempo e dinheiro é ficar na região cultural da cidade. Você poderá pagar um pouco mais caro na estadia, mas economizará em outros quesitos.

Dica 4) Utilize os sites de busca de hotéis para fazer as reservas.
Depois de muito pesquisar, descobri que organizar a viagem por conta própria pode sair até pela metade do preço do que seria através de uma agência de viagem. Existem muitos sites de hotéis, mas é bom pesquisar sua credibilidade em fóruns e sites de reclamação. Minha sugestão é o Booking.com, há anos no mercado com milhões de clientes, ele é reconhecido pela sua transparência e grande assistência àqueles que precisaram resolver algum problema. Utilizando as datas de entrada e saída, e os filtros como valor máximo da diária e número de estrelas, você encontra o melhor hotel pro seu gosto e seu bolso.

Dica 5) Seguro Viagem
É imprescindível a contratação de um seguro viagem se você está indo para o exterior. Dependendo do país, uma diária no hospital pode sair mais cara que toda a viagem. Sem falar que em caso de extravio de bagagem e algum problema mais grave com um parente próximo no país de origem, além de outras questões, o seguro tem a cobertura específica. Não se deixe levar pelos pequenos preços. Procure aqueles conhecidos mundialmente e, de preferência, utilizado por algum conhecido. Quanto mais detalhado for, melhor.

Dica 6) Curta a pré-viagem pesquisando
O período antes da viagem é tão gostoso quanto ela, propriamente dita. Aproveite para pesquisar sobre os locais do seu interesse, restaurantes, lojas e principalmente transporte. Hoje, já existe taxímetro online em grandes metrópoles, onde você pode fazer um cálculo estimado da corrida de um lugar a outro. Como o nosso objetivo é a economia, são muitas as alternativas de transporte. Além do bom e velho ônibus, as vans compartilhadas do aeroporto para o hotel podem sair bem mais em conta que o táxi. Para quem for ficar poucos dias em uma grande cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, conhecidos por Hop On Hop Off, dão uma geral na cidade, passando pelos principais pontos e possibilitando ao turista parar onde quiser, e esperar pelo próximo nos pontos indicados. Existem ticktes de 24, 48 e 72 horas ilimitado, a partir do momento do primeiro uso.

Pesquisar mais textos:

Letícia Spínola Flávio

Título:Como burlar a crise e fazer a viagem dos sonhos gastando pouco

Autor:Letícia Spínola Flávio(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Adriana SantosAdriana Santos

    10-11-2015 às 21:16:50

    Gostei das dicas! Valeu!
    Realmente, as pessoas que amam viajar encontram diversas formas, nem que seja um lugar próximo a sua cidade!

    Abraços!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios